A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégias Metodológicas para Ações em EAD

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégias Metodológicas para Ações em EAD"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias Metodológicas para Ações em EAD
UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010 Estratégias Metodológicas para Ações em EAD Profa. Rosane Aragón de Nevado Faculdade de Educação - UFRGS

2 UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010
Falar sobre estratégias metodológicas é também falar sobre questões mais gerais da educação e da educação a distância- escolher/criar estratégias depende do que se pretende enquanto objetivos específicos a um ensino ou a uma aprendizagem e também das intencionalidades mais amplas.

3 UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010
Abordagem Temos que escolher algum ponto inicial para falar sobre esse tema tão difícil de abordar. De qualquer forma, a escolha de uma estratégia implica em: uma concepção (mesmo que inconsciente ou sincrética) de aprendizagem e de ensino, uma concepção sobre o papel do professor e sobre os efeitos dos instrumentos/materiais.

4 UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010
Tensionamentos Na educação presencial essas dificuldades existem, não se trata de uma especificidade da EAD, mas talvez na EAD aumente as tensões sobre os processos educativos, adicionando questões:

5 UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010
Tensionamentos Distância física: “zona de perda”dos referenciais presenciais como a expressão do aluno e necessidade de recuperação da “presença”, encontrar outras formas de encontro, de convivência. Na EAD a “presença” é necessária. Podemos pensar em “presenças” (professores-tutores-monitores-alunos) É preciso buscar outras marcas, como a escrita ou outras representações simbólicas. Há necessidade de uma mudança estrutural na convivência.

6 UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010
Tensionamentos Convivência em outros “tempos” e “espaços”- torna-se necessário compreender outras lógicas de organização de espaços (a lógica do Ambientes Virtuais) e buscar espaços mais flexíveis. Lidar com uma organização do tempo (captura do tempo); As mudanças na função docente – equipes docentes, redefinição de funções, divisão X integração; professor conteudista - tutor explicador?

7 Para cursos, ainda temos:
UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010 Tensionamentos Para cursos, ainda temos: Mudança de escala - muitos alunos e o estabelecimento de relação diferenciada entre o número de alunos/professor/tutor

8 Estratégias: Algumas Questões Orientadoras
UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010 Estratégias: Algumas Questões Orientadoras Todas essas diferenciações (mais clareza nas idéias sobre o aprender, sobre os objetivos da educação etc) devem sustentar estratégias metodológicas: O que propor? Como propor? Com que suportes tecnológicos? Com que materiais? Com que formas de envolvimento da equipe docente? Com que formas de acompanhamento e de avaliação?

9 Pedagogia da Incerteza
UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010 Pedagogia da Incerteza Pedagogia da pergunta (Paulo Freire) Educar para a busca de soluções de problemas “reais” Educar para a autoria, a expressão, a interlocução Educar para transformar informações em conhecimento Educar para a cooperação Educar para a investigação, para a criação de novidades 9

10 Elementos para Composição de Estratégias
Enriquecimento de ambientes de aprendizagem Enriquecimento de ambientes de aprendizagem Ênfase nos conteúdos, nos programas Ênfase nos conteúdos, nos programas Participação, interlocução, expressão Participação, interlocução, expressão Discurso linear, rigidamente estruturado Discurso linear, rigidamente estruturado Construção individual e grupal Construção individual e grupal Autoria do sujeito Autoria do sujeito Transmissão de informação Transmissão de informação Planejamento Central Planejamento Central Construção no processo Construção no processo Métodos e técnicas de ensino verticais Métodos e técnicas de ensino verticais Avaliação da retenção Avaliação da retenção Processos imprevisíveis Processos imprevisíveis 10

11 Concepção de Aprendizagem
UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010 Concepção de Aprendizagem Partindo da idéia que a aprendizagem é um processo contínuo, - mas não linear, caracterizado pela produção do novo, pelo menos do ponto de vista do sujeito e que tem como fonte a ação do sujeito sobre o mundo (físico, social, simbólico), bem como a reflexão sobre a sua ação, permitindo que sujeito compreenda o mundo e compreenda-se a si mesmo, as estratégias terão algumas características:

12 Características Importantes
UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010 Características Importantes As propostas serão arquiteturas pedagógicas abertas , de natureza mais estruturantes, reflexivas e autorais do que reprodutivas; ou então visarão mais a ação-compreensão do que a retenção de conteúdos, com mais flexibilidade para buscar adequar as propostas pedagógicas e os tempos às reais necessidades dos alunos; O papel da equipe docente será mais o de provocar do que o de transmitir- deslocamento do transmitir para o provocar. Professor: provocador do desejo de saber e menos de transmissor de conhecimento.

