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CAPITULO 7
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Objetivo do Capítulo Apresentar estratégias de execução de projetos
Explorar as dificuldades usuais na execuçao de um projeto
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Estratégias de execuçao de um projeto
Projetos Riscos e Incertezas Diferentes estratégias Modificam limites ou fronteiras do projeto no tempo e no escopo. Podem ser combinadas Exemplos: Implantação piloto e Implantação em Ondas
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Fase de Execução do Projeto
Mesmo planejamento, a incerteza persiste. Necessidade de replanejar sempre. No momento da execução, é hora de compartilhar o conhecimento gerado no planejamento. Dimensão Humana prevalece
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Fase de Execução do Projeto
Líder deve: Divulgar projeto para formar articulações e parcerias, Formar sua equipe. Equipe Pessoal Interno e Externo Treinamentos Divulgar equipe Motivar, definir papéis
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Team Building – 10 passos Assegurar respeito, Desenvolver confiança,
Valorizar questões éticas, Saber ouvir ativamente, Saber comunicar, Desenvolver empatia, Desenvolver sinergia, Ser contável, Criar vínculos, Reconhecer e comemorar
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Direção e Liderança Situação ótima Grupo
Líder circunstâncial e situacional Situação ótima
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Funções do Líder Responder pelo projeto
Desenvolver a equipe e suas competências Criar a visão do projeto Lembrar valores Motivar e posicionar Comunicar Avaliar e dar feedback
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Resistência a Mudanças e Gestão de Conflitos
Nem toda resistência a mudanças é negativa. Resistência é diferente de: Falta de lealdade, dissimulação, desobediência ou falta de comprometimento.
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Formas de Resistências
Resistência positiva: ocorre quando há preocupações válidas sobre a situação de mudança. Resistência negativa: ocorre quando agentes envolvidos nas relações de poder reagem e se opõem a ela.
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Resistências Negativas
Cognitiva:Há crenças antagônicas, discordância e contrariedade, mas silenciosa. Emocional: Há frustração, ansiedade, negatividade, defensividade e temor. Manifestos em algum grau Comportamental: Há manifestações de protesto, agressividade, omissão paralisação ou reclusão.
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Ambivalências Tensão entre resistência cognitiva e emocional: Ex. projeto que provoca cortes Comportamental e Cognitiva: Ex. Organização com necessidade de conformidade e obediência.
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Enfrentamento das Resistências
Líderes de projetos resilientes tendem a enfretar melhor a resistência a mudanças. A simples participação em projetos tende a ampliar a resiliência dos individuos.
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Da Resistência a Aceitação
Fases passivas de resistência: Estabilidade, Imobilização, Negação Fases ativas de resistência: Raiva e Prós e contras; que podem ser seguidos pela Depressão; Teste; e por fim a Aceitação.
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Estratégias ao Gerenciador
Comprimir Tempos. Comprimir respostas emocionais.
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Comprimir Tempos Antecipar divulgação de estudos e oportunidades.
Identificar e agregar os mais resilientes. Comunicar decisão de mudanças. Criar fóruns permitindo prós e contras. Respeitar tempo dos menos resilientes. Comunicação. Reduzir duração da depressão. Divulgar melhorias e resultados do projeto piloto. Impedir a manipulação da comunicação por quaisquer afetados.
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Comprimir Respostas Emocionais
Não desprezar respostas emocionais. Promover transparência e confiança Isolar ou neutralizar pessoas com agendas ocultas. Desenvolver a comunicação interpessoal. Desenvolver trabalho em equipes ou ambientes cooperativo Reconhecer e dar visibilidade aos mais resilientes Promover comemorações para permitir a avaliação de conquistas.
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Resistências faz Parte
Resistências como falado é normal e faz parte dos projetos, porém poucas pessoas tem o talento de lidar com elas, para isso é fundamental que o gerenciador seja hábil nas intermediações não prejudicando relações interpessoais com as pessoas do projeto.
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Desigualdade nas relações
AUTORIDADE Direito legal outorgado a quem se faz respeitar Requer legitimidade Derivada da sua formação PODER Associado à intimidação, força e coerção Inspira temor Poder foi delegado: pode punir ou recompensar INFLUÊNCIA Depende do influenciável Requer confiança e aceitação Vínculo com influenciado confere potência POTÊNCIA Desigualdade nas relações
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Conjunção de Autoridade, Poder e Influência (CAPI)
Designado por autoridade pela organização Tem autoridade se competência é reconhecida Poder Indireto Maior a importância do projeto, maior é a vinculação do projeto Proximidade com os dirigentes Influência Competências interpessoais do gerenciador
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LIDERANÇA SITUACIONAL
Equipe de fato Poder ou autoridade: prejudicial à coesão da equipe autonomia escassa INFLUÊNCIA Equipe não desenvolvida Poder anula chance de desenvolver uma equipe Influência é insuficiente pois é altamente demandante AUTORIDADE: organizar, comandar e controlar o trabalho Equipe dependente Equipe pouco comprometida, pouco competente, pouco responsável Influência ou autoridade: inócuo e insuficiente PODER: obtenção de desempenhos maiores LIDERANÇA SITUACIONAL
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SUCESSO Convergência interesses gerenciador/equipe
Ajuste do estilo do gerenciador SUCESSO Líder formal Líder outorgado pela equipe REAL LIDERANÇA
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