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Leituras no Brasil: Lendo o Brasil Helena Bomeny (CPDOC/FGV/UERJ) PNL, Lisboa – Outubro 2007.

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1 Leituras no Brasil: Lendo o Brasil Helena Bomeny (CPDOC/FGV/UERJ) PNL, Lisboa – Outubro 2007

2 I – Impedimentos à Leitura  Diagnóstico geral para países Latino- Americanos e do Caribe  Os pontos do Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe – PREAL  PREAL na FGV – 1995/2005

3 Educação América Latina: diagnóstico do fracasso  Escolas que não ensinam;  Crianças que não aprendem;  Altos índices de repetência;  Dificuldades de leitura, interpretação, entendimento e escrita  Baixo nível de formação magistério  Resistência à reforma e à inovação

4 Décadas de mobilização: O marco dos anos 1990  Prioridades governo Fernando Henrique Cardoso (1995/1998;1999/2002)  Sintonia com o Programa do PREAL  Consenso desde Washington  Ministro da Educação Paulo Renato de Souza

5 Reforma do Estado: reestruturação mundo produtivo  Despreparo do sistema educacional para novas exigências do mundo produtivo;  Movimentação de setores do empresariado: Ensino Fundamental & Competitividade Empresarial: Uma proposta para ação do governo (1993) – Instituto Herbert Levy

6 Educação no horário e nas páginas nobres das Mídias  Fenômeno recente no Brasil: educação nas primeiras páginas principais jornais de circulação nacional  Assunto de governo federal e empresariado: pressão da sociedade pelo ingresso no sistema educacional  O passaporte ou a interdição ao mercado de trabalho

7 Indicadores Brasileiros: Pontos principais da crítica  Final dos anos 1980: de cada 100 crianças que ingressam na primeira série, 60 não completam o ensino fundamental.  Não ocorre evasão precoce, mas sim altas taxas de repetência  Disparidades regionais espelho da concentração riqueza no país.

8 Medida do Consenso  Categorias mobilizadas para aferição dos indicadores  Economia orientando a avaliação da educação  O mercado da educação

9 Desdobramentos da expansão  Qualidade de ensino, filha da expansão escolar;  Excelência acadêmica, filha da seleção escolar  Da seleção à expansão: o desafio brasileiro

10 II – Livro e Leitura no Brasil  Câmara Setorial do Livro e Leitura (Minc)  Receptividade do livro no Brasil: 2,4 livros per capita/ano  Os problemas que envolvem o consumo de livros: custo do livro, distribuição; baixa produção

11 Como formar leitores?  Iniciativas UNESCO década de 1980  Identificação de Fatores críticos:  nascer em família de leitores (raridade);  juventude em sistema escolar estimulante da leitura;  Preço livro; acesso ao livro  Valor simbólico atribuído ao livro

12 Iniciativas recentes  Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL)  Projeto de suprir os 5.564 municípios com bibliotecas públicas.  Meta: 2010, nenhum município sem biblioteca

13 Programa Livro Aberto: criação bibliotecas  Concentração de livros acompanha concentração rendas no Brasil:  90% das classes A e B têm mais de 10 livros em casa, contra  66%, da classe C  42%, classes D e E

14 Disparidade regional  613 municípios não contam com bibliotecas. Desse total,  405 estão no Nordeste  77 no Norte  69 no Centro-Oeste  45 no Sul  17 no Sudeste

15 Plano Nacional do Livro e Leitura PNLL (2003)  Quatro pilares:  Democratização do acesso ao livro  Fomento à leitura e formação de mediadores  Valorização da leitura e da comunicação  Desenvolvimento da economia do livro

16 III – Lendo no Brasil ou das muitas leituras  Brasil: “nação de não-leitores”  Leitura e alfabetização: relação fundamental e não suficiente  Mudança no tempo do conceito de alfabetização

17 Ler e gosto de ler  A cadeia da formação da leitura no Brasil:  o leitor,  o interlocutor, a atitude diante da leitura,  direitos autorais;  ampliação da habilidade de leitura pelo programa dos livros didáticos

18 Cultivo do gosto em formas variadas de expressão  Narrativa oral: fascínio de contar e ouvir histórias  Literatura de cordel  Leitura de banca jornal; folhetos  Revistas; livros auto-ajuda  Internet

19 IV – Duas pontas que se encontram: educação e leitura  A solidão e o refinamento da leitura como erudição e hábito: alimento de almas  A democratização do acesso e o estímulo coletivo ao benefício de ler: políticas de leitura

20 Leitura e escolaridade  Diagnóstico de fracasso educação forte aliado dos índices de não- leitores  Tempo de escolaridade  Clima escolar: professores, ambiente, espaço de leitura

21 Como ensinar socialmente?  Valor simbólico na escala de valores da sociedade: desafios da produção do gosto  Professor agente mobilizador ou obstáculo à produção do gosto: repensando a carreira docente.

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