13 Características Importantes
UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010 Características Importantes O suporte tecnológico apoiará mais as experimentações (simulações) e as análise e interações (resolução de problemas, debates, juris simulados) a autoria (projetos de aprendizagem) e a metacognição (portfólios). As estratégias envolverão mais interação entre os alunos, mais trocas, ainda que não se abandonem as atividades individuais. Enfatizar laços dirigidos ao grupo e não só ao professor- essa descentralização implica múltiplas formas de compreender e vivenciar o mundo – influencia na autoria.

14 Características Importantes
UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010 Características Importantes Avaliação como um processo sistemático de acompanhamento que deslocamento o seu foco: (i) das performances e produtos para as construções de novos instrumentos cognitivos; (ii) das observações e “julgamentos” externos, que comparam o sujeito a algum ideal que ele deva alcançar, para as análises e auto-análises do novo que está em produção nas situações de interação; (iii) da avaliação “da” aprendizagem para a avaliação “na” aprendizagem, conforme propõe Maraschin (2000). Ex. a avaliação integrada, baseada em Portfólio de Aprendizagens.

15 Exemplos Debate de teses, Projetos de Aprendizagem pa2010.pbworks.com
UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010 Exemplos Debate de teses, Projetos de Aprendizagem pa2010.pbworks.com

16 Avaliação do PEAD pelas alunas
UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010 Avaliação do PEAD pelas alunas Características do Curso facilitadoras da Aprendizagem relativas a Organização/Dinâmica do Curso; relativas a dedicação/qualificação da Equipe do Curso; relativas as interações/comunicação; características facilitadoras relativas a materiais pedagógicos e tecnologias.

17 Quadro 1 - Organização/dinâmica do Curso
UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010 Quadro 1 - Organização/dinâmica do Curso Características Indicações Integração, relação entre disciplinas - interdisciplinaridade-coesão-articulação de conceitos em atividades desafiadoras, criativas, diversificadas 64 Relação/coerência entre teoria e prática e atividades práticas 44 Flexibilidade planejamentos e prazos em função das dificuldades dos alunos 28 Ser virtual, ser a distância, facilidade de estudar em casa 27 Permitir organizar os horários de estudo 22 Tratar da avaliação como processo (workshop de avaliação, portfólios, promoção da reflexão) 20 Promover a pesquisa (buscas), estímulo a autoria, inovação 14 Respeitar as aprendizagens do aluno, respeitar, incluir e valorizar o aluno Promover a autonomia e autodisciplina, autoconhecimento, gosto em aprender 13 Oferecer aulas presenciais esclarecedoras e em horário e quantidade adequada 11 Ser exigente, apoiar a superação das barreiras 8 Total 265

18 Quadro 2 - Dedicação/qualificação da Equipe do Curso
UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010 Quadro 2 - Dedicação/qualificação da Equipe do Curso Características Indicações Tutores disponíveis, qualificados, apoio dos tutores, vínculo 62 Professores disponíveis, qualificados , apoio dos professores, vínculo 54 Qualidade e dedicação da equipe- coordenadores, tutores, professores 37 Profissionalismo, comprometimento, seriedade 6 Total 159

19 Quadro 3 - Interações/comunicação
UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010 Quadro 3 - Interações/comunicação Características Indicações Trabalhar em rede de interações virtuais , parceria, cooperação, ajuda mútua (professores. Tutores, colegas) 52 Promover a interação, debates usando tecnologia (online e offline) 26 Propor trabalhos cooperativos, trocas com colegas, trabalhos em grupo 25 Oferecer retornos com agilidade e qualidade, dando oportunidade para o aluno refazer atividades 30 Total 133

20 Quadro 4 - Materiais pedagógicos e tecnologias
UFRGS – FÓRUM EAD Porto Alegre, 16 de setembro de 2010 Quadro 4 - Materiais pedagógicos e tecnologias Características Indicações Qualidade dos materiais e propostas pedagógicos , de fácil acesso e entendimento, atualização 40 Bom apoio de literatura, bibliografia, vídeos, filmes 39 Apropriação tecnológica, uso das TICs nas atividades, TICs diversificadas 36 Acesso fácil aos materiais pedagógicos e informações de qualidade 19 Total 134


Carregar ppt "Estratégias Metodológicas para Ações em EAD"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google