A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Eu quero ser professor de Educação Física”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Eu quero ser professor de Educação Física”"— Transcrição da apresentação:

1 “Eu quero ser professor de Educação Física”
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Psicologia da Educação – Prática Projeto: “Eu quero ser professor de Educação Física” Docente: Professor Nuno Corte-Real Discente: António Machado Porto, abril 2014

2 Para ser professor é necessário:
Projeto: “Eu quero ser professor de Educação Física” Refletir, avaliar e anotar os seus problemas; Ter vocação e formação; Valorizar as características individuais; Estipular objetivos concretizáveis;

3 Diagnóstico Participado
Reflexão Individual; Conversas informais com professores e colegas.

4 Problemas/Manifestações
• Controlo da turma; A aula perde todo o interesse para os alunos e para o professor; Falta de conhecimento em algumas matérias de ensino; Os alunos ficam incapacitados de apreenderem mais (profundidade da matéria); • Lidar com casos de indisciplina. Perda de estatuto do professor; Os alunos fazem o que querem.

5 Causas Inexperiência em lidar com grupos;
Má preparação para lecionar as aulas e grande variedade de conhecimentos que um professor de educação física tem que ter; Não sou suficientemente rígido nestes casos.

6 Características Individuais
Persistente; Trabalhador; Organizado; Humilde.

7 Priorização dos problemas
Problemas/Necessidades Importância Tempo Recursos Custos Total Controlo da turma 5 1 4 15 Falta de conhecimentos 2 11 Lidar com indisciplina 3

8 Lecionar aulas nos próximos anos.
Objetivos Gerais Específicos Lecionar aulas nos próximos anos. Numa próxima intervenção conseguir controlar a turma, mantendo todos os alunos interessados no meu discurso, evitando a existência de casos problemáticos; Alcançar experiência e ser capaz de resolver de forma autónoma, todas as situações que apareçam durante o próximo ano letivo – Mestrado/ Estágio.

9 Plano de Atividades Criar exercícios cuja organização dos alunos seja em pares e formar duplas em que um aluno é melhor comportado que o outro; Utilizar estratégias para atribuir responsabilidades aos alunos, de modo a serem um exemplo a seguir; Planear uma aula que não permita muitos tempos de paragem, para que alunos estejam m maioritariamente em empenhamento motor; Filmar uma aula e analisar as filmagens de modo a corrigir a minha atitude, o meu posicionamento e a minha postura.

10 Como avaliar… Obter feedbaks por parte dos colegas que observam a aula; Refletir no final de cada aula lecionada; Analisar as filmagens;

11 Avaliação Após a aula de Dança, na escola da Areosa, recolhi feedbacks juntos dos colegas que observaram a aula, os quais me disseram que melhorei bastante a nível do controlo da turma, tendo também recebido elogios por parte da professora; Elaborei uma reflexão acerca do meu desempenho na aula, na qual também fiz referência ao modo como controlei a turma. Conclui que, apesar de ter sentido que controlei melhor a turma, ainda posso melhorar mais; Não deu para analisar imagens da aula porque não tive oportunidade de realizar filmagens.

12 Obrigado pela vossa atenção!


Carregar ppt "“Eu quero ser professor de Educação Física”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google