Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Foco de estudo: Caderno 3
2
- A interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização
- A interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. - Currículo e interdisciplinaridade: a construção de conhecimento de forma integrada. Caderno 3
3
INTERDISCIPLINARIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
4
QUAL A NOSSA CONCEPÇAO DE INTERDISCIPLINARIDADE?
5
HISTÓRICO: Disciplina: conjunto de conhecimento/conteúdos a serem ensinados
6
HISTÓRICO: Disciplina: Ordem, da repressão das condutas prejudiciais
7
HISTÓRICO: Disciplina: matéria de ensino, suscetível de servir aos exercícios intelectuais
8
HISTÓRICO: Disciplina: remetendo a ideia de participação dos conhecimentos escolares em blocos
10
Como é possível trabalhar com os diferentes componentes curriculares, das diferentes áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar, sem deixar de considerar as especificidades de cada um deles?” (P.22)
11
INTERDISCIPLINARIDADE
Disciplinarização – facilita a organização de conteúdos Interdisciplinaridade – não é novo: LDB nº 5.692/71 e LDB nº9.394/96 Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) e OCNEM/2006 Ensino Fundamental de nove anos e PNAIC 2012 e 2013
12
INTERDISCIPLINARIDADE
Ora de inter-relacionar os componentes diversos, ora trabalhar conteúdos Formação – visão positivista e fragmentada “A interdisciplinaridade implica uma vontade e um compromisso dos atores envolvidos de elaborar um contexto mais geral, na qual cada uma das disciplinas em contato é modificada e passa a depender claramente uma das outras” (p.11)
13
INTERDISCIPLINARIDADE
Prática interdisciplinar necessita de pedagogia apropriada. Compromisso pactuado, integrando todas as dimensões de ensino. Consolidação nas práticas dos professores, superando a fragmentação. Necessidade de planejarmos a organização do tempo sem fragmentar as áreas de conhecimento.
14
Construção de conhecimento de forma integrada
Currículo: instrumento de formação humana.
16
Quais conhecimentos precisam ser (re)construídos dentro da escola?
18
Analisar os relatos de experiências das páginas 23,24 e 25 e refletir , registrando avanços e dificuldades nos diferentes conhecimentos em sala de aula (escola) para a efetivação da interdisciplinaridade.
19
E-mail: carenbrichi@gmail.com
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.