A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SABERES DOCENTES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SABERES DOCENTES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"— Transcrição da apresentação:

1 SABERES DOCENTES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Centro de Formação Profissional Bonifácio Almodóvar Encontro Pedagógico SABERES DOCENTES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Vilhena, julho de 2005.

2 Abordagem de conteúdos
Metodologia dialética Relação professor-aluno Boas práticas pedagógicas Didática e currículo Planejamento Competência e a prática pedagógica Conceitos de Avaliação

3 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Segundo Paulo Freire, os conhecimentos que educadores devem comportar são: Paciência histórica  a vida de todos e de cada um encontra-se entrelaçada, no passado, no presente e no futuro Paciência pedagógica  educadores devem considerar que cada aluno é um sujeito único Paciência afetiva  deve haver amor no processo de ensino-aprendizagem

4 O professor como fonte de informação e o aluno como ser passivo.
Saberes Docentes e Prática Pedagógica Pensamento antigo: O professor como fonte de informação e o aluno como ser passivo.

5 O professor como interventor moderado e o aluno como ser ativo.
Saberes Docentes e Prática Pedagógica Pensamento atual: O professor como interventor moderado e o aluno como ser ativo.

6 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Se anteriormente a pergunta era “Como se ensina?”, hoje é preciso responder ao questionamento “Como o aluno aprende?”. Dica: entrevista do Prof. Roberto Carlos no Programa do Jô.

7 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Estratégias docente: Metáfora Alegoria Questões problema Dica: vídeo de “Another Brick in the Wall” e texto relato de um aluno (escola americana)

8 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Metáfora: Permite o desenvolvimento de significados É dizer “B” para significar “A”, associando a idéia do conhecido com o não conhecido Exemplo: usar um jogo de bilhar para explicar conceitos de física

9 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Atividade: Procure pensar e descrever uma metáfora para explorar um conteúdo de ensino de disciplina da sua área de atuação. (Realize esta atividade em grupo ou individual e divida com todos suas conclusões).

10 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Alegoria: Interligação de metáforas para contar uma história Exemplo: o filme E.T. Contribui com os seguintes aspectos: - imaginação - raciocínio - afetividade - desafio Dica: texto de Malba Tahan (pág. 3) – O Homem que Copiava

11 Dica: o depoimento de um professor (pág. 4)
Saberes Docentes e Prática Pedagógica Atividade: Pense e descreva uma alegoria que possa ser usada na sua área de ensino. (Realize esta atividade em grupo ou individual e divida com todos suas conclusões). Dica: o depoimento de um professor (pág. 4)

12 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Questões problema: São situações didáticas utilizadas para mobilizar alunos Organizam estudos Provocam reflexões

13 o tempo disponível, as capacidades e domínio que devem desenvolver.
Saberes Docentes e Prática Pedagógica Questões problema: Nas questões problema os alunos devem se confrontar com as dificuldades específicas, situações complexas e realistas para aprender a superá-las. Elas devem ser simultaneamente interessantes e pertinentes, que levam em conta a idade e o desenvolvimento dos alunos, o tempo disponível, as capacidades e domínio que devem desenvolver.

14 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Questões problema: Exemplos de temas de estudo, praticando situações de problemas: É possível garantir o desenvolvimento tecnológico e ao mesmo tempo preservar a natureza? Por que existem sociedades passando fome e outras com excesso de comida? A luz é matéria ou energia? Como podemos elaborar cálculos sem utilizar o sistema numérico atual?

15 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Atividade: Elabore uma situação problema que possa ser resolvida neste encontro e por outra equipe, logo após será sorteada uma equipe para resolvê-la.

16 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Mudanças: Afetos Desafetos A mudança do referencial de compreensão de uma realidade não se faz por decreto. E também não se faz com a contribuição de uma só pessoa. É um trabalho árduo coletivo. Cada um de nós pode contribuir com um grãozinho de areia a ser colocado nessa ampulheta que marca um novo tempo. Dica: lembretes (pág. 6)

17 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Aprendizagem significativa (filosofia de Kant): Nosso sentidos são afetados pelos fenômenos. Experiência OBJETO Fenômeno (têm como base seres inteligíveis) Subjacente a este há uma coisa em si Entendimento: Aceita fenômenos Admite existência de coisas em si

18 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Aprendizagem significativa (filosofia de Kant): Entendimento (modera a imaginação) Imaginação Está no limite da experiência Tira os princípios estabelecidos É movida pela liberdade Experiência

19 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Aprendizagem significativa: A aprendizagem, todavia, apesar de ser construída socialmente, é um processo de internalização individual: ninguém apre(e)nde a mesma coisa nem do mesmo modo.

