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Perspectiva estratégica da qualidade

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Apresentação em tema: "Perspectiva estratégica da qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Perspectiva estratégica da qualidade
Profa. Elidiane Melo

2 Perspectiva estratégica da qualidade
O QUE É ESTRATÉGICO?

3 Perspectiva estratégica da qualidade
POR QUE A QUALIDADE TEM DIMENSÃO ESTRATÉGICA PARA AS ORGANIZAÇÕES?

4 A QUALIDADE COMO FATOR DE LIDERANÇA ESTRATÉGICA
Definição de uma relação com o mercado e com a sociedade via mecanismos que caracterizem uma postura inovadora e gerem resultados que garantam a sobrevivência da organização.

5 CONSTRUINDO A VISÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE
Como se constrói um conceito consistente para a qualidade? Transformando-o em um valor. No Brasil, o que significa qualidade? Esforço para minimizar defeitos para um diferencial de mercado.

6 CONSTRUINDO A VISÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE
Qual o desafio que a qualidade pretende encarar? Criar vantagem competitiva. Qual a contribuição que a qualidade pretende oferecer? Operacionais, Táticas e Estratégicas.

7 Perspectiva estratégica da qualidade
Qual a diferença estratégica em relação a bens e serviços?

8 Componente operacional da qualidade
Centrado no emprenho pela melhoria do processo produtivo: Ações de Controle; Gerenciamento baseado em controle; VANTAGENS E DESVANTAGENS

9 Perspectiva estratégica da qualidade
A concepção operacional da qualidade, em sua forma mais ampla, dá origem à gestão da qualidade no processo.

10 Transição do Modelo Operacional para o Cenário Tático:
Perspectiva estratégica da qualidade Transição do Modelo Operacional para o Cenário Tático: Generalização dos modelos de controle, com a substituição de mecanismos estatísticos por processos de avaliação baseados em indicadores. Métodos de envolvimento de pessoas no esforço pela qualidade.

11 VISÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE
A qualidade tem impacto decisivo na sobrevivência da organização. Esta sobrevivência depende de fatores externos à própria organização. Dimensão estratégica da qualidade: priorização dos esforços de pessoas e setores para o pleno atendimento do ambiente onde a empresa se insere. Este ambiente vai além do mercado consumidor, incluindo a sociedade como um todo.

12 Perspectiva estratégica da qualidade
Transição dos Conceitos Operacionais e Táticos da Qualidade para uma Dimensão Estratégica Alteração na concepção do que deveria ser marketing e de como a qualidade estará a ele relacionada. A utilização das estratégias de marketing. A qualidade como estratégia de marketing.

13 QUALIDADE: A DIMENSÃO ESTRATÉGICA
1. A VISÃO ABRANGENTE DA QUALIDADE Múltiplos conceitos da qualidade. 2. OS PRINCÍPIOS DA DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE Diretrizes. 3. OS MÉTODOS DA DIMENSÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE Procedimentos

14 O IMPACTO DO CONCEITO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE PARA PESSOAS
As pessoas podem ser vistas como organizações. Há similaridade entre a ação institucional das organizações e a ação profissional das pessoas. Os objetivos da qualidade nas organizações são também objetivos da qualidade para as pessoas.

15 Ênfase à qualidade de vida
PRÉ-REQUISITOS E CARACTERÍSTICAS DA VISÃO ESTRATÉGICA DA AÇÃO PROFISSIONAL (1) Ênfase à qualidade de vida Prioridade às ações executadas em acordo a planejamentos bem definidos Desenvolvimento de uma postura que denote organização nas atividades pessoais e técnicas

16 PRÉ-REQUISITOS E CARACTERÍSTICAS DA VISÃO ESTRATÉGICA DA AÇÃO PROFISSIONAL (2)
Relacionamento humano aberto à interatividade e ao trabalho em equipe Comprometimento social efetivo, com o desenvolvimento de ações pessoais relevantes para a comunidade onde está inserido o profissional Busca contínua pela informação

