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Plano de Ensino OBJETIVOS

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Apresentação em tema: "Plano de Ensino OBJETIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Ensino OBJETIVOS
Conhecer as operações de produção, o seu histórico e evolução e a sua contribuição para a estratégia das empresas. Conhecer a metodologia usada nos processos produtivos. Realizar avaliação de fornecedores e identificar o controle dos processos de produção. Conhecer o projeto do produto e como é feita a seleção de processos.

2 Plano Estratégico da Corporação
Fatores Externos Econômicos Reguladores Tecnológicos Concorrentes Plano Estratégico da Corporação Marketing Produção Finanças Logística RH

3 Estratégia Competitiva Estratégia da Cadeia de Suprimentos
Eficiência Responsividade Estrutura da Cadeia de Suprimentos Estoque Transporte Instalações Informação Fatores-chave

4 Finanças, Contabilidade, Tecnologia da Informação, RH
Desenvolvimento de novos produtos Marketing e vendas Operações Distribui- ção Serviços

5 Cadeia de Valor Apoio Apoio M M A A R R G G E E M M
Infra-estrutura da empresa Infra-estrutura da empresa Apoio Apoio M Gerenciamento de Recursos Humanos M Gerenciamento de Recursos Humanos A Desenvolvimento de tecnologia A Desenvolvimento de tecnologia R Aquisição de insumos e serviços R Aquisição de insumos e serviços G G Logística de entrada Assistência técnica Logística de entrada Logística de saída Assistência técnica Marketing e Vendas Logística de saída Marketing e Vendas E Operações E Operações M M Atividades primárias

6 C2 F1 C1 C2 F2 E C2 F1 F2 C1 F3 F2 F1 C2 F3 Rede de Suprimentos

7 Entender a Cadeia de Suprimento Realizar o Alinhamento Estratégico
Alinhamento estratégico da Cadeia de Suprimento Entender o Cliente Entender a Cadeia de Suprimento Realizar o Alinhamento Estratégico

8 Características ligadas às necessidades dos clientes
A quantidade de produto necessária em cada lote O tempo de resposta que os clientes estão dispostos a tolerar A variedade de produtos necessária O nível de serviço exigido O preço do produto A taxa esperada de inovações no produto

9 Incerteza implícita da demanda
Incerteza da demanda Reflete a incerteza da demanda do cliente para um produto Incerteza implícita da demanda É a incerteza resultante para a Cadeia de Suprimento.

10 Espectro da incerteza implícita
Razoável incerteza da demanda Alta incerteza implícita da demanda Baixa incerteza implícita da demanda Razoável certeza da demanda Produtos estritamente funcionais: gasolina Produtos consagrados: Creme dental Colgate Novos modelos de produtos existentes: Fiat Idea Produtos totalmente novos: lançamento da nova câmera digital da Sony

11 Responsividade da Cadeia de Suprimento
responder a amplos escopos de quantidades exigidas; atender com lead times curtos; manejar uma grande variedade de produtos; produzir produtos altamente inovadores; atender a um nível de serviço muito alto.

12 Supply Chain Strategy Componentes da Estratégia de Supply Chain
Company Strategy Stock transport Customer Service Network Strategy Relationship Strategy Information Information Tecnology People Logistics Strategy Logistic Provider Componentes da Estratégia de Supply Chain

13 Comparação entre Cadeias de Suprimento eficientes e responsivas
Cadeia de Suprimento Eficiente Cadeia de Suprimento Responsiva Objetivo principal Suprir a demanda com o menor Atender a demanda rapidamente custo. Estratégia de criação do Maximizar o desempenho com Criar modularidade que permita produto um custo mínimo por produto um adiamento da diferenciação do produto. Estratégia de preços Margens baixas porque o Margens altas pois o preço não é preço impulsiona o produto o impulsionador do produto. Estratégia de fabricação Reduzir o custo através de Manter flexibilidade na capacidade alta utilização para atender a demanda inesperada Estratégia de estoques Minimizar os estoques para Manter estoques reguladores para reduzir custos atender à demanda inesperada. Estratégia de lead time Reduzi-lo se sacrificar os Reduzi-lo agressivamente mesmo custos que os custos sejam altos. Estratégia para Selecioná-los baseando-se Selecioná-los baseando-se na fornecedores em custo e qualidade velocidade, flexibilidade e qualidade Estratégia de transportes Contar com os meios de Contar com os meio de transporte transporte mais baratos responsivos. Comparação entre Cadeias de Suprimento eficientes e responsivas

14 EVOLUÇÃO HISTÓRICA A função produção Revolução industrial Padronização de componentes

15 Por que a IKEA está preparada para sobreviver e prosperar?

16 Mantém rigoroso controle sobre seus custos;
conhece seu mercado; sabe como pode atender às necessidades de seus consumidores; sabe como organizar e prestar os serviços em sua loja. os produtos que a IKEA desenha e vende representam notável valor pelo dinheiro.