20 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Aprendizagem significativa: Quais as formas ou melhores modos de criar na sala de aula um momento ótimo para a realização da aula?

21 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Metodologia de aula dialética: Aula dialética  mobilização inicial com o objetivo de sensibilizar para o conhecimento. Para tanto, o professor necessita de: Ter conhecimento da realidade do grupo Ter clareza dos objetivos Buscar as mediações adequadas para o grupo

22 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Metodologia de aula dialética: Importante! Nem toda aula dialogada ou expositiva é dialética. Dialética envolve os processos de: Desestruturação Estruturação

23 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Metodologia de aula dialética: Exemplo  andar de bicicleta, se eu já tenho este conhecimento, quando for aprender andar de moto assimilarei os conhecimentos de equilíbrio e outros para adquirir os novos, que são pilotar a moto.

24 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Metodologia de aula dialética: Nova teoria Realidade Nova Prática Teoria Prática Realidade

25 Conteúdos disciplinares devem ser significativos para os alunos.
Saberes Docentes e Prática Pedagógica Metodologia de aula dialética: Ninguém aprende, seja o que for, se o que está sendo ensinado não tiver sentido para o aprendiz. Daí ser necessário que o professor/professora saiba trabalhar com os desejos de seus alunos, e, mais do que tudo seja capaz de criar desejos onde não os há (Garcia). Conteúdos disciplinares devem ser significativos para os alunos.

26 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Questões sobre estímulos Uma escola que rejeita um aluno, que não respeita como pessoa, não pode estabelecer um ambiente de alegria, de prazer. Não conseguindo construir um ambiente prazeroso de aprendizagem, ela demonstra que não está preocupada com o desgaste que esse processo, sem resultados positivos, pode provocar.

27 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Questões sobre estímulos Somente alegria não é suficiente. O professor também precisa ser competente, que significa: Dominar o conteúdo da disciplina lecionada Dispor de conhecimentos pedagógicos Afetividade

28 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Questões sobre estímulos Se o educando aceita o estigma de “incapaz de aprender”, instalado ou confirmado pela escola, dificilmente conseguirá se livrar dele.

29 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Tipos de relações entre professores e alunos Democráticas Autocráticas Laissez-faire Dica: citação de Vygotsky (pág. 12)

30 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Relação professor/aluno Como examinar os caminhos que, na relação pedagógica, fazem com que o educando se perceba como incapaz de corresponder às expectativas do educador? Dica: texto de Regina Leite Garcia (pág. 10) – Cartas Londrinas

31 Os “deixados para trás” alienam-se nessa condição.
Saberes Docentes e Prática Pedagógica Relação professor/aluno Os “deixados para trás” alienam-se nessa condição. Como lidar com a rejeição?

32 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Relação professor/aluno Estímulos à autonomia: Prática de individualização  pesquisa individual e Internet Socialização  debates, discussões, etc

33 O exercício de liderança determinará o nível de trabalho e disciplina.
Saberes Docentes e Prática Pedagógica Papel do professor O exercício de liderança determinará o nível de trabalho e disciplina.

