A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anos Iniciais DIRETORIA DE ENSINO DE ITU Núcleo Pedagógico 2º semestre / 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anos Iniciais DIRETORIA DE ENSINO DE ITU Núcleo Pedagógico 2º semestre / 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Anos Iniciais DIRETORIA DE ENSINO DE ITU Núcleo Pedagógico 2º semestre / 2012

2 Maria Esther Soares Zulmira Brasil SUPERVISÃO  Renata Cristina

3  Até onde conseguimos chegar?  Em que pontos ainda há fragilidades?

4  1. Ter plenamente alfabetizadas todas as crianças até o final do 2º ano;  2. Garantir, após a aquisição da escrita alfabética, as competências de leitura e produção textual;  3. Assegurar a aprendizagem dos conceitos matemáticos.

5

6

7 Grupo de Referência Organiza THA = Sequencias Grupos Colaborativos Polo Campinas Leste - Analisa

8 Experimentando situações de aprendizagem Participando de Jogos Matemáticos

9 Vivenciando atividadesPensando estrategias

10  Observando a evolução dos alunos em relação ao desenvolvimento das Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA)  Analisando sua relação com as expectativas de aprendizagem.

11 - Números e operações - Tratamento da Informação - Espaço e Forma - Grandezas e Medidas

12 Mapas de Sondagem Análise e interpretação Propostas de ações e encaminhamentos

13 1º ano Ação Preventiva através de Projetos e Sequencias 2º ano Ação Pontual visando atingir 100% al. Alf. 3º ano Ação de Recuperação Contínua 4º ano Ação de Recuperação Intensiva 5º ano Ação de Recuperação Intensiva

14 Projeto Bichodário  O Projeto Bichodário foi tematizado no 1º semestre e desenvolvido como mecanismo de apoio ao aluno com dificuldade individual de análise e reflexão do sistema de escrita;  Produziu apoio coletivo para suprir esta defasagem de reflexão entre a escrita e a leitura;  Seus resultados foram fundamentais para gerar variações didática nas classes de 1º ano e resignificar as atividades de recuperação continua para os 2º anos (2º semestre) e 3º anos.

15 Organização dos agrupamentos produtivos Reflexão dos alunos no momento da escrita

16  Estruturação ◦ Permite que os alunos pensem coletivamente; ◦ Encontrem sentido na aquisição do sistema de escrita por meio das etapas do Projeto e do produto final.  Ajuste: ◦ Possui total correspondência à nova base curricular e possibilita que a análise de seus resultados incida na melhoria da gestão da aprendizagem em sala de aula.

17

18

19

20 DATA: 9/04DATA: 8/05Nº de Observaçõ es ALUNOIdade Hipótese Faltas ano / recurso/etc 1 Aurélio 7P.S.S.C.V1 2 Beatriz 8S.C.VA0 Sala de Recurso 3 Caio 8P.S.S.A2 Sala de Recurso 4 Daniel 8P.S.A1 5 Franciele 8S.S.VA3TRANSF. 6 Graziele 7S.S.VS.A0 7 Gustavo 7S.A.A0 8 Igor 7S.C.VS.A1 9 Jaqueline 7S.S.VS.A.0 10 Jairo 7S.S.VS.A.0 11 Julio 8S.C.VA1 Sala de Recurso 12 Kaique 7S.C.V.A8 13 Kauã 7S.C.VA0TRANSF. 14 Letícia 7S.C.VA1 15 Mª Eduarda 7S.S.VS.A.0 16 Nicolle 7S.C.VA1 total

21 Resultados da Escola Piloto Os resultados obtidos pelos alunos avaliados mostram: Que todos avançaram; Nem todos tornaram-se alfabéticos; Melhoram sua participação em sala de aula; Aproveitaram do produto final como evidência positiva para atribuir sentido a aquisição do sistema de escrita.

22 Ações para competência Leitura e Produção de Texto Análise das Sondagens de Produção de Texto, com foco na produção de bilhetes e resumos; Tematização (estudo) dos Projetos e Sequencias Didáticas do material Ler e Escrever;

23 resultados prioridades Ações: -Sanar dificuldades - multiplicar sucessos Melhoria da aprendizagem

24 Com apoioCom autonomia

25 O T semanalTrio Gestor

26 Para análise das atividadesApoio a Equipe escolar

27 Em Votorantim para PCEm Campinas para PCNP

28

29 “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”. Cora Coralina Rumo aos avanços com Metas atingidas!!


Carregar ppt "Anos Iniciais DIRETORIA DE ENSINO DE ITU Núcleo Pedagógico 2º semestre / 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google