17 1 a A IKEA obtém sucesso pela eficácia de sua Administração da Produção que fornece: fácil fluxo de consumidores; ambiente limpo e bem planejado; bens suficientes para satisfazer a demanda; funcionários suficientes para atender aos consumidores e repor os estoques; qualidade apropriada de serviços; fluxo contínuo de idéias para melhorar o desempenho de suas operações.

18 IKEA Atividades da Administração de Produção da IKEA
Desenho do arranjo físico da loja que proporcione circulação suave e eficaz Garantia de que o serviço de todos os funcionários encoraje suas contribuições para o sucesso da empresa Desenho de produtos elegantes que possam ser empacotados de forma eficiente Lojas com tamanho apropriado e localização eficaz IKEA Exame contínuo e aprimoramento das práticas de produção Manutenção de áreas de estocagem limpas e seguras Monitoramento e aumento da qualidade do serviço prestado aos consumidores Rápida reposição de produtos Atividades da Administração de Produção da IKEA

19 O que representa a função produção?
Representa na organização a reunião de recursos destinados à produção de seus bens e serviços. Qualquer organização possui uma função produção porque produz algum tipo de bem/serviço. Gerentes de Produção – são funcionários que exercem responsabilidade particular em administrar algum ou todos os recursos envolvidos pela função produção. (de tráfego, de distribuição, administrativo ou de loja).

20 Atividades funcionais Igreja Cadeia de Fast Food Universidade
Marketing Convocação de fiéis. Proselitismo Propaganda em TV. Preparação de materiais promocionais Criação de folhetos explicativos. Divulgação de cursos. Contabilização de contribuições. Adm de recursos. Pagamento de aluguéis e contas Pagamento de fornecedores. Recebimento de Vendas. Pagamento de funcionários Contabilidade e Finanças Pagamento de funcionários e professores. Monitoramento de gastos. Recebimento de anuidades Busca do significado da existência. Interpre- tação das escrituras sagradas Desenvolvimento de produto/serviço. Desenvolvimento de hambúrgueres, pizzas,etc Design dos restaurantes Desenvolvimento de novos cursos. De programas de pesquisa. Celebração de casamentos. Cerimônias fúnebres, missas ,etc. Transmissão de conhecimento. Condução de pesquisas. Administração de cursos. Produção Preparação de lanches, pizzas, hambúrgueres. Atendimento de consumidores. Limpeza de mesas, lavagem da louça. Manutenção dos equipamentos.

21 Atividades funcionais Igreja Cadeia de Fast Food Universidade
Treinamento de padres, pastores,etc. Avaliação do desempenho pastoral Treinamento de funcionários. Preparação de planos salariais. Treinamento de funcionários. Administração de contratos. Avaliação de desempenho. Recursos Humanos Compra de alimentos. Compra de pratos, embalagens, guardanapos Compra de material de consumo. Desenvolvimento de fornecedores de vestimentas. Compra de equipamentos Compra de material de consumo. De Livros,etc. Compras Manutenção das instalações. Ampliação das instalações. Manutenção de equipamentos. Engenharia e Suporte Técnico Manutenção de prédios, templos, etc. Desenvolvimento ou compra de equipamentos, fornos etc. Instalação de equipamentos, fornos,etc.

22 Funções centrais e de apoio
Função engenharia/suporte técnico Funções de suporte Função contábil - financeira Função desenvolvimento de produto/serviço Outras Funções principais Função produção Função Marketing Função Recursos Humanos Logística Função informação/ tecnologia Funções centrais e de apoio

23 Manter o controle sobre a localização de cada equipamento
Planejar o que é necessário para as grandes tarefas de produção Comprar o tipo certo de equipamento que os consumidores desejam alugar Preservar todo o equipamento de modo a evitar falhas quando em uso Distribuir de forma justa as tarefas populares e impopulares entre os funcionários STAGEPOINT Desenvolver as habilidades dos funcionários para aumentar a flexibilidade e qualidade do serviço Sempre ter procedimentos de emergência caso os consumidores tenham problemas Preparar “visualizações” mostrando o projeto do set final para consumidores prospectivos Algumas atribuições da administração de produção da Stagepoint

24 A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Inputs Outputs Recursos Humanos, Instalações e Processos, Materiais, Terra, Energia e Informação Bens Serviços Processo de transformação Medida de Performance (Qualidade, Custo, Produtividade, etc.)