34 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Papel do professor Psicologia sobre perfis de professores e reação dos alunos. O que fundamenta sua autoridade no prestígio: terá pouquíssimos problemas de relacionamento, aprendizado e disciplina

35 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Papel do professor Psicologia sobre perfis de professores e reação dos alunos. O que se baseia na força do cargo: oposição ao coordenador nenhuma de suas iniciativas é aceita rejeita-se a pessoa inteiramente insubordinações coletivas que fazem o rendimento descer ausência: física e mental enfrentamentos com o professor, ganhando prestígio de outros colegas

36 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Papel do professor Psicologia sobre perfis de professores e reação dos alunos. O que é muito rígido: escondem inseguranças pessoais Obs.: a distância social, mantida pelo professor, pode manter a disciplina. Dica: citação referente ao professor (pág. 13 e 14)

37 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Boas práticas pedagógicas apresentar plano da disciplina sistema de avaliação realizar avaliação de sondagem em todas as aulas, procurar relacionar conteúdos anteriores e futuros situar cada aula no plano global da disciplina esclarecer formas de auxilio quanto aos exercícios

38 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Tipos de Planejamento Pedagógico Curricular Curso Projeto de Trabalho Pessoal envolvido Ensino Aula Especialização

39 Planejamento curricular Relação professor/aluno Planejamento do ensino
Saberes Docentes e Prática Pedagógica Atividade: Analise as bolhas e elabore um arranjo seqüencial, interligando-as com uma seta. Para cada bolha elabore uma pergunta que represente a interligação. Em seguida, elabore um texto dissertativo sobre o arranjo que você criou. Planejamento do curso Planejamento curricular Projeto pedagógico Relação professor/aluno Dialética Professor Planejamento do ensino Aluno Sala de aula Realidade social Comunidade Equipe gestora Projeto de trabalho Afetividade Planejamento de aula Empresa

40 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Conceito de Competências não é memorização não é puramente racional contém um forte componente de subjetividade está mais próxima ao conceito de atitude e autonomia

41 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Competências Gerais – Códigos da Modernidade (Bernardo Toro) domínio da leitura e da escrita capacidade de fazer cálculos e de resolver problemas capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações capacidade de compreender e atuar em seu entorno social receber criticamente os meios de comunicação capacidade para localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo

42 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Quadro de Lucília Machado (baseado nos Códigos da Modernidade) saber gerir própria atividade, seu tempo pessoal e sua capacidade, de forma a ser eficiente na resolução de problemas e imprevistos exercer sua autonomia, tendo em vista o trabalho independente, não submetido a supervisão de outros exercer iniciativa, de modo a tomar decisões adequadas na hora certa mostrar flexibilidade e disposição para assumir mutações e ritmos variados no trabalho aplicar criatividade na busca de soluções novas desenvolver estratégias de contínuo aperfeiçoamento

43 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Condições para o desenvolvendo competências construída a partir de situações-problemas o real significado interesse para o aluno raciocínios explícitos, decisões conscientes, inferências e hesitações construção de analogias invenção ação aprofundada para encontrar a realidade

44 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
O professor também deve ser competente Competências docentes: cultura técnica comunicação metodologia capitalização do “saber”

45 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Avaliação Ponderativa Por suficiência Caracterizadas pelo: esforço em buscar realização conhecimento memorizado habilidade de resolver problemas, mesmo que fora dos padrões conhecimento básico para realização

46 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Avaliação Em qualquer situação o professor faz “juízo de valor”. “Você foi pesado, medido, testado e considerado INSUFICIENTE!!!” Filme “Coração de Cavaleiro”

47 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Tipos de avaliação Diagnóstica ou inicial  subsídios para estratégias Reguladora  adaptação ou adequação Final  conhecimentos adquiridos Integradora  percurso realizado Auto-avaliação

48 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Critérios de avaliação Esclarecer o que se deseja, tanto para o aluno quanto para o professor Oferecer uma orientação clara em relação aos problemas a serem resolvidos Possibilitar a análise do desempenho alcançado No primeiro dia de aula, explicitar os procedimentos que serão adotados para realizar a avaliação: objetivos, critérios e meios de trabalho

49 A pontuação também deve considerar o perfil do aluno.
Saberes Docentes e Prática Pedagógica Avaliação A pontuação também deve considerar o perfil do aluno.

50 Saberes Docentes e Prática Pedagógica
Atividade em grupo ou individual Elabore um plano de ensino e plano de aula para dois encontros. Aproveite esta atividade para organizar suas estratégias e recursos, conforme sua necessidade real de trabalho.

51 Saberes Docentes e Prática Pedagógica Anandréia Trovo da Cunha
Alessandro Kraemer Anandréia Trovo da Cunha


Carregar ppt "SABERES DOCENTES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google