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Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.

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1 Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário UNA/BH 2012 ATIVIDADES DE EXTENSÃO E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR

2 Conceito de Extensão A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. A extensão é uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade da elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento.

3 Conceito de Extensão Esse fluxo que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequências: a produção de conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade. Além de instrumentalizadora deste processo dialético de teoria/prática, a Extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social. ( FORPROEX, 1987).

4 Diretrizes conceituais e políticas da Extensão Universitária Interação dialógica: troca entre os saberes acadêmico e popular Compromisso social Comunidades autônomas/ação emancipatória Estágio curricular x extensão Interdisciplinaridade Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão Institucionalização Impacto e Transformação Social Avaliação da extensão universitária Impacto na formação do aluno

5 Ação extensionista deve ser realizada, prioritariamente, sob a forma de programas articulados, que subordinam projetos de maneira integrada e interdisciplinar. Os programas podem ser articulados considerando um eixo temático ou regional. Além de projetos podem compor um programa: cursos, publicações, eventos, etc; - Metodologias participativas / pesquisa-ação Aspectos metodológicos:

6 O currículo, como instrumento viabilizador da articulação ensino, pesquisa e extensão, precisa considerar como uma de suas principais características básicas a FLEXIBILIZAÇÃO. Tudo o que se faz ou se vivencia em uma instituição de ensino é Currículo e, como tal, não é algo definido e definitivo, mas um projeto que se forja no cotidiano pelo professor e pelo aluno. Currículo Criação do GT Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão e Flexibilização Curricular

7 Amplia-se a visão de sala de aula, de espaço de produção teórico-abstrata, numa dimensão tradicional, para se considerar sala de aula todo espaço, dentro ou fora da universidade, onde se realiza o processo histórico social. Professores e alunos são sujeitos do ato de aprender e de produzir conhecimentos, no confronto com a realidade. Diretrizes conceituais e políticas da Extensão Universitária

8 A Lei de Diretrizes e Bases (1996): determina o fim dos antigos currículos mínimos, obrigatórios na construção dos currículos dos cursos de graduação. Acena com as novas Diretrizes Curriculares que abrem caminhos para eliminação do excesso de pré e co-requisitos entre as disciplinas. Inclusão de atividades denominadas complementares, no projeto pedagógico de tais cursos, abrindo possibilidades, no Currículo, da introdução de ações de Extensão, ao lado de outras atividades, como as de Pesquisa Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão e Flexibilização Curricular

9 O Novo Currículo Processo não linear e rotineiro onde as disciplinas deixam de ser verdades acabadas a serem repassadas e transmitidas. Os conteúdos das disciplinas deixam de ser a essência principal. O Currículo torna-se um espaço de produção e exercício da liberdade. Os conteúdos das disciplinas passam a se tornar ferramentas para novas buscas, novas descobertas, questionamentos, oferecendo aos alunos um sólido e crítico processo de formação. Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão e Flexibilização Curricular

10 Modalidades Creditação ou registro nos históricos escolares de atividades de extensão, pesquisa ou monitoria Disciplinas eletivas ou optativas isoladas Estágios não-obrigatórios Disciplinas cursadas em outras instituições Atividades complementares obrigatórias ou livres Atividades curriculares (pesquisa e extensão) em projetos de intervenção de caráter multidisciplinar Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão e Flexibilização Curricular

11 Ensino - Pesquisa - Extensão Há que se ter claro, neste sentido, que ensino, pesquisa e extensão não devem ser vistos como funções isoladas da universidade, mas sim atividades que de forma indissociada dão concretude ao que é de fato sua missão – produzir e sistematizar o conhecimento e torná-lo acessível. Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão e Flexibilização Curricular

12 Plano Nacional de Educa ç ão Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão e Flexibilização Curricular O PNE, Lei 10.172 de 9/01/2001, capítulo sobre a Educação Superior (artigo 23), traça objetivos e metas que permitem às Universidades desenvolverem, com autonomia, ações de ensino, pesquisa e extensão, de forma indissociável, flexibilizando o Currículo. O PNE - 2011 a 2020, enviado pelo governo federal ao Congresso em 15/12/2010: “Assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária”.


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