A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O jornal na escola Por que o jornal na escola? Levar jornais/revistas para a sala de aula é levar o mundo para dentro da escola. Jornais e revistas são.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O jornal na escola Por que o jornal na escola? Levar jornais/revistas para a sala de aula é levar o mundo para dentro da escola. Jornais e revistas são."— Transcrição da apresentação:

1 O jornal na escola Por que o jornal na escola? Levar jornais/revistas para a sala de aula é levar o mundo para dentro da escola. Jornais e revistas são mediadores entre a escola e o mundo. O jornal é uma fonte primária de informação – espelha valores e assim, torna- se instrumento para o leitor se situar e se inserir na ida social e profissional, preenchendo seu papel de objeto de comunicação. Como formador do cidadão: o jornal prepara leitores experientes e críticos para desempenhar seu papel na sociedade. Na formação geral do estudante: a leitura crítica aumenta a cultura e desenvolve as capacidades intelectuais. Como padrão de língua: os bons jornais oferecem aos professores e alunos uma norma padrão escrita que sirva de ponto de referência para a correção na produção de textos. O jornal oferece contato direto com o texto escrito autêntico. O jornal é também um registro da história, no seu dia a dia. JORNAL – PONTE ENTRE OS CONTEÚDOS TEÓRICOS DOS PROGRAMAS ESCOLARES E A REALIDADE.

2 PARA OS ALUNOS, O JORNAL: É o mediador entre a escola e mundo; Ajuda a relacionar seus conhecimentos prévios e sua experiência pessoal de vida com as notícias; leva-os a formar novos conceitos e a adquirir novos conhecimentos a partir de sua leitura; ensina-os a aprender a pensar de modo crítico sobre o que lê; estabelece novos objetivos de leitura. PARA OS PROFESSORES, o jornal é um excelente material pedagógico (para todas as áreas) sempre atualizado, desafiando- os a encontrar o melhor caminho didático para usar esse material na sala de aula.

3 Uma pedagogia da informação Objetivos da pedagogia da informação - ensinar o aluno a: se situar no caos do excesso de informação; selecionar os fatos, organizando-os, analisando-os, criticando-os; encontrar pontos de referencias e balizas; organizar dados; ordenar idéias, comparar e comprovar; argumentar e contra-argumentar; ligar um fato a outro. Hierarquizar, estabelecer relações de causa e efeito. Enfim: APRENDER A LER; APRENDER A ESCREVER; APRENDER A TRANSFERIR A APRENDIZAGEM DOS FATOS GERAIS LIDOS NO JORNAL À SUA VIDA COTIDIANA; APRENDER A APRENDER.

4 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO O interesse em levar o jornal à sala de aula como instrumento pedagógico tem crescido de ano para ano no Brasil. Para incluir as atividades com o jornal na sala de aula, num determinado percurso, o professor precisa: ter claro quais objetivos pretende atingir; estabelecer minuciosamente as estratégias pedagógicas a serem realizadas; conhecer os aspectos que serão facilmente compreendidos e executados pelos alunos; conhecer os pontos que possam apresentar dificuldade de aprendizagem; destacar os pontos em que é preciso insistir quanto à sua aquisição satisfatória, porém importantes para formação do aluno e atender aos objetivos maiores do trabalho com o jornal na sala de aula; decidir como será feito o trabalho: coletivo, em grupos, individualmente? reunir o material necessário à execução do trabalho; determinar previamente os locais em que as atividades serão desenvolvidas.

5 COM UM PLANEJAMENTO PRECISO, O PROFESSOR ESTARÁ PREPARADO PARA FAZER UM BOM TRABALHO E NÃO FICAR APENAS NA EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADES INTERESSANTES EM SI, MAS QUE, ISOLADAS OU MAL DESENVOLVIDAS, NÃO INICIAM O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE O JORNAL E NÃO CHEGAM A LUGAR ALGUM.

6 Proposta de sequências de atividades FASES entrar em contato com o jornal; conhecer o jornal; visitar o jornal; aprofundar a análise e a prática do jornal. A leitura e a prática do texto jornalístico devem ser tratados em três níveis: TEXTO – IMAGEM - DIAGRAMAÇÃO O PAPEL DO PROFESSOR levantar as hipóteses dos alunos sobre o assunto; conduzir a classe com perguntas de compreensão sobre o texto; levar os alunos a buscarem indícios que comprovem suas hipóteses ou aquilo que estão procurando no jornal. Estas são as estratégias que o professor oferecerá à classe para que esta construa seu próprio conhecimento, em contato com textos autênticos. A marcha do trabalho será: descobrir, compreender, explicar, conceituar.

7 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A avaliação da aprendizagem deverá ser contínua, não só testando os alunos mas também avaliando as estratégias didáticas utilizadas pelo professor. Uma possibilidade para a avaliação pode ser indagando os alunos ao fim da atividade com os seguintes questionamentos: o que aprendi e com que questionamentos? que dificuldades encontrei? o que nos ajudou a resolver essas dificuldades? Uma autoanálise como essa, feita coletivamente com a classe, pode ajudar o professor a avaliar não só o aprendizado da classe como a sua própria ação pedagógica.

8 ATIVIDADES 1º - entrando em contato com jornais e revistas Sugestões de atividades: Onde encontramos os jornais? Como as pessoas leem jornais e revistas? O jornal e o semanário informativo; Foleando jornais e revistas; Manuseando o jornal. 2º - conhecendo o jornal Descobrindo o jornal: localizar notícias e informações; Descobrindo o jornal: notícias e publicidade; Descobrindo o jornal: conteúdos periódicos; A ficha de jornais e revistas; As fontes de informação; Periodicidade dos cadernos; Conhecendo os cadernos do jornal; Conhecendo as seções dos cadernos; Montando e desmontando cadernos;

9 3º - visitando um jornal Por que visitar um jornal? Organização da visita ao jornal; Contatos com um jornalista; O que perguntar durante a visita? Depois da visita – impressões gerais; Depois da visita – levantamento de dados; Enquete sobre a circulação do jornal; 4º - aprofundando a análise e a prática do jornal Os componentes da primeira página de jornais e revistas; Jogo de quebra cabeça com a PP; O que é uma chamada? Localizar a continuação das notícias da PP; Entendendo o cabeçalho de periódicos; Organização linguística dos títulos; Quais as notícias mais importantes da PP? Localizar as três notícias mais importantes da PP; A função conotativa nas manchetes e títulos: fato e versão. Como usar o jornal na sala de aula – Maria Alice faria – editora Contexto


Carregar ppt "O jornal na escola Por que o jornal na escola? Levar jornais/revistas para a sala de aula é levar o mundo para dentro da escola. Jornais e revistas são."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google