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Liderança e Comportamento Organizacional
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LIDERANÇA A liderança é a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam, voluntariamente, da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização. Liderar não é uma tarefa simples. Pelo contrário. Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso. Dessa forma, pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo.
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Características de um líder
Honesto Prospectivo Competente Inspirador Inteligente Tolerante Direto Seguro Cooperativo Determinado Visionário Ambicioso Corajoso Leal Auto-controlado Independente
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O papel do líder é: ajudar pessoas a realizar o que são capazes de fazer; formular uma visão para o futuro; Encorajar; Treinar; Ensinar; Estabelecer e manter relacionamentos bem sucedidos; Ter uma boa comunicação; Habilidade nos contatos interpessoais; Capacidade de treinar e formar equipes afinadas; As idéias, a criatividade e o trabalho em grupo terão que ser comandados por um líder forte que focalize a sinergia de seus liderados. O líder tem que dar inspiração, influenciar as pessoas a juntar-se a ele em um propósito, em uma visão e em valores. O propósito estabelece o destino, a visão é para ver onde está indo e os valores é para guiar em direção a um futuro de sucesso sustentável em longo prazo.
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Comportamento Organizacional
“É um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização” (Robbins, 1999, p.6).
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Conceito Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. Comportamento organizacional refere-se a comportamentos relacionados a cargos, trabalho, absenteísmo, rotatividade no emprego, produtividade, desempenho humano e gerenciamento.
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Processos do Comportamento Organizacional - Psicológicos
auto-eficácia; clareza de papéis; percepção de equidade; sobrecarga de trabalho; consciência de resultados; consciência de significado do trabalho; percepção de apoio social; motivação; satisfação; stress;
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Principais Variáveis que Afetam o Comportamento
Valores Motivação Atitudes Comporta-mento individual Percepção Persona-lidade Aprendi-zagem Capaci-dade
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Processos do Comportamento Organizacional – Psico-sociais
Cultura Organizacional; Mudança Organizacional; Liderança; Nível de desenvolvimento grupal; Participação; Poder; Conflito; Tomada de decisões; Outros (criatividade, inveja, diversidade, valores, agressão, respeito à raça, etnia , sexo dos participantes, negros, deficientes físicos, idosos e homossexuais);
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Guilherme Rosas n° 22 Robson Lopes n° 52 Shyrlen Zago n° 55 Silvia Candido n° 56
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