A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Foco de estudo: Caderno 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Foco de estudo: Caderno 3."— Transcrição da apresentação:

1 Foco de estudo: Caderno 3

2 - A interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização
- A interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. - Currículo e interdisciplinaridade: a construção de conhecimento de forma integrada. Caderno 3

3 INTERDISCIPLINARIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

4 QUAL A NOSSA CONCEPÇAO DE INTERDISCIPLINARIDADE?

5 HISTÓRICO: Disciplina: conjunto de conhecimento/conteúdos a serem ensinados

6 HISTÓRICO: Disciplina: Ordem, da repressão das condutas prejudiciais

7 HISTÓRICO: Disciplina: matéria de ensino, suscetível de servir aos exercícios intelectuais

8 HISTÓRICO: Disciplina: remetendo a ideia de participação dos conhecimentos escolares em blocos

9

10 Como é possível trabalhar com os diferentes componentes curriculares, das diferentes áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar, sem deixar de considerar as especificidades de cada um deles?” (P.22)

11 INTERDISCIPLINARIDADE
Disciplinarização – facilita a organização de conteúdos Interdisciplinaridade – não é novo: LDB nº 5.692/71 e LDB nº9.394/96 Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) e OCNEM/2006 Ensino Fundamental de nove anos e PNAIC 2012 e 2013

12 INTERDISCIPLINARIDADE
Ora de inter-relacionar os componentes diversos, ora trabalhar conteúdos Formação – visão positivista e fragmentada “A interdisciplinaridade implica uma vontade e um compromisso dos atores envolvidos de elaborar um contexto mais geral, na qual cada uma das disciplinas em contato é modificada e passa a depender claramente uma das outras” (p.11)

13 INTERDISCIPLINARIDADE
Prática interdisciplinar necessita de pedagogia apropriada. Compromisso pactuado, integrando todas as dimensões de ensino. Consolidação nas práticas dos professores, superando a fragmentação. Necessidade de planejarmos a organização do tempo sem fragmentar as áreas de conhecimento.

14 Construção de conhecimento de forma integrada
Currículo: instrumento de formação humana.

15

16 Quais conhecimentos precisam ser (re)construídos dentro da escola?

17

18 Analisar os relatos de experiências das páginas 23,24 e 25 e refletir , registrando avanços e dificuldades nos diferentes conhecimentos em sala de aula (escola) para a efetivação da interdisciplinaridade.

19 E-mail: carenbrichi@gmail.com

20

21

22


Carregar ppt "Foco de estudo: Caderno 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google