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PublicouJoão Gabriel Laranjeira Mota Alterado mais de 8 anos atrás
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3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
INTCEX 3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
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3.1 - POR QUE EXPORTAR? Diversificação de Mercados
A exportação é uma continuidade da atividade do mercado interno - Aumento de clientes Aumento da Produtividade Redução da capacidade ociosa, obtida por meio da revisão dos processos produtivos.
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3.1 - POR QUE EXPORTAR? Melhora da Qualidade do Produto
Tende a aumentar, pois a empresa tem que adaptar e aperfeiçoar o produto às exigências do mercado ao qual se destina. Diminuição da Carga Tributária As empresas que exportam podem se utilizar Incentivos Fiscais, com a eliminação dos tributos sobre os produtos no mercado interno
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3.1 - POR QUE IMPORTAR? Permite um posicionamento efetivo dentro do mercado em que atua, possibilitando aumento da competitividade, atualização tecnológica, aumento da produtividade e rentabilidade com a inovação no produto.
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3.2 - QUEM PODE EXPORTAR/IMPORTAR?
As pessoas físicas e jurídicas, para exportar, devem estar inscritas no REI Habilitação no RADAR Via SISCOMEX
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3.3 – PARA ONDE EXPORTAR/IMPORTAR
Para onde exportar, é uma questão de atenção ao mercado internacional, para suas necessidades não só comerciais, como geográficas e culturais. Deve-se fazer um estudo para adaptar o produto às peculiaridades de cada país ou região
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3.4 - QUANDO EXPORTAR? Quando a empresa tiver capacidade competitiva no mercado internacional (alta qualidade, baixo custo) QUALIDADE CUSTO NÍVEL DE SERVIÇO
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3.4 - QUANDO IMPORTAR? Quando a empresa precisar de tecnologia para desenvolver um produto de impacto internacional. Quando a empresa precisar de produtos que não se encontram no mercado nacional sejam eles matérias primas, insumos e mesmo produtos acabados para integrar o seu produto final exportável.
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3.5 - COMO EXPORTAR? Criar uma empresa em condições de competir.
Transportar o produto de forma competitiva (logística internacional) Gerenciamento de mercados, selecionando: - mercados - parceiros - comunicação - política de distribuição
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3.5 - COMO IMPORTAR? A importação é dividida em três fases:
A fase administrativa: licenciamento das importações. A fase cambial: compra de moeda estrangeira para o pagamento das importações A fase fiscal compreende o tratamento aduaneiro, onde é verificada a exatidão dos dados e documentos para o desembaraço aduaneiro.
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3.6 - O QUE EXPORTAR? Diante da diversidade de oportunidades e produtos: capacidade de entender os mercados e suas necessidades o produto cumpre as exigências do importador? quais as regras do mercado alvo? existem barreiras para o produto? quais as normas para exportação?
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3.7 - EXPORTAR/IMPORTAR REQUER...
Capacidade de internacionalização Difundir a cultura de internacionalização Adaptar o produto ao cliente importador Monitorar a atividade da concorrência Avaliar alternativas na diversidade de mercados
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3.8 - BARREIRAS Á EXPORTAÇÃO
Fatores Históricos: O Brasil só se abriu para o mundo na década de 90. O Comércio Exterior representa 2% do PIB Fatores Culturais: O brasileiro quer resultados imediatos, a exportação requer persistência e investimentos Fatores Estruturais: O brasileiro, devido ao tamanho do nosso mercado, só se preocupa em atender o mercado interno.
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3.9 - PARA QUEM EXPORTAR/IMPORTAR ?
Bilhões de compradores potenciais no mundo Muito espaço para conquistar principalmente pela pequena/média empresa Busca de clientes através de fontes de informação para possíveis clientes importadores Câmaras de comércio e feiras internacionais
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ADAPTAÇÃO DO PRODUTO Fatores culturais: Exportar manequins para mostruário em países árabes, devem ser enviados sem cabeça, pois nessa cultura não se mostra a expressão do rosto humano Fatores ergonômicos: Para a Holanda, manequins grandes, para o Japão manequins menores
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ADAPTAÇÃO DO PRODUTO Fatores climáticos: exportar móveis requer o conhecimento sobre o clima do importador e assim tratar a madeira evitando deformações e danos ao produto Fatores normativos: visando a proteção ao meio ambiente, há países que exigem embalagens recicláveis
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3.11 - PERFIL DO MERCADO ALVO
Conheça o mercado antes de exportar Quem são seus clientes, fornecedores e distribuidores. Também deve conhecer as leis, regulamentos, normas de qualidade e outros requisitos do local.
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