A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação Cooperativista A Experiência da Unimed Goiânia Armando Araújo GO 554 JP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação Cooperativista A Experiência da Unimed Goiânia Armando Araújo GO 554 JP."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Cooperativista A Experiência da Unimed Goiânia Armando Araújo GO 554 JP

2 CENÁRIO – O MUNDO MUDOU O fortalecimento da comunicação segmentada tem sido reafirmado ao longo da consolidação do processo de globalização no planeta. E a eficácia das ações comunicativas passa necessariamente pela criação de um fluxo de informações, especialmente nas instituições públicas ligadas aos direitos básicos da sociedade como a saúde.

3 Devemos destacar ainda que o moderno processo social e econômico brasileiro impõe o manejo de outras demandas, além das ligadas ao marketing, por conta de temas em que a comunicação e os relacionamentos são fundamentais para que a população possa exercer efetivamente seus direitos de cidadania. CENÁRIO – O MUNDO MUDOU

4 Os movimentos de internacionalização da economia também ampliaram os públicos- alvo da comunicação dirigida, além dos funcionários e usuários do sistema complementar de saúde, é fundamental o diálogo com a imprensa, autoridades, fornecedores, comunidades, demais órgãos do poder público e organizações não- governamentais. CENÁRIO – O MUNDO MUDOU

5 Criar um fluxo de informações eficiente significa garantir um canal direto de comunicação de qualidade com todos eles a fim de evitar ruídos que possam prejudicar o relacionamento e a convivência na sociedade. CENÁRIO – O MUNDO MUDOU

6 A Comunicação Cooperativista e a Mídia Corporativa -O que é notícia? Nem sempre o que é notícia para nós é para a imprensa. - A Ausência de uma Agenda Positiva

7 Opinião pública Imprensa Poderes constituídos Público Externo:

8 A relação se dará a partir da convivência harmoniosa com os veículos de comunicação de massa, proporcionada por um bom atendimento aos responsáveis pelos referidos veículos de comunicação, através de releases, artigos, carta-resposta, participação de programas ao vivo (rádio e tv), entrevista coletiva e, se for o caso, visitas nas redações.

9 A convivência com a grande imprensa prevê também a intervenção da Unimed Goiânia nos veículos de comunicação, através de sugestões de pauta com a potencialização dos assuntos ligados, direta e indiretamente, à Cooperativa com informações em formato jornalístico, sem custo de publicação ou de veiculação. E ao mesmo tempo, consolidar a Unimed-Goiânia como mais uma fonte de informação. - Conselho de Especialidades.

10 Cooperados Colaboradores Conselho de Especialidades Empresas Prestadoras de Serviço Clientes (Empresas Contratantes e os beneficiários das demais modalidades de planos de saúde Unimed) As ações de comunicação junto a esses segmentos vão consistir em publicações periódicas, informes eletrônicos. Público Interno:

11 Sistema Nacional Unimed: Singulares, Federações Regionais e Estaduais, Confederação Nacional das Unimeds; Unimed Seguros; Unicred; OCB, OCG; Público Correlato:

12 Instituições médicas – CRM, AMG, Faculdades de Medicina, Sindicato dos Médicos e Associações representativas de especialidades médicas, entre outras. Público Correlato:

13 As ações de comunicação junto a esses segmentos vão consistir desde releases até o envio de matérias ou publicações da Unimed Goiânia. A Singular de Goiânia deve se fazer presente nos veículos de comunicação de outras singulares, da Confederação Nacional, Federações Regionais e Estaduais das Unimeds.

14 As abordagens para cada tipo de público Corporativo/Externo: trabalhar a marca, desenvolvendo respeito e credibilidade, motivando os consumidores a comprar produtos e serviços. Essa imagem favorável é indício de uma gestão eficiente, de parceiros satisfeitos e de organizações que são referência em seus setores.

15 Marketing: atuar para fortalecer os produtos e serviços oferecidos, dando ao consumidor razões para escolher determinados bens e serviços em detrimento de outros.

16 Global: prestar serviços especializados de comunicação com a imprensa, em circunstâncias específicas, que exigem conhecimento em assuntos complexos: balanços de gestão, legislação, captações de recursos, funcionamento do Sistema Unimed, características do Cooperativismo, e outros.

17 Terceiro Setor: municiar a mídia com informações sobre as ações de Responsabilidade Social da Cooperativa.

18 Interno: A Comunicação Interna transmite transparência e envolvimento da Cooperativa com seus Cooperados, colaboradores, empresas contratantes, rede prestadora de serviço e fornecedores. Esse entrosamento ajuda a Cooperativa a manter a motivação e a produtividade, mesmo em situações delicadas.

