A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSAO MULTIDISCIPLINAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSAO MULTIDISCIPLINAR"— Transcrição da apresentação:

1 PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSAO MULTIDISCIPLINAR
Andrea Rebeca Oliveira de Paula, Gabriel Maia, Gabriela Andrade Coelho Dias, Marco Antonio da Silva Pinto, Maria do Céu Pereira Gonçalves

2 Capacitação em Imunopatologia e Alergia na Saúde da Criança
Docentes: Andrea Rebeca O. de Paula - Enfermeira Gabriel Maia - Fisioterapeuta Gabriela A. C. Dias - Médica Marco Antonio S. Pinto - Nutricionista Maria do Céu P. Gonçalves - Fisioterapeuta

3 Capacitação em Imunopatologia e Alergia na Saúde da Criança
Público alvo: profissionais da área de saúde Vagas: 20 Carga horária: 40 horas Horário: Segunda a sexta das 8:00-17:00 hs

4 Capacitação em Imunopatologia e Alergia na Saúde da Criança
Objetivos: Capacitação sobre o desenvolvimento do sistema imunológico da criança, doenças alérgicas, imunodeficiências e co-morbidades; Capacitação para adoção de medidas nos três níveis de atenção básica a saúde na prática clínica relacionada a alergia e imunopatologia na infância; Capacitação para o trabalho em equipe multidisciplinar.

5 Capacitação em Imunopatologia e Alergia na Saúde da Criança
Ementa: Crescimento e desenvolvimento da criança; Desenvolvimento do sistema imune da criança; Noções de imunologia básica, reações de hipersensibilidade e imuno-nutricao; Alergia: doenças respiratórias, doenças cutâneas, alergia alimentar, imunodeficiências primarias, segundo a visão da fisioterapia, nutrição, enfermagem e medicina.

6 Capacitação em Imunopatologia e Alergia na Saúde da Criança
Metodologia proposta: Aulas expositivas com recurso audiovisual; Leitura de artigos com discussão em grupo; Discussão de casos clínicos O material sobre os casos clínicos será fornecido no momento da matricula do curso e os alunos serão orientados a lê-los previamente; No dia da atividade os casos serão apresentados na forma impressa e com recurso audiovisual (fotos e vídeos). Prática assistida em ambulatório com discussão de casos.

7 Capacitação em Imunopatologia e Alergia na Saúde da Criança
SEGUNDA-FEIRA: Apresentação dos professores; Apresentação da proposta do curso e plano de ensino; Integração professor /aluno e acordo de convivência; Verificação de conhecimento prévio sobre o conteúdo do curso;  Desenvolvimento do sistema imunológico na infância; Imunologia básica e reações de hipersensibilidade; Crescimento e desenvolvimento na visão do fisioterapeuta Aspectos nutricionais da gestação a infância; Avaliação de casos clínicos sobre a saúde na infância.

8 Capacitação em Imunopatologia e Alergia na Saúde da Criança
TERÇA-FEIRA: O enfermeiro na triagem emergencial; Abordagem da fisioterapia nas doenças respiratórias alérgicas; Rinite alérgica, alergia ocular e asma brônquica: Discussão de casos clínicos em grupo, com proposta de verificação do processo de aprendizagem, baseado na estrutura de problemas: descritivo, explicativo, obstáculo de processo e dilema; Prática assistida no ambulatório de alergia; Discussão dos casos vistos na prática.

9 Capacitação em Imunopatologia e Alergia na Saúde da Criança
QUARTA-FEIRA: Doenças cutâneas alérgicas: urticária, angioedema, anafilaxia, dermatite atópica e dermatite de contato. Aula introdutória; Discussão em grupo do material previamente entregue; Discussão de casos clínicos propostos, ilustrados com fotos; Apresentação do caso clínico por sorteio aleatório do apresentador; Apresentação de um vídeo de uma consulta de um paciente com urticária crônica; Prática assistida no ambulatório; Discussão dos casos atendidos.

10 Capacitação em Imunopatologia e Alergia na Saúde da Criança
QUINTA-FEIRA: Imunonutrição; Alergia alimentar: Aula expositiva com participação dos alunos e resgate da busca realizada; Discussão de casos clínicos em grupo, com proposta de verificação do processo de aprendizagem, baseado na estrutura de problemas: descritivo, explicativo, obstáculo de processo e dilema.

11 Capacitação em Imunopatologia e Alergia na Saúde da Criança
SEXTA-FEIRA: Imunodeficiências primárias; Verificação de aquisição de aprendizagem; Infusão de Imunoglobulina venosa; Novas perspectivas na prevenção e cuidado: mesa redonda Confraternização

12 Capacitação em Imunopatologia e Alergia na Saúde da Criança
Métodos de avaliação: Pré-teste – não será utilizado na avaliação; Pós-teste – peso 2; Participação – peso 1; Assiduidade – 75% de presença no curso.

13 Doenças cutâneas alérgicas
Plano de aula Doenças cutâneas alérgicas

14 Doenças Cutâneas Alérgicas
Objetivos: Introduzir ao profissional da área de saúde conhecimento sobre as doenças cutâneas alérgicas mais comuns na criança, discutindo os aspectos referentes à literatura científica e sua aplicabilidade prática. Reconhecer a interface na atuação de todos profissionais envolvidos. Propor formas de intervenção conjunta. 

15 Doenças Cutâneas Alérgicas
Ementa: Fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico, tratamento e prevenção das recorrências da dermatite atópica, dermatite de contato, urticária, angioedema e anafilaxia.

16 Doenças Cutâneas Alérgicas
Período da Manhã: Aula introdutória com recurso audiovisual para introduzir conhecimento básico sobre o tema; Discussão em grupo do material previamente fornecido; Discussão dos casos clínicos propostos, ilustrados com fotos, utilizando um roteiro de perguntas; Apresentação dos casos clínicos por sorteio aleatório do apresentador; Apresentação de um vídeo de uma consulta de um paciente com urticária crônica;

17 Doenças Cutâneas Alérgicas
Período da Tarde: Prática assistida no ambulatório; Apresentação da impressão dos casos atendidos pelos alunos.

18 CASO CLÍNICO 1

19 CASO CLÍNICO 2

20 CASO CLÍNICO 3

21 CASO CLÍNICO 4

22 Doenças Cutâneas Alérgicas
Roteiro de perguntas: Qual o diagnóstico provável ? Por que ? De acordo com sua área de atuação, qual seria o seu papel no manejo deste paciente ? Quais estratégias poderiam ser propostas para melhorar a assistência a esse paciente quanto a prevenção de novas crises e o tratamento ? Elaborar modelos para capacitação dos cuidadores da criança na promoção da saúde.

23 OBRIGADA !


Carregar ppt "PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSAO MULTIDISCIPLINAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google