A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR

2 O Papel do Professor O professor - criador de “tarefas de leitura”- deve: ter em conta e valorizar o papel activo do aluno- leitor; proporcionar experiências de leitura diversificadas que: guiem os alunos nos processos de compreensão textual; ensinem explicitamente estratégias que facilitam a autonomia do aluno enquanto leitor e construtor de sentidos.

3 Como agir para aumentar e aprofundar as competências (dos alunos) em leitura?
O professor deve : Desenvolver actividades orientadas para a aquisição de estratégias de monitorização do processo de compreensão; ensinar de forma explícita algumas estratégias fundamentais, explicando porque e como se utilizam, para que o aluno perceba os movimentos de leitura que poderá realizar para compreender um texto. Desenvolver actividades aplicadas a diferentes tipos textuais. É importante diversificar os tipos textuais para que os alunos construam conhecimento acerca das estruturas dos diferentes tipos de textos para adequarem o plano de de accção às características da tipologia textual.

4 3. Diversificar as abordagens de contacto com os textos.
Como agir para aumentar e aprofundar as competências (dos alunos) em leitura? (cont.) 3. Diversificar as abordagens de contacto com os textos. É importante que o professor: implemente práticas variadas de trabalho, com vista a exercitar diferentes capacidades e desenvolver o processo de compreensão de leitura; aumente a complexidade em termos de compreensão e de questionamento sobre o texto, levando os alunos a fazer inferências, identificar implícito, fomentar a reacção e a avaliação, estabelecer relações entre textos, etc 4. Desenvolver actividades que impliquem os alunos na comunicação literária e apoiá-los na construção da uma recepção pessoal.

5 ACTIVIDADES DE LEITURA NA SALA DE AULA
Princípios orientadores: Pluralidade das experiências e das actividades de leitura, que ajudem a consolidar, nomeadamente, “modelos mentais” sobre os diferentes tipos de textos. Leitura motivada e finalizada : as actividades de leitura deverão ter fundamentos claros e precisos, que constituam desafios de aprendizagem e promovam a autonomia do aluno. Explicitação clara dos objectivos de aprendizagem, das tarefas associadas, dos resultados ou produtos que se pretendem alcançar.

6 Orientação das actividades e projectos de leitura para um (ou vários) propósito(s) ou finalidade(s). Ler, por exemplo, para: identificar ideias-chave; procurar informação específica; identificar pontos de vista; debater as posições do autor; recreação. Conjugação da leitura de textos fáceis e difíceis; Conjugação de diferentes formas de organizar a leitura (grupo-turma; pequenos grupos, pares, individual). Realização de registos que permitam ao aluno- leitor construir o seu percurso pessoal neste domínio.

7 Estratégias de leitura
Exemplos : Estratégias de apoio: ler “na diagonal” ou “varrer” o texto; sublinhar, tirar notas, identificar palavras-chave, fazer esquemas diversos. Activar conhecimentos prévios – sobre a estrutura do texto, sobre o tema, sobre leituras anteriores. Fazer inferências e deduções – ler nas “entrelinhas”; identificar implícitos Colocar hipóteses, fazer antecipações, predições. Confirmar, reformular as expectativas ou hipóteses criadas. Questionar o texto, fazer perguntas sobre o texto. Representar visualmente o texto. Sintetizar ou resumir a informação. Estabelecer relações entre textos


Carregar ppt "LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google