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O COMPOSTO DE MARKETING

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Apresentação em tema: "O COMPOSTO DE MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 O COMPOSTO DE MARKETING

2 A Evolução História do Composto de Marketing
Até os anos 70, toda ênfase e visão de “marketing” eram voltadas para o produto. Neste período intensificam-se os estudos em busca de uma investigação mais eficaz sobre o mercado, onde podemos destacar as pesquisas de E. Jerome McCarthy que define a estratégia mercadológica do Composto de Marketing como sendo “conjunto de variáveis controláveis que a empresa pode utilizar para influenciar as respostas dos consumidores”, ele ainda classifica estas variáveis em Produto, Preço, Praça e Propaganda, que posteriormente foram popularizados por Philip Kotler como os 4P´s.

3 O Composto O Composto de Marketing trata do agrupamento dos quatro principais pontos de interesse para os quais as empresas precisam estar atentas se desejam seguir competitivas no mercado. Estas variáveis podem ser classificadas em Controláveis.

4 Variáveis Controláveis (4P´s)
São aquelas cujo seu controle é exercido em sua totalidade pela própria empresa. Está nas mãos da empresa decidir sobre qual a melhor posição a tomar em relação às mesmas (Produto, Preço, Praça ou ponto de venda e Propaganda ou promoção), onde estas variáveis precisam estar voltadas para o público-alvo ao qual o produto/serviço quer atingir, ou seja, se objetivamos que nosso produto seja aceito pelo público jovem todas as variáveis controláveis (4P´) precisam estar ao alcance destes jovens. Cada um dos 4P´s (Produto, Preço, Praça e Promoção) possui suas próprias e importantes sub-divisões. Observe a seguir:

5 Variáveis Controláveis (4P´s)
Produto Produto-piloto (teste) Qualidade Embalagem Marca Serviços Garantia Assistência Técnica Atendimento ao Consumidor Preço Meios para determinação de preços Descontos Prazos Condições de pagamento Tipos de pagamento Praça Tipos de canais de distribuição Transporte Armazenamento Estocagem Propaganda Promoção Publicidade Venda pessoal

6 Variáveis Incontroláveis
São eventos ou ocorrências que estão fora do campo de domínio das empresas, porém as afetam diretamente (Concorrência, Política, Legislação, Economia etc).


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