Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouKevin Canedo Esteves Alterado mais de 8 anos atrás
1
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
O ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS POR MEIO DA ARTE: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA PARA OS ALUNOS DO CICLO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO. Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
2
Autor: Albuína Maria Romão Silva Universidade de Uberaba
Cooautores: Hemilene Silva Veloso Oliveira Mirian de Castro Hidaka Koga Maria Soledade Gomes Borges Professora Orientadora e Coordenadora do subprojeto.
3
Pressupostos teóricos
“A Matemática é a ciência da beleza das formas, da intuição, da criatividade.” DEVELIN (2004), apud SEMMER (2007). É preciso “[...] mostrar a ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para conhecer o homem como parte do universo e como indivíduo.” (PCNs CIÊNCIAS NATURAIS; 1997, p.21).
4
OBJETIVO Apresentar experiências vivenciadas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia, por meio de atividades interdisciplinares envolvendo arte, matemática e ciências que desenvolveram o raciocínio lógico e a consciência ambiental dos alunos.
5
Escola parceira: Escola Municipal Uberaba Turma: 3º ano do Ensino Fundamental Período: a partir do 1º semestre de 2014 Professora supervisora: Helena Aparecida Dadá de Almeida Souza
6
ATIVIDADES REALIZADAS
MATEMÁTICA E ARTE formas geométricas não-planas Artista envolvido na proposta: Alfredo Volpi Confecção de bandeirinhas
7
Artista: Romero Britto
Confecção de: Sólidos Geometricos planos: bidimensionais Sólidos Geometricos não-planos: tridimensionais
8
Acróstico PintuRa PretO Mágica com tinta VErmelho TRapézio CírculO Brasileiro Retas PInturas bonitas Triângulo Talentoso RomerO Britto Aluno: Arthur Costa Pereira – 3º ano
9
Artes com trangran desafiando o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos com formas planas (bidimensionais)
10
A consciência ambiental discutida e vivenciada a partir da confecção do boneco ecológico
11
A argila: um recurso natural mediando a construção de conceitos sobre formas não-planas (tridimensionais)
12
CONSIDERAÇÕES FINAIS O projeto possibilita às crianças:
O “aprender experienciando” como uma atividade que amplia os conhecimentos dos alunos e possibilita uma aprendizagem divertida e cheia de sentidos. A oportunidade para que sejam crianças e tenham sua infância garantida na escola. A aplicação prática do conhecimento enriquece e facilita o ensino-aprendizagem O desenvolvimento cognitivo e sociocultural. O PIBID proporcionou conhecimento e enriquecimento do trabalho realizado na escola.
13
As escolas deveriam ser “oficinas da humanidade”.
Reflexões “ Ensinar o que tem importância para a vida e não apenas para a escola.” As escolas deveriam ser “oficinas da humanidade”. Comenius )
14
Paulo Freire (2000) ressalta a importância do prazer como facilitador da aprendizagem considerando que uma das buscas mais importantes, tanto dos alunos como dos professores, deve ser a alegria de aprender e de ensinar.
15
REFERÊNCIAS ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Pedagogia e da Educação – Geral e Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna Editora, BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, Disponível em: Acesso em: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, Disponível em: Acesso em BRITTO, Romero: Biografia e obras. Disponível em: obras.html Acesso em: 24.Ago.2014. DIÁRIO de um Biólogo. Apostila do VIII Congresso Mineiro de Formação de Professores para a Educação Básica- Oficina: Atividades Experimentais de Ciências e Biologia. Disponível em: Acesso em: 25. Ago. 2014 LOUREDO, Paula. Confeccionar um boneco ecológico. Disponível em: Acesso em: 25. Ago.2014. MATEMÁTICA, Tecnologias na Educação e Práticas de Ensino e ... o seu tangram. Educação Matemática em Revista. Nº 5. Ano 3, p 15. Disponível em :xarlles.blogspot.com/2012_07_01_archive.html Acesso em 24 ago SEMMER. Simone. Matemática e Arte Disponível em: em: 24. ago
16
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
O ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS POR MEIO DA ARTE: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA PARA OS ALUNOS DO CICLO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO. Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.