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Estratégia Competitiva

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Apresentação em tema: "Estratégia Competitiva"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia Competitiva
As Forças Competitivas e a Estratégia Empresarial

2 ENFRENTAR A COMPETIÇÃO
Estratégia ENFRENTAR A COMPETIÇÃO

3 Competição: depende de 5 forças básicas
Concorrentes Novos entrantes Poder de negociação dos clientes Poder de negociação dos fornecedores Produtos substitutos

4 Objetivo da Estratégia
“encontrar uma posição na qual a empresa seja capaz de melhor se defender contra essas forças ou de influenciá-las em seu favor.” Forças Competitivas: + poderosas = - rentabilidade CONHECIMENTO DO SETOR

5 Forças Contendoras (Novos entrantes)
Barreiras à entrada Economias de escala Diferenciação de produto Exigências de capital Desvantagens de custo, independentes do tamanho Acesso a canais de distribuição Política Governamental

6 Outras Barreiras à entrada
Concorrentes com recursos substanciais Concorrentes dispostos a reduzir preços Crescimento lento do setor Mudança de condições Ambiente; Concorrentes (estratégias).

7 Fornecedores/Compradores Poderosos
1. Fornecedores Poderosos Dominado por poucas empresas Produto exclusivo/diferenciado/desenvolveu custos de mudança Não está obrigado a competir com outras na venda para o setor (só ele atente) Ameaça de integração para frente O setor não é um comprador importante

8 2. Compradores Poderosos
Concentrado (compra grandes volumes) Produtos padronizados/não diferenciados Produtos componentes do produto do cliente Produtos componentes do produto do cliente (compra seletiva) Não são importantes para a qualidade do cliente O produto do setor não economiza $ do comprador Compradores: ameaça de integração para trás

9 Ação estratégica Escolher fornecedores/compradores com menos poder

10 Produtos Substitutos Limite ao potencial de lucro do setor
“... Quanto mais atrativa for a opção excludente preço-desempenho oferecida pelos produtos substitutos, mais rígidos serão os limites impostos ao potencial do lucro do setor.”

11 Formulação da estratégia
Caminho Avaliação das forças que influenciam a competição  identificação dos pontos fortes e fracos Desenvolvimento do Plano de Ação Posicionamento da empresa (+ defesa contra forças restritivas) Como influenciar as forças restritivas para equilibrá-las Antecipação para aproveitamento do novo equilíbrio competitivo (antes dos concorrentes)


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