19 Convivência com a Imprensa Ações de comunicação destinadas aos públicos externo e correlato a partir de ações implementadas pela cooperativa (corridas, aferição de pressão, etc.), especialmente as destinadas ao público externo (intervenções), por meio de envio de releases e disponibilização de diretores para entrevistas.

20 Nossas ferramentas 1 - Informe Médico On-Line Publicação eletrônica semanal (edições extras de acordo com a necessidade) - mailing dos Cooperados e Sistema Unimed. Público: Cooperados e Sistema Unimed Conselho Editorial: Diretoria Executiva, Diretorias MKT e Médica.

21 Nossas ferramentas 1 - Informe Médico On-Line

22 Nossas ferramentas 2 - Revista Coletiva Publicação com periodicidade bimestral impressa - Público: Cooperados e Sistema Unimed Conselho Editorial: Diretoria Executiva, Diretorias MKT e Médica.

23 Nossas ferramentas 2 - Revista Coletiva

24 Nossas ferramentas 3 - Jornal do Cliente – Saúde Hoje Publicação com periodicidade mensal, publicado no boleto de pagamento. Público: Beneficiários e Rede Prestadora de Serviço Conselho Editorial: Diretoria de Mercado, Diretoria MKT, PAS e Diretoria de Recursos e Serviços Próprios.

25 Nossas ferramentas 3 - Jornal do Cliente – Saúde Hoje

26 Nossas ferramentas 4 – Informe On-Line Clientes (em elaboração) Publicação eletrônica mensal. Público: Empresas Contratantes P.J. Conselho Editorial: Diretoria de Mercado, Diretoria MKT, Diretoria Administrativa e Diretoria de Recursos e Serviços Próprios.

27 Nossas ferramentas 5 – Mural dos Colaboradores – Responsabilidade do Setor de Marketing Painel instalado em local estratégico da sede administrativa onde são fixadas informações variadas. Público: Colaboradores 5.1 – Informe dos Colaboradores - Responsabilidade do Setor de Gestão de Pessoas – Publicação Mensal

28 Nossas ferramentas 5 – Mural dos Colaboradores

29 Nossas ferramentas 6 - Informe Intercooperação Publicação eletrônica com periodicidade bimestral Público: Médicos de Singulares da Região de Goiás e Tocantins Conselho Editorial: Diretoria Executiva, Diretorias MKT e Médica.

30 Nossas ferramentas 6 - Informe Intercooperação

31 Nossas ferramentas 7 – Relatório de Gestão Publicação impressa com periodicidade anual Público: Cooperados, Singulares do Sistema Unimed, Imprensa, instituições médicas, clientes pessoa jurídica. Conselho Editorial: Conselho de Administração/Marketing/Controladoria.

32 Nossas ferramentas 7 – Relatório de Gestão

33 EIXOS BÁSICOS QUE NORTEIAM O PLANO DE COMUNICAÇÃO

34 TRANSPARÊNCIA Mais do que "a obrigação de informar", a Cooperativa deve cultivar o "desejo de informar", sabendo que da boa comunicação interna e externa, particularmente quando espontânea, franca e rápida, resulta um clima de confiança, tanto internamente, quanto nas relações da empresa com terceiros.

35 TRANSPARÊNCIA A comunicação não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, mas deve contemplar também os princípios que norteiam a ação da administração para fortalecer seus valores.

36 EQUIDADE Caracteriza-se pelo tratamento justo e igualitário de todos os grupos existentes na Cooperativa como Cooperados, colaboradores, clientes, fornecedores ou credores. Atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, devem ser combatidas.

37 PRESTAÇÃO DE CONTAS Os Conselhos dirigentes da Cooperativa devem prestar contas de sua atuação a quem os elegeu (cooperados) e responder integralmente por todos os atos que praticarem no exercício de seus mandatos.

38 RESPONSABILIDADE CORPORATIVA Conselheiros e diretores devem zelar pela perenidade da Cooperativa, ou seja, por sua sustentabilidade em longo prazo, e, portanto, devem incorporar considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações. Responsabilidade Corporativa é uma visão mais ampla da estratégia empresarial, contemplando todos os relacionamentos com a comunidade em que a organização atua.

39 RESPONSABILIDADE CORPORATIVA A "função social" da empresa deve incluir a criação de riquezas e de oportunidades de emprego, qualificação e diversidade da força de trabalho, estímulo ao desenvolvimento científico por intermédio de tecnologia e a melhoria da qualidade de vida por meio de ações educativas, culturais, assistenciais e de defesa do meio ambiente. Inclui-se neste princípio a contratação preferencial de recursos (trabalho e insumos) oferecidos pela própria comunidade.

40 Obrigado! armandoconsultoria@terra.com.br www.unimedgoiania.com.br


Carregar ppt "Comunicação Cooperativista A Experiência da Unimed Goiânia Armando Araújo GO 554 JP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google