25 OUTPU

26 Algumas operações como processos de input-transformação-output
Operação Recursos de input Processo de transformação Outputs Linha aérea Avião Pilotos e equipe de bordo Equipe de terra Passageiros de carga Transportar passageiros e carga pelo mundo Passageiros e carga transportados Loja de departamento Produtos à venda Equipe de vendas Registros computadorizados Clientes Dispor os bens Fornecer conselhos de compras Vender os bens Consumidores e produtos juntos Gráfica Impressoras e desenhistas Prensas de impressão Papel, tinta, etc. Projeto gráfico Impressão Encadernação Material desenhado e impresso Polícia Oficiais de Polícia Sistemas de computador Informação Público (defensores da justiça e criminosos) Prevenir crimes Solucionar crimes Prender criminosos Sociedade justa Público com sentimento de segurança Fabricante de comida congelada Comida fresca Operadores Equipamento de processamento de alimento Congeladores Preparação da comida Congelamento da comida Comida congelada Algumas operações como processos de input-transformação-output

27 Ambiente Ambiente INPUT Processo de transformação OUTPUT
Recursos de entrada a serem transformados Ambiente Saída de Produtos e Serviços Materiais Informação Consumidores Processo de transformação Consumidores INPUT OUTPUT Instalação Pessoal Recursos de Entrada Recursos de entrada de transformação Ambiente

28 Inputs para o processo de transformação
Recursos transformados materiais; informações; consumidores Recursos de Transformação Instalações – prédios, equipamentos,terreno e tecnologia; funcionários – os que operam,mantêm, planejam e administram a produção.

29 Processo de transformação
Processamento de materiais transformar suas propriedades físicas (forma, composição, característica) – manufaturas mudam sua localização – entrega de produtos mudam a posse - varejo o estocam ou o acomodam – armazéns.

30 Processamento de informações
Transformam as propriedades informativas – os contadores; mudam a posse da informação – as empresas de pesquisa de mercado. estocam ou acomodam a informação arquivos e bibliotecas; mudam a localização da informação – empresas de telecomunicações.

31 Processamento de consumidores
mudando suas propriedades físicas – cabeleireiros e cirurgiões plásticos. algumas operações os acomodam – hotéis transformam a sua localização – linhas aéreas, sistema de transporte de massa transformam o estado fisiológico dos consumidores - os hospitais; mudam o estado psicológico – a maioria dos serviços de entretenimento (música, teatro, televisão, rádio, parques temáticos,etc.)

32 Outputs do processo de transformação
São bens físicos e/ou serviços. Tangibilidade Os bens físicos Os serviços são intangíveis. Estocabilidade Os bens podem ser estocados; os serviços não são estocáveis. Transportabilidade Bens são transportáveis; Serviços não transportáveis.

33 Contato com o consumidor
Simultaneidade Os bens físicos são produzidos antes de serem consumidos; os serviços são frequentemente produzidos simultaneamente com seu consumo. Contato com o consumidor para os bens físicos – pouco ou nenhum; para os serviços há um nível maior de contato. Qualidade

34 ENGENHARIA/ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
ENGENHARIA/ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL ENGENHARIA/ADMINISTRAÇÃ DE OPERAÇÕES PRODUÇÃO EM MASSA PRODUÇÃO ENXUTA

35 NOVOS CONCEITOS Just-in-time Engenharia simultânea Tecnologia de grupo
Consórcio modular Células de produção Desdobramento da função qualidade (QFD) Comakership Sistemas flexíveis de manufatura Manufatura integrada por computador Benchmarking Produção customizada

36 Just-in-Time Processo que objetiva obter maior volume de produção, usando o mínimo de matéria-prima, embalagens, estoques intermediários, recursos humanos,etc. Procura-se reduzir custos e evitar desperdícios nas diversas fases do processo. Engenharia Simultânea Participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto. Tanto clientes como fornecedores são envolvidos para reduzir prazos, custos e problemas na fabricação e comercialização.

