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PublicouVanessa Klettenberg Regueira Alterado mais de 8 anos atrás
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Leituras no Brasil: Lendo o Brasil Helena Bomeny (CPDOC/FGV/UERJ) PNL, Lisboa – Outubro 2007
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I – Impedimentos à Leitura Diagnóstico geral para países Latino- Americanos e do Caribe Os pontos do Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe – PREAL PREAL na FGV – 1995/2005
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Educação América Latina: diagnóstico do fracasso Escolas que não ensinam; Crianças que não aprendem; Altos índices de repetência; Dificuldades de leitura, interpretação, entendimento e escrita Baixo nível de formação magistério Resistência à reforma e à inovação
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Décadas de mobilização: O marco dos anos 1990 Prioridades governo Fernando Henrique Cardoso (1995/1998;1999/2002) Sintonia com o Programa do PREAL Consenso desde Washington Ministro da Educação Paulo Renato de Souza
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Reforma do Estado: reestruturação mundo produtivo Despreparo do sistema educacional para novas exigências do mundo produtivo; Movimentação de setores do empresariado: Ensino Fundamental & Competitividade Empresarial: Uma proposta para ação do governo (1993) – Instituto Herbert Levy
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Educação no horário e nas páginas nobres das Mídias Fenômeno recente no Brasil: educação nas primeiras páginas principais jornais de circulação nacional Assunto de governo federal e empresariado: pressão da sociedade pelo ingresso no sistema educacional O passaporte ou a interdição ao mercado de trabalho
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Indicadores Brasileiros: Pontos principais da crítica Final dos anos 1980: de cada 100 crianças que ingressam na primeira série, 60 não completam o ensino fundamental. Não ocorre evasão precoce, mas sim altas taxas de repetência Disparidades regionais espelho da concentração riqueza no país.
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Medida do Consenso Categorias mobilizadas para aferição dos indicadores Economia orientando a avaliação da educação O mercado da educação
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Desdobramentos da expansão Qualidade de ensino, filha da expansão escolar; Excelência acadêmica, filha da seleção escolar Da seleção à expansão: o desafio brasileiro
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II – Livro e Leitura no Brasil Câmara Setorial do Livro e Leitura (Minc) Receptividade do livro no Brasil: 2,4 livros per capita/ano Os problemas que envolvem o consumo de livros: custo do livro, distribuição; baixa produção
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Como formar leitores? Iniciativas UNESCO década de 1980 Identificação de Fatores críticos: nascer em família de leitores (raridade); juventude em sistema escolar estimulante da leitura; Preço livro; acesso ao livro Valor simbólico atribuído ao livro
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Iniciativas recentes Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) Projeto de suprir os 5.564 municípios com bibliotecas públicas. Meta: 2010, nenhum município sem biblioteca
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Programa Livro Aberto: criação bibliotecas Concentração de livros acompanha concentração rendas no Brasil: 90% das classes A e B têm mais de 10 livros em casa, contra 66%, da classe C 42%, classes D e E
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Disparidade regional 613 municípios não contam com bibliotecas. Desse total, 405 estão no Nordeste 77 no Norte 69 no Centro-Oeste 45 no Sul 17 no Sudeste
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Plano Nacional do Livro e Leitura PNLL (2003) Quatro pilares: Democratização do acesso ao livro Fomento à leitura e formação de mediadores Valorização da leitura e da comunicação Desenvolvimento da economia do livro
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III – Lendo no Brasil ou das muitas leituras Brasil: “nação de não-leitores” Leitura e alfabetização: relação fundamental e não suficiente Mudança no tempo do conceito de alfabetização
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Ler e gosto de ler A cadeia da formação da leitura no Brasil: o leitor, o interlocutor, a atitude diante da leitura, direitos autorais; ampliação da habilidade de leitura pelo programa dos livros didáticos
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Cultivo do gosto em formas variadas de expressão Narrativa oral: fascínio de contar e ouvir histórias Literatura de cordel Leitura de banca jornal; folhetos Revistas; livros auto-ajuda Internet
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IV – Duas pontas que se encontram: educação e leitura A solidão e o refinamento da leitura como erudição e hábito: alimento de almas A democratização do acesso e o estímulo coletivo ao benefício de ler: políticas de leitura
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Leitura e escolaridade Diagnóstico de fracasso educação forte aliado dos índices de não- leitores Tempo de escolaridade Clima escolar: professores, ambiente, espaço de leitura
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Como ensinar socialmente? Valor simbólico na escala de valores da sociedade: desafios da produção do gosto Professor agente mobilizador ou obstáculo à produção do gosto: repensando a carreira docente.
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