A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Não é a doença que precisa ser curada e, sim, o paciente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Não é a doença que precisa ser curada e, sim, o paciente."— Transcrição da apresentação:

1 Não é a doença que precisa ser curada e, sim, o paciente.
I - VISÃO HOLÍSTICA EM UMA VISÃO HOLÍSTICA O ser HUMANO é um sistema que funciona como um todo, onde cada parte reflete a totalidade. Para a ACUPUNTURA é mais importante saber quem é a pessoa que tem a doença do que a doença que a pessoa tem. CURA Não é a doença que precisa ser curada e, sim, o paciente.

2 ACUPUNTURA I - VISÃO HOLÍSTICA
É útil em qualquer doença, não importando sua localização; oferecendo auxílio de uma maneira ou de outra; Pode ser facilmente ASSOCIADA a outras modalidades terapêuticas; Melhora o estado imunológico do paciente;

3 ACUPUNTURA I - VISÃO HOLÍSTICA
Regula o equilíbrio do organismo (homeostasia), melhora a resistência corpórea, reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêutica; Não está voltada diretamente para os agentes agressores externos, e, por isso, seu tratamento não visa o local comprometido do corpo; age sobre todo o sistema nervoso; Deve-se avaliar o paciente e analisar os fatores patogênicos de origem física, química, mecânica ou psíquica.

4 I - VISÃO HOLÍSTICA - Conflito anímico - Fator psíquico - Disfunção
- Sintomas Lesão orgânica (L.E.R) Deve-se valorizar o aspecto psíquico e as manifestações somáticas do paciente, estabelecendo o DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO (pulsologia, ouvir, apalpar, ryodoracu, etc.); Harmonizando o psiquismo: VG20; VC17; C7; CS6; BP4; IG4; ID3; C5;VC15;IT.

5 II – BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA NA ENFERMAGEM ENFOQUE NA PREVENÇÃO
ACUS = agulha PUNTURA = ponto ACUPUNTURA Antes de tudo uma técnica profilática; Trabalha e atua sobre a energia dos seres vivos. Essa energia básica da vida é chamada de “KI” (energia vital). Evolução do fenômeno DOENÇA - 3 fases: 1 – Psico-energética – maior eficiência 2 – Funcional – menor eficiência 3 – Lesional – eficácia bem reduzida (cirurgia)

6 Características IANG e INN
II – BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA NA ENFERMAGEM ENFOQUE NA PREVENÇÃO Duas formas de energia, antagônicas mas complementares, denominadas INN e IANG, e os CINCO movimentos dos ELEMENTOS. TAOÍSMO ACUPUNTURA filosófico Princípio Características IANG e INN

7 II – BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA NA ENFERMAGEM ENFOQUE NA PREVENÇÃO
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO

8 + VG e VC 6 INN 12 MERIDIANOS IANG 5 ELEMENTOS
II – BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA NA ENFERMAGEM ENFOQUE NA PREVENÇÃO P – BP – C – R – F - CS Órgãos duros 12 MERIDIANOS INN 6 IANG IG – E – ID – B – VB - TR Víceras ocas + VG e VC 5 ELEMENTOS

9 II – BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA NA ENFERMAGEM ENFOQUE NA PREVENÇÃO
A DOENÇA É sempre a manifestação de um desequilíbrio do INN e do IANG e dos cinco elementos. Ex.: elemento madeira  nutre os músculos; elemento água  nutre os ossos, etc. Antes de atingir o corpo físico, atinge o corpo energético; Características: aguda, crônica, quente, fria, etc. O DIAGNÓSTICO Anamnese (aspectos emocionais, comportamentais, alimentares, etc.); Pulsologia  detectar os meridianos energeticamente comprometidos. Impossível praticar a verdadeira acupuntura se não conhecer as técnicas do pulso.

10 Características bioelétricas (fácil penetração elétrica);
II – BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA NA ENFERMAGEM ENFOQUE NA PREVENÇÃO Dimensão não ultrapassa alguns mm2; FISIOLOGIA DOS ACUPONTOS Características bioelétricas (fácil penetração elétrica); Receptores nociceptivos  liberação de algiogênicos: acetilcolina, prostaglandinas, histaminas, serotonina, cortizol, etc.; Estímulos através de laser, calor (moxa), ultrasom e tuiná (massagem). A acupuntura permite a associação de abordagens – enfermagem e acupuntura.

11 III – 5 ELEMENTOS FOGO TERRA METAL ÁGUA MADEIRA


Carregar ppt "Não é a doença que precisa ser curada e, sim, o paciente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google