A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arieli Matheus Cherobim 1 ; Cristina Martinho da Silva 1 ; Jacqueline Farinha Shimizu 1 ; Juliana Henriques 1 ; Lucas Vinícius Trindade 1 ; Manuela Lombardi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arieli Matheus Cherobim 1 ; Cristina Martinho da Silva 1 ; Jacqueline Farinha Shimizu 1 ; Juliana Henriques 1 ; Lucas Vinícius Trindade 1 ; Manuela Lombardi."— Transcrição da apresentação:

1 Arieli Matheus Cherobim 1 ; Cristina Martinho da Silva 1 ; Jacqueline Farinha Shimizu 1 ; Juliana Henriques 1 ; Lucas Vinícius Trindade 1 ; Manuela Lombardi Brandão 1 ; Mariana Perez Bastos 1 ; Mariana Vinagre Pereira 1 ; Marina Reghini Vanderlei 1 ; Patrícia Pereira do Nascimento 1 ; Classius de Oliveira 2 Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE /UNESP 1 – Programa de Educação Tutorial - PET Biologia; 2 – Docente, Departamento de Biologia e Tutor PET Biologia “Levantamento do perfil de alunos de escolas públicas de São José do Rio Preto e avaliação da efetividade e aproveitamento de atividades de extensão em educação ambiental e educação em educação ambiental e educação sexual no ensino fundamental.” Objetivo Traçar o perfil de alunos de 7ª e 8ª séries de escolas públicas de São José do Rio Preto quanto à sexualidade e consciência ambiental além de verificar a eficácia das atividades extracurriculares para a aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada em quatro escolas públicas de São José do Rio Preto, SP, escolhidas aleatoriamente, totalizando cerca de 440 alunos de 7ª e 8ª séries (ou 8º e 9º anos) do ensino fundamental. Os petianos se dividiram em duplas para realizar as atividades, que foram divididas em aulas expositivas e oficinas em dinâmica de grupo. Para a prática sexual foram elaboradas duas dinâmicas chamadas “Teia de relacionamentos” e “Conhecendo o corpo humano”. Já para a prática ambiental foram “Para onde vai o lixo” e “Refletindo sobre o meio ambiente”. Como instrumento de pesquisa foram elaborados dois questionários. O primeiro sobre o perfil do aluno quanto a sexualidade, e o seu nível de conhecimento com relação ao tema. O segundo com questões que abordavam o nível de satisfação dos alunos em relação ao método de ensino usado, as dinâmicas. Esses resultados foram satisfatórios, contudo não são suficientes para responder todas as perguntas, nem para resolver todos os problemas a cerca da educação sexual e ambiental, mas servem para nortear próximas atividades extracurriculares, como por exemplo, a execução de um possível projeto de palestras a cerca dos temas, com posterior avaliação sobre o assunto. Conclusão Pergunta7ª série8ª série Já beijaram84,38%91,64% Já tiveram relação sexual22,66%25,48% Vida sexual ativa3,90%12,93% Usam anticoncepcional17,58%14,07% Não tem vida sexual ativa78,52%71,86% Não responderam0,00%1,14% Perfil sexual Onde joga o lixo7ª série8ª série Guarda até encontrar uma lixeira68,25%70,20% Joga no chão31,75%29,80% Nota-se que seria ideal que a partir da 7ª série fossem intensificadas as atividades de educação sexual. É claro que essas já deveriam ser iniciadas no inicio da escolarização, compatíveis e adequadas para cada faixa etária, mas ficou evidente que a fase da puberdade é a mais necessária, ainda mais que muitos já apresentam uma vida sexualmente ativa e muitos não usam anticoncepcionais. O que é mais importante7ª série8ª série Aquecimento Global63,04%74,69% Falta de água na sua casa19,90%13,47% Não sair com os amigos17,06%11,84% As atividades de educação ambiental deveriam ser trabalhadas desde o inicio da escolarização, mesmo porque os alunos não dão muita importância ao assunto se este não estiver em evidencia e também porque alguns temas são abordados com mais frequência do que outros Dinâmica7ª série8ª série Teia de relacionamentos46,63%50,96% Conhecendo o corpo humano66,51%52,87% Para onde vai o lixo66,51%52,03% Refletindo sobre o meio ambiente61,72%58,94% OBS: Porcentagem que os alunos consideraram como ótimo. Eficácia das atividades extracurriculares Alunos da 7ª série executando a dinâmica “Conhecendo o corpo humano” Perfil ambiental Materiais e Métodos Resultados


Carregar ppt "Arieli Matheus Cherobim 1 ; Cristina Martinho da Silva 1 ; Jacqueline Farinha Shimizu 1 ; Juliana Henriques 1 ; Lucas Vinícius Trindade 1 ; Manuela Lombardi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google