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Domínio da Leitura e Escrita
Metas Curriculares de Português 1º Ciclo do Ensino Básico
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Para refletir…
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Ideias prévias Importância da aquisição da linguagem oral até ao momento do ingresso no 1º Ciclo do ensino Básico; Avaliação diagnóstica a fim de aferir se os alunos dominam: - a linguagem de evocação, que permite a referência a agentes e a acontecimentos não presentes no espaço ou no tempo; - a arquitetura textual, as construções sintáticas e o vocabulário típicos dos livros infantis ilustrados, de contos e de textos informativos; - a maneira como a escrita representa a oralidade, da frase até à letra.
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Aquisição da leitura pressupõe que o aluno:
Conheça o Princípio alfabético; Possua Consciência fonémica; Discrimine letras maiúsculas e minúsculas; Distinga letras que são escritas em espelho (p/q, b/d); Conheça formas de produção e estilos tipográficos de uma mesma letra (a/a).
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In: http://alicerces. espjs. edu
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In: http://alicerces. espjs. edu
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Exercícios 1º mês/1º ano:
Discriminar pares mínimos Repetir imediatamente depois da apresentação oral, sem erros de identidade ou de ordem, palavras e pseudo-palavras constituídas por pelo menos 3 sílabas: CV (consoante – vogal) ou CCV (consoante – consoante – vogal). Contar o número de sílabas numa palavra de 2, 3 ou 4 sílabas. Repetir uma palavra ou pseudo-palavra dissilábica sem dizer a primeira sílaba.
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Decidir qual de duas palavras apresentadas oralmente é mais longa (referentes de diferentes tamanhos, por exemplo “cão” – “borboleta”). Indicar desenhos de objetos cujos nomes começam pelo mesmo fonema Repetir uma sílaba CV (consoante – vogal) ou CVC (consoante – vogal – consoante) pronunciada pelo professor, sem o primeiro fonema. Repetir uma sílaba V (vogal) ou VC (vogal – consoante), juntando no início uma consoante sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma sílaba CV (consoante – vogal) ou CVC (consoante – vogal – consoante), respetivamente.
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Aquisição de vocabulário
A partir dos 6 anos 7/9 palavras Aquisição de vocabulário In: Caderno de Apoio “Aprendizagem da Leitura e da Escrita”
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Fluência leitora: a fluência na leitura de listas de pseudopalavras a qual exprime, de maneira direta e específica, a eficiência da decodificação; a fluência na leitura de listas de palavras apresentadas numa ordem aleatória, que reflete a eficiência da identificação das palavras – a qual pode resultar da decodificação mas adicionalmente da utilização do conhecimento do vocabulário; a fluência na leitura de palavras em texto, que pode exprimir todos os fatores citados, acrescidos da utilização do conhecimento das restrições e expectativas sintáticas e semânticas resultantes da organização interna da frase e das relações entre as frases sucessivas.
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Metas curriculares do Português Domínio da Leitura e Escrita
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O caminho das letras
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Pseudopalavras
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Registo do trabalho ortográfico
Alunos Nº de erros Tipologia dos erros Adição de letras e/ou palavras Troca de letras Omissão de letras Inversão de letras Acentuação Pontuação Repetição de palavras Separação de palavras Observações
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Autoavaliação da ortografia Aluno: _____________________________________ Data: _____/_____/________
Escrevi Devia ter escrito A regra
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Tema e assunto Tema: é a ideia fundamental que o texto quer provar ou desenvolver. O tema determina-se a partir de uma série de ilações gerais sobre o texto, obrigando o leitor a prestar atenção a todas as recorrências para delas poder extrair a substância essencial do texto Assunto: é a matéria ou objeto de que trata o texto. O assunto obtém-se por intermédio do resumo, que contém todos os elementos relevantes do texto. Obtém-se pelo levantamento e encadeamento lógico das principais teses ou ideias de um texto, reduzidas a um enunciado mínimo. In: E-Dicionário de termos Literários
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