37 Consórcio Modular Consiste em diversos parceiros trabalharem juntos dentro de uma planta, com padronização e especificação dos processos. Permite a redução de custos de produção e investimentos. Diminui os estoques e o tempo de produção. Células de produção Consiste em uma ou mais estações de trabalho com mecanismos de transporte e estoque intermediários entre elas. São dispostas em “U” para se obter maior velocidade na produção. Necessita de funcionários polivalentes.

38 Comakership O mais alto nível de relacionamento entre cliente e fornecedor, representado por conceitos como confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada. Benchmarking Utilização das melhores práticas, estejam elas onde estiverem. Produção customizada Para atender detalhes das necessidades do consumidor, o seu desejo pessoal, sem atrapalhar os processos de produção.

39 Visão geral de manufatura e serviços
Manufatura X Serviços Administração da Produção Base nos elementos da Engenharia Industrial - Arranjo físico, processos de fabricação, planejamento e controle da produção, controle da qualidade, manutenção da instalações fabris, manuseio e armazenamento de materiais, produtividade da mão-de-obra direta, etc.

40 Administração da Produção/Operações
Foco da atualidade Fornecimento de serviços com abordagem semelhante é dada à fabricação de bens tangíveis. Ampliação do conceito de produção que passa a incorporar os serviços. Denominação de Operações, que é o conjunto de todas as atividades da empresa relacionadas com a produção de bens e/ou serviços.

41 Fluxos de mercadorias, serviços e capitais
Consumidor a base dos esforços das empresas; Produtos e serviços devem estar o mais próximo dos consumidores; Necessidades de esquemas de distribuição rápidos e eficazes; Ênfase para a Logística Empresarial, que é parte da Administração das operações; O fluxo de mercadorias tende a ser cada vez maior. Empresas diversificam suas bases de apoio.

42 Artigo disponível no site da JJ “Onde nascem nossos produtos”
Um exemplo: A estrutura física da Johnson & Johnson no Brasil é composta pelo seu parque industrial, onde são produzidos todos os seus produtos, e por dois prédios de escritórios, onde se concentra a área administrativa e de marketing. [....] Localizado em São José dos Campos, em São Paulo, o parque possui uma área de 910 mil metros quadrados, onde se concentra toda a produção das três empresas Johnson & Johnson no País: Johnson & Johnson Ind. e Com., Johnson & Johnson Produtos Profissionais Ltda. e Jansen-Cilag Farmacêutica Ltda. [...] Dois prédios localizados no município de São Paulo abrigam a maior parte das áreas administrativas e de marketing da companhia. Juntos, eles somam quase 30 mil metros quadrados. Nos prédios e nas áreas adjacentes, estão instalados um restaurante, dois estacionamentos, uma academia com equipamentos de ginástica e musculação e uma quadra de tênis. Artigo disponível no site da JJ “Onde nascem nossos produtos”

43 OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES
A fábrica do futuro Organização da produção Projeto dos produtos e dos processos Layout Comunicação visual Posto de trabalho Compromisso com o meio ambiente Gestão do conhecimento

44 Organização da produção
Focada na alta produtividade Métodos de trabalho com mecanismos de prevenir problemas Fábricas extremamente limpas e organizadas (housekeeping) Colaboradores treinados em várias funções Planejamento, programação e controle da produção informatizados, através de softwares integrados. Produção enxuta Presença de espírito de grupo e de compromisso mútuo. Utilização de indicadores de desempenho.

45 Projeto dos produtos e processos
Projeto dos produtos desenvolvidos junto com os processos onde serão fabricados. Uso em larga escala da Engenharia simultânea. Foco nos objetivos dos clientes. Uso de técnicas como QFD e FMEA, que dá maior confiabilidade. Produtos modulados e com menor número de componentes.

46 Layout Elemento determinante da “fábrica do futuro”. Organização em células de produção. São comuns as “ilhas de automação”. Áreas reduzidas para estoques de MP e sem previsão para áreas para retrabalho. É possível existência de “gargalos”, mas facilmente administrados.

47 Comunicação Visual Informações sobre produção, produtividade, objetivos atingidos e atingir, percentagem de refugos, etc. estão afixadas em quadros espalhados pelas diversas instalações. Informações disponibilizadas em tempo real. Uso de painéis eletrônicos e códigos de barras. Baixa necessidade de papéis circulando no ambiente de trabalho. Uso de cores para realçar as informações.

