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Mauro Pereira Pinto Garcia

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Apresentação em tema: "Mauro Pereira Pinto Garcia"— Transcrição da apresentação:

1 Mauro Pereira Pinto Garcia
PLANO DE NEGÓCIOS Avaliando a Oportunidade (Continuação) Apresentação das Oportunidades de Negócios (5 minutos por grupo): Nome da Empresa; Ramo de atividade; Apresentação / Descrição do Negócio / Produto / Serviço. Demais empreendedores devem avaliar: Entendimento, compreensão da oportunidade, do conceito de negócio; Fatores externos ao empreendimento; c) Fatores internos ao empreendimento; É uma oportunidade para ser avaliada? Pode ser? Acredito que não; Dúvidas sobre a oportunidade. Mauro Pereira Pinto Garcia

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PLANO DE NEGÓCIOS Planejamento Estudo de caso: “A Arca de Noé” 1º) Ler o texto e responder as perguntas individualmente (entregar as respostas no final do exercício com nome e matrícula): Liste em ordem de importância os principais motivos que, na sua opinião, levaram o EMPREENDIMENTO de Absalão ao fracasso. Explique. Se estivesse no lugar de Absalão, como você executaria a tarefa enviada por Deus? 2º) Discuta suas respostas com seus colegas e defina uma posição do grupo sobre as questões acima. Mauro Pereira Pinto Garcia

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PLANO DE NEGÓCIOS Planejamento (continuação) Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas no Brasil (Sebrae – Agosto de 2004.) A taxa de mortalidade empresarial no Brasil, apurada para as Empresas constituídas e registradas nas juntas comerciais dos Estados nos anos de 2000, 2001 e 2002, revela que 49,4% encerraram as atividades com até 02 (dois) anos de existência, 56,4% com até 03 (três) anos e 59,9% não sobrevivem além dos 04 (quatro) anos. Mauro Pereira Pinto Garcia

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PLANO DE NEGÓCIOS Planejamento (continuação) A falta de planejamento inicial do empreendimento somado ao desconhecimento do ramo de atividade e a problemas financeiros, são os principais motivos de fechamento de negócios no Brasil, segundo o Sebrae. Os empreendedores em potencial tendem a negligenciar a necessidade do planejamento no desenvolvimento de uma oportunidade. Muitos acreditam que identificar uma oportunidade e ter um plano na cabeça é suficiente para iniciar as atividades do novo empreendimento. Alguns motivos que levam os empreendedores a não planejar: a) Falta de tempo; b) Medo de “deixar a oportunidade passar”; c) Desconhecimento sobre técnicas de planejamento; d) Ansiedade para iniciar as operações; e) Excesso de confiança na oportunidade identificada. Mauro Pereira Pinto Garcia

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PLANO DE NEGÓCIOS Mauro Pereira Pinto Garcia

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PLANO DE NEGÓCIOS O Plano de Negócios “Aquilo que escuto eu esqueço. Aquilo que vejo eu me lembro. Aquilo que faço eu sei.” Confúcio. Idéia Oportunidade E agora? Principais dúvidas iniciais: Como planejar o novo empreendimento? Por onde iniciá-lo? Quais os passos a seguir? O que preciso fazer primeiro? Como verificar a viabilidade mercadológica e financeira desse empreendimento? De quanto vou precisar? Onde conseguir esses recursos? Mauro Pereira Pinto Garcia

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PLANO DE NEGÓCIOS O Plano de Negócios Conceito: O Plano de Negócio é o documento que descreve detalhadamente a oportunidade de um novo empreendimento por meio de um minucioso estudo do mercado, com o objetivo de avaliar sua viabilidade mercadológica e financeira e planejar sua implementação, antes de iniciá-la. Utilização de uma estrutura, um modelo pré- determinado; Definição de prazos e responsabilidades para realização de cada item da estrutura escolhida; Participação do empreendedor e de sua futura equipe, se já definida, na elaboração do plano. Mauro Pereira Pinto Garcia

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PLANO DE NEGÓCIOS O Plano de Negócios Função e utilidade Ajudar a reduzir ao máximo a possibilidade de fracasso do novo negócio, risco natural de qualquer empreendimento; Obter recursos financeiros; Facilitar o acesso a pessoas e entidades que poderão apoiá-lo no desenvolvimento e implantação do plano, como por exemplo: investidores, bancos, universidades, incubadoras de empresas, potenciais sócios, parceiros, advogados, contadores, entre outros; Recrutar e selecionar pessoas-chave para o projeto; Implementar de forma eficiente o novo negócio; Gerenciar a operação do novo empreendimento. Mauro Pereira Pinto Garcia

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PLANO DE NEGÓCIOS O Plano de Negócios Principais aspectos analisados Definir a oportunidade vislumbrada e conceituar o negócio; Descrever os produtos e serviços a serem oferecidos; Analisar o mercado alvo utilizando pesquisas e dados estatísticos; Estabelecer estratégias de marketing para penetrar no mercado escolhido; Descrever o negócio, sua infra-estrutura, forma jurídica, equipe, entre outros; Escolher as estratégias do negócio; Fazer uma avaliação financeira do futuro empreendimento. Mauro Pereira Pinto Garcia

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PLANO DE NEGÓCIOS O Plano de Negócios Possíveis dificuldades: Excesso de concorrentes diretos e indiretos; Pouca demanda pelo produto ou serviço; Baixo retorno do investimento; Dificuldades para distribuição; Elevado capital necessário para investimento inicial; Pequena concentração ou inexistência de fornecedores; Alta sensibilidade a mudanças na economia e/ou intervenção governamental; Entre outras. Soluções: Alterar o projeto inicial, corrigir os pontos falhos?! b) Rever o conceito de negócio?! c) Abandonar o projeto?! d) Buscar nova oportunidade?! e) Fazer outro plano de negócios?! PROCESSO CONTÍNUO !!! Mauro Pereira Pinto Garcia


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