17 PRÉ-REQUISITOS E CARACTERÍSTICAS DA VISÃO ESTRATÉGICA DA AÇÃO PROFISSIONAL (3)
Capacidade de organização e compreensão das informações obtidas; Agilidade para transformar as informações em conhecimento; Tomada de decisões com base em conhecimento; Construção de um modelo de intuição fortemente ancorado na experiência prática;

18 PRÉ-REQUISITOS E CARACTERÍSTICAS DA VISÃO ESTRATÉGICA DA AÇÃO PROFISSIONAL (4)
Melhoria contínua do nível de competência técnica; Desenvolvimento de aptidões específicas como fator de diferenciação; Substituição da excessiva especialização pela visão generalista de processos, métodos e resultados; Prioridade à visão horizontal da organização em detrimento de uma visão meramente vertical.

19 Perspectiva estratégica da qualidade
O que confere o grau de “estratégico” à produção e à avaliação da qualidade nas organizações é, em primeiro lugar, a visão que as próprias pessoas que a compõem têm da questão.

20 OS QUATRO ESTÁGIOS DA QUALIDADE

21 Ações estratégicas da Qualidade
1) Direcionamento das ações da organização para atender e até superar as expectativas do mercado consumidor 2) Determinação do que sejam as condições de uso de um produto para que o consumidor o considere adequado para tal 3) Ênfase na análise ampla do produto, pois tudo o que puder contribuir para o aumento da adequação ao uso é relevante 4) Diversidade de itens em produtos e processos conforme os múltiplos usos do produto 5) Juízo de valor para o produto: é relevante para o produto o que for relevante para o consumidor quantitativas (“grau”) avaliar o 6) Utilização de bases ( grau ) para produto

22 Princípios da dimensão estratégica da Qualidade (1)
1) A Qualidade se produz por um processo de evolução (alteração de valores de pessoas e organizações), e não por simples mecanismos de implantação prática 2) O conceito de Qualidade muda com o tempo. É fundamental não apenas monitorar esta mudança, mas colocar-se à frente dela 3) A Qualidade é gerada a partir de conceitos e filosofias, ou seja, da compreensão que ela é um valor estratégico. Somente depois desses valores serem definidos, é que se selecionam as ferramentas, as técnicas e os métodos para produzi-la 4) A Qualidade depende de um processo planejado. Raramente ele surge naturalmente 5) A avaliação da Qualidade é feita continuamente

23 Princípios da dimensão estratégica da Qualidade (2)
6) A Qualidade deve ser gerenciada no dia-a-dia, sempre tendo em vista o planejamento global da organização 7) A Qualidade deve ter objetivos de longo prazo, ancorados em metas de médio prazo e em resultados práticos constantes de curto prazo 8) A Qualidade deve gerar benefícios de curto prazo. São eles que garantem a motivação para que sejam obtidos os resultados de longo prazo 9) A Qualidade gera benefícios estratégicos. Eles são obtidos a partir de ganhos operacionais e de recompensas táticas 10) A Qualidade deve proporcionar ganhos pessoais, de forma que possam se transformar em ganhos organizacionais

24 Princípios da dimensão estratégica da Qualidade (3)
11) A Qualidade costuma custar caro, mas seu retorno é altamente vantajoso 12) A Qualidade requer uma visão ampla em termos de tempo e de espaço 13) A Qualidade requer contribuições de toda a organização, sejam críticas ou não. Exige uma visão técnica e não amadorística 14) A Qualidade exige uma visão de conjunto 15) A Qualidade se baseia mais na experiência prática do que na teoria 16) A Qualidade dispensa abordagens indutivas e se apóia em fatos (experiências), sejam elas bem-sucedidas ou não 17) Qualidade é uma questão de cultura e fé ( valor estratégico)

25 Para isso, precisamos desenvolver a ...
Cultura da Qualidade Pessoas são estimuladas a entender; Pessoas modelam o novo ambiente de trabalho; Pessoas são educadas e treinadas na nova cultura; Pessoas transformam a organização e a tornam competitiva;


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