48 Extremamente limpo e arejado.
Posto de trabalho Projetado para oferecer conforto, bem-estar e segurança aos colaboradores. Extremamente limpo e arejado. Um exemplo: Na Semco, vários funcionários são virtuais trabalham com laptop e se conectam cada dia em um lugar diferente – dentro ou fora da empresa. Há tomadas espalhadas por todo lugar: na lanchonete, no jardim de inverno ou no “redário”. O funcionário chega e confere na tela os locais disponíveis. Ao clicar nos lugares ocupados, pode ver quem está sentado ali e escolher o vizinho. Folha de S.Paulo – Caderno Equilíbrio. ( Abr 2002)

49 Compromisso com o meio ambiente
Ecologicamente correta; não poluidora. Certificado nos termos ISO ou normas correspondentes. Preocupação em trabalhar com materiais recicláveis. Contabilização dos custos sociais e ambientais.

50 A constante preocupação da Johnson & Johnson do Brasil com a preservação do meio ambiente foi reconhecida através da Certificação ISO 14001, a chamada “ISO Verde”. A chancela atesta o sistema de gestão ambiental das empresas, ou seja, sua capacidade de organizar, planejar, executar e avaliar processos que controlem o impacto de sua atuação, demonstrando seu comprometimento com a proteção ambiental. [...] Para se ter idéia de alguns avanços alcançados nos últimos anos, a reciclagem de resíduos na unidade brasileira saltou de 39% em 1992 para 65% em 2000; em 1996, a companhia foi considerada a Primeira Empresa CFC Free da América Latina, eliminando a utilização de gases que atacam a camada de ozônio; já em 1993, todos os tanques subterrâneos foram substituídos por tanques de superfície para evitar vazamentos: alcançou ainda uma redução de 74% no consumo individual de papel até 1999 e de 26% no uso das embalagens em 2000; entre tantas outras iniciativas. Todos esses processos serão auditados regularmente para a manutenção do Certificado ISO , numa demonstração de que a Johnson & Johnson está permanentemente empenhada na preservação do meio ambiente no Brasil e nos demais 50 países onde está presente. ( Dados obtidos no site da Johnson & Johnson )

51 Gestão do Conhecimento
O conhecimento NÃO está centralizado na figura do chefe. A prioridade não é a simples produção massificada, mas a produção em que os conhecimentos são aplicados para melhorar o desempenho.

52 Tipos de Operações Manufatura Exemplos Serviços Exemplos Descrição
Longa duração,Volume unitário, Produtos customizados Projeto de Construção , Estaleiro, Fábrica Consultoria, Desenvolvimento de software Projeto Curta duração, baixo volume, Produto customizado Alfaiataria, Comunicação visual Restaurante, Oficina de re- paro de carros Job Shop

53 Conceito de Produtividade
OUTPUT INPUT PRODUTIVIDADE = OUTPUT INPUT

54 AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE
ALGUNS FATORES DETERMINANTES DA PRODUTIVIDADE RELAÇÃO CAPITAL X TRABALHO ESCASSEZ DE ALGUNS RECURSOS MUDANÇAS NA MÃO-DE-OBRA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA RESTRIÇÕES LEGAIS FATORES GERENCIAIS QUALIDADE DE VIDA

55 Impacto econômico da melhoria da produtividade e qualidade
AÇÃO GERENCIAL Melhoria na qualidade do produto Melhoria nos processos produtivos Aumento no “output” por unidade de “input” Redução no “input” por unidade de “output” Aumento no “output” e redução no “input” Maior valor percebido Preços mais altos Produtividade melhorada Maior participação no mercado Baixos custos de manufatura e serviços Aumento na receita Maiores lucros

56 SISTEMAS DE PRODUÇÃO

57 AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE
Relação capital-trabalho Escassez de alguns recursos Mudanças na mão-de-obra Inovação e tecnologia Restrições legais Fatores gerenciais Qualidade de vida

58 Ciclo da Produtividade
Medida da Produtividade Planejamento Avaliação Melhoria

59 Âmbitos de Medida da Produtividade
Nacional PNB Renda PER CAPITA Empresa Produtividade Total Produtividade Parcial

60 Formas de se melhorar a produtividade
Produzir mais output usando o mesmo nível de inputs. Produzir a mesma quantia de output usando menor nível de inputs. Produzir mais output usando menor nível de inputs.

