A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História Prof. Carlos GEO Grupo SEB. A Índia e a China antigas  Objetivos: - Caracterizar a formação do império indiano e os aspectos religiosos desses.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História Prof. Carlos GEO Grupo SEB. A Índia e a China antigas  Objetivos: - Caracterizar a formação do império indiano e os aspectos religiosos desses."— Transcrição da apresentação:

1 História Prof. Carlos GEO Grupo SEB

2 A Índia e a China antigas  Objetivos: - Caracterizar a formação do império indiano e os aspectos religiosos desses povos - Identificar aspectos da China antiga - Interpretar algumas características atuais da China e da Índia.

3 1. Índia - Dravidianos: governados por marajás > ocupavam a península da índia. - A região foi invadida pelos arianos, e a mescla dos povos deu origem à sociedade hindu, cujo vedismo era a religião. - Vedismo - Cada pessoa nasce com funções e papéis predefinidos e imutáveis na sociedade, designados por deuses. Era dividida em castas. Elas limitavam a população. - Crença na Reencarnação: a alma poderia alcançar estágios mais puros.

4 - Hierarquia Social - Brâmares: sacerdotes que detinham e eram responsáveis pela aplicação dos textos sagrados; - Guerreiros: defendiam o território e ocupavam cargos políticos - Mercadores: se dedicavam ao comércio - Párias ou Intocáveis: impuros; realizavam atividades em que lidavam com animais mortos e dejetos humanos.

5 1.1 A unificação política - Séc. IV: persas conquistam noroeste da península da Índia: influência cultural, comercial e formação de cidades. - Após o domínio persa, reinos independentes formaram-se. - Asoka: unificou os povos hindus - budista, favoreceu a disseminação da religião pela área. - Budismo: negava as castas, pregava que a realidade era mutável, e a salvação pela boa conduta. - Apesar do crescimento, o hinduísmo prevaleceu.

6 1.2 Religiões - Vedismo, bramanismo, budismo: religiões desenvolvidas na península da Índia. - Vedas: conjunto de escrituras sagradas que regem o vedismo e o budismo. - Vedismo: antiga religião dos hindus, possui vários deuses ligados aos elementos da natureza - Bramanismo: adaptação do vedismo. -Preceitos: respeito à ordem cósmica, obediência ao destino e dever de pureza, base do sistema de castas. - A alma está sujeita à sucessão de vidas até ser pura (libertação) - Trindade: Braman, Vishnu e Shiva - Século III, o bramanismo passou a ser chamado de hinduísmo.

7 - Budismo: fundada por Sidarta Gautama, Buda, no século V a. C. - Nascido no Himalaia, seus ensinamentos foram transmitidos oralmente aos seguidores. - Nada é permanente ou indestrutível, principalmente a realidade, que é mutável. - Não acreditavam que o Universo possuísse uma ordem predefinida; assim, negavam o sistema de castas. - Doutrina: As 4 nobres verdades: - a vida é dor - a causa da dor é o desejo - o fim da dor é obtido com o fim do desejo - o fim do desejo é obtido pela prática das regras morais e da disciplina ascética.

8 2. China - Região da atual China foi a primeira a abrigar sociedades complexas. Eles dominavam a fundição de bronze e ligas metálicas (XVIII a. C) - Comunidades > Principados: organizadas em torno de cidades- palácios. - Rígida divisão social: lavradores e aristocracia. - Governante: considerado Filho do Céu: funções administrativas e religiosas - Século XVIII: enfraquecimento político e militar do soberano; fortalecimento da aristocracia.

9 2.1 A construção do Império - V a.C – III a.C: diversos conflitos entre os principados - Qin Shi Huangdi: unificação dos domínios, formação do Primeiro Império. - Comandou a construção da Muralha da China - Implantou sistemas únicos de escrita e de pesos e medidas - Construiu estradas e canais - Reprimiu opositores. - Após sua morte, o Primeiro Império se desfez.

10 2.2 Uma nova fase - Dinastia Han - Expansão da muralha, evitando novos ataques - Abertura da Roda da Seda: facilitou o comércio com o ocidente - Influência do budismo

11 2.3 Princípios religiosos - A crença da China antiga concebia o mundo em três partes: O Senhor, no alto; os vivos, na Terra; e os mortos, que ainda habitavam a Terra com seus vultos. - Séc V a.C: Confucionismo: a natureza humana não é má, mas um dom divino que fora corrompido pelo uso indevido do poder. - Taoísmo: Lao -Tsé. Escola filosófica que transformou-se em religião. - Tao: princípio cósmico que dá origem ao Universo, estado pleno de vida e consciência, buscado através da meditação, estilo de vida, hábitos.

12

13


Carregar ppt "História Prof. Carlos GEO Grupo SEB. A Índia e a China antigas  Objetivos: - Caracterizar a formação do império indiano e os aspectos religiosos desses."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google