A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sônia Menna Barreto INA, FAG e LuK-Schaeffler Brasil-50 anos Desenvolvimento da obra passo a passo 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sônia Menna Barreto INA, FAG e LuK-Schaeffler Brasil-50 anos Desenvolvimento da obra passo a passo 2008."— Transcrição da apresentação:

1

2 Sônia Menna Barreto INA, FAG e LuK-Schaeffler Brasil-50 anos Desenvolvimento da obra passo a passo 2008

3 A obra relata os fatos mais importantes apresentados em imagens, pela artista Sônia Menna Barreto, dos últimos 50 anos no contexto da empresa Schaeffler no Brasil, Industrial Automotivo e da própria história do Brasil

4 A seguir, passo a passo, o desenvolvimento da obra, iniciando com a tela em branco.

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16 A seguir, a obra terminada.

17

18 Dossier da obra : O início de tudo está na frase Immer Neue Aufgaben, que em alemão significa Sempre novos desafios, e foi o espírito empresarial adotado na fundação da Schaeffler no Brasil. A imagem em PB fornecida pela empresa, representa o ato de criação, a mesa de desenho familiar aos projetistas, o elemento humano desenhando há 50 anos, o que viria a ser a Schaeffler hoje. A partir da sua prancheta, uma locomotiva passa do desenho à realidade e dá, (além da idéia de movimento e de ação), o início da apresentação de algumas peças fabricadas pela empresas (INA, FAG e LuK) que estarão inseridas e integradas às imagens. A idéia de movimento na obra é dada pela locomotiva, pelos aviões e pelos carros (de passeio e corrida) e pelos rolamentos que fazem estas máquinas funcionarem. Dossier da obra de arte: A história da empresa, contada em tintas, começa com a representação numa prancheta antiga (este tom verde da prancheta, data desta época) e através das imagens pinçadas e ligadas umas às outras pela história. - A Copa do Mundo, na Suécia em 1958, ganha pelo Brasil. Brasil 5x2 Suécia, nossa primeira estrela. Nesta década, instala-se a FAG no Brasil, em Um dos jogadores tem uma flâmula com o nome FAG escrito nela. - A imagem embaixo desta, marca o início da produção de agulhas e rolamentos de agulhas para caixas de câmbio do Fusca e Kombi, (1960) ambos inseridos na imagem. A Kombi ao longe e o Fusca, na forma de um beetle, apelido como ficou conhecido fora do Brasil.

19 - O envelope de carta, com as cores do Brasil, marca nos selos, tanto a inauguração de Brasília (1960), como a realização do 1° Salão do Automóvel em São Paulo (1960). - Na última imagem à direita, a artista faz alusão ao início do gênero musical MPB (Música Popular Brasileira, 1965), a nossa Bossa Nova, com os tão populares símbolos desta época, o banquinho e o violão. A música, Samba do avião, de Tom Jobim, faz (com o avião) a passagem para a próxima década. - A imagem à esquerda do carro representa a chegada do carro à álcool (década de 70). O primeiro veículo equipado com motor à álcool foi o Dodge A imagem do meio faz alusão à Usina de Itaipú (abril de 1973). Brasil e Paraguai assinaram o Tratado de Itaipu, instrumento legal para o aproveitamento hidrelétrico do Rio Paraná, pelos dois países. - A imagem, a seguir, em PB, é a da competição 6 horas de Pelotas. No carro de corrida, vê-se o nome LuK, simbolizando a fundação da empresa em (talvez pudéssemos tentar desvincular estes dois fatos, pois a competição foi patrocinada, na verdade, pela FAG). A régua T, também muito familiar aos projetistas e engenheiros da época, faz a passagem para a próxima década. - A imagem com a bandeira do Brasil representa o movimento civil por eleições presidenciais diretas, chamado Diretas Já, de O capacete verde e amarelo remete a um dos mais queridos pilotos brasileiros, Ayrton Senna e ao ano em que venceu (1988) o Campeonato de Fórmula 1. As imagens coladas pelos adesivos e atadas (São Paulo representada pelo Monumento às Bandeiras e Sorocaba pelos seus principais símbolos arquitetônicos) pela linha que desenha os respectivos perfis. Representa a passagem da sede da empresa de São Paulo para Sorocaba, concluída em 1980.

20 - A última imagem, a tela de computador, representa a modernidade, o futuro da empresa. O símbolo que nela aparece, é a identificação da integração das marcas em uma única razão social, como Schaeffler Brasil Ltda, ocorrida em Peças usadas inseridas nas imagens: Imagem da locomotiva: embalagens da INA, FAG e LuK. Corpo da locomotiva: Gaiola de agulha e um Pivô hidráulico, como chaminé. Imagem da Copa do Mundo: a bola é uma esfera. Imagem do envelope de carta: o carimbo é um rolamento axial. Imagem da Bossa Nova: no banco, um volante bimassa e no violão (no centro) um atuador hidráulico de embreagem. Na régua T: um tucho hidráulico. No Monumento às Bandeiras: um balancim.

21 F i m website : Sônia Menna Barreto


Carregar ppt "Sônia Menna Barreto INA, FAG e LuK-Schaeffler Brasil-50 anos Desenvolvimento da obra passo a passo 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google