61 Tendências Recentes na Administração da Produção
Produção Just-in-Time Gestão da Qualidade Total Tecnologias computador-dependentes Competição com base no tempo Reengenharia dos processos de negócios A Fábrica de Serviços Mapeamento do fluxo de valor

62 Produtividade – Exemplos
1- Qual a eficiência de um transformador elétrico que no processo de redução de tensão de volts para 110 volts recebe energia de 850KWh e envia 830KWh? 2- Qual a eficiência econômica de uma empresa que incorreu em custos de $ ,00 para gerar um receita de $ ,00? 3- Determinar a produtividade parcial da mão-de-obra de uma empresa que faturou $70 milhões em um certo ano fiscal no qual 350 colaboradores trabalharam em média 170 horas/mês. 4- A empresa do exercício 3 produziu toneladas do produto que comercializa. Qual a produtividade parcial da mão de obra? 5- No mês de janeiro, a empresa ABC produziu unidades do produto Alpha, com a utilização de 800 homens.hora. Em fevereiro, devido ao número de dias úteis, produziu unidades, com a utilização de 700 homens.hora Determinar a produtividade total nos meses de janeiro, fevereiro e sua variação

63 Produtividade - Exemplos
6- A indústria de papelão ondulado produziu, em 1997, 2 milhões de toneladas com o emprego de empregados. Em 2002, sua produção foi de 2,6 milhões de toneladas, com a participação de trabalhadores. Determinar as produtividades em 1997 e 2002 e sua variação.

64 Estratégia de Produção e Operações
Por que Gestão Estratégica de Produção e Operações? As operações (tanto em manufatura como em serviços) envolveriam, numa grande quantidade de situações, a maioria do investimento em capital das organizações; A maioria das decisões, em operações,inclui, normalmente, recursos físicos que têm, por natureza, “inércia decisória”.

65 As decisões de operações, uma vez tomando efeito, são normalmente difíceis e caras de ser revertidas, permanecendo a exercer influência por um período que pode chegar a décadas. As opções estratégicas adotadas quando se decide por determinada alternativa impactam diretamente as formas com que a empresa vai ser capaz de competir nos mercados, no futuro.

66 Qual o objetivo da Estratégia de Operações?
Garantir que os processos de produção e entrega de valor ao cliente sejam alinhados com a Intenção Estratégica da empresa quanto aos resultados financeiros esperados e aos mercados a que pretende servir e adaptados ao ambiente em que se insere.

67 Diferença entre Estratégia de Operações e Gestão de Operações
É a atividade de gerenciamento dos recursos e processos produtivos que produzem o pacote de serviços entregue ao cliente. Estratégia de Operações Preocupa-se com o desenvolvimento de longo prazo dos processos e recursos e com a criação de competências para que a organização possa ter níveis sustentáveis de vantagem competitiva.

68 Nível hierárquico decisório
Gestão de operações preocupa-se com apoiar a tomada de decisões individuais de recursos e operações, enquanto a estratégia de operações preocupa-se com a conformação e manutenção do padrão de tomada de decisões. Natureza Escala de tempo Gestão de Operações preocupa-se com uma escala de até um ano, enquanto a estratégia de operações terá preocupação com uma escala de um a dez anos à frente, dependendo da inércia das decisões envolvidas no negócio. Grau de agregação das decisões Gestão de Operações preocupa-se mais com decisões detalhadas sobre recursos e processos, enquanto a Estratégia de Operações preocupa-se mais com níveis agregados: unidades produtivas, novas linhas de produtos e serviços , etc. Gestão de Operações preocupa-se com as interfaces entre as operações e outras áreas, com ênfase interna; Estratégia de Operações tem ênfase nos ambientes interno e externo. Ênfase Nível hierárquico decisório Gestão de Operações tende a ser uma função compartilhada por grande número de pessoas, de escalão gerencial menor; Estratégia de Operações está mais dentro do âmbito decisório da lata direção. Nível de abstração Gestão de Operações lida com questões mais concretas do dia-a-dia; Estratégia de Operações lida com ênfase com conceitos e idéias mais abstratos. As decisões de Estratégia de Operações em geral definem por prazos mais longos as capacitações que a operação vai ter no futuro; as decisões de Gestão de Operações subordinam-se aos limites dados pela Estratégia de Operações Subordinação


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