Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Professora Lucélia de Sena Alves
Mediação Professora Lucélia de Sena Alves
2
conceito Além de um processo, a mediação é a arte e técnica de resolução de conflitos intermediada por um terceiro mediador (agente público ou privado) – que tem por objetivo solucionar pacificamente as divergências entre pessoas, fortalecendo suas relações (no mínimo, sem qualquer desgaste ou com o menor desgaste possível), preservando os laços de confiança e os compromissos recíprocos que os vinculam (Bacellar, 20003).
3
Objetivo do mediador Na mediação, há de se ter sempre em mente que as pessoas em conflito a partir dessa concepção geral (negativa), ao serem recepcionadas, estarão em estado de desequilíbrio. O desafio do mediador será buscar, por meio de técnicas específicas, uma mudança comportamental que ajude os interessados a perceber e a reagir ao conflito de uma maneira mais eficaz.
4
Objetivos da conversa na mediação
A conversa desenvolvida no processo consensual da mediação servirá para: esclarecer situações; recuperar a comunicação direta entre as partes; , eliminar falhas verificadas na comunicação anterior e pode até melhorar o relacionamento entre os interessados nas suas relações posteriores.
5
Mediação é transdisciplinar
Em face da complexidade dos conflitos e da concepção das pessoas sobre sua ocorrência, a mediação buscará na psicologia, na sociologia, na antropologia, na filosofia, na matemática e na física quântica os conhecimentos que possam fortalecer sua aplicação.
6
Funções do mediador Acolher; Organizar; Informar e esclarecer;
Administrar as participações; Ampliar a compreensão do problema; Estabelecer a sintonia emocional; Desenvolver soluções de forma cooperada; Favorecer acordos satisfatórios;
7
Comportamentos do mediador
Cumprimentos; Olhar; Postura; Fala adequada; Sorriso; Imagem corporal; Pontualidade; Não interromper o diálogo com celulares ou similares; Despedida.
8
Procedimentos gerais Escuta ativa;
Identificação dos conteúdos verbais e não verbais; Ordenação dos pensamentos; Orientação da fala das partes; Manutenção do roteiro previsto; Insistência nos argumentos lógicos.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.