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Planejamento Estratégico de Negócios Seminário de Gestão de Negócios Istituto Europeo di Design.

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico de Negócios Seminário de Gestão de Negócios Istituto Europeo di Design."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico de Negócios Seminário de Gestão de Negócios Istituto Europeo di Design

2 Objetivo Preparar e Analisar as Projeções Financeiras de um Plano de Negócios Conteúdo Planejamento Estratégico e Plano de Negócios Planejamento Financeiro Exemplo de Projeções Financeiras Caso Prático Apresentações dos Grupos

3 Bibliografia Abrams, R. – Planos de Negócios Vencedores - Segredos e Estratégias para atingir o Sucesso - Ed. Campus SEBRAE – Como elaborar um Plano de Negócios C6209B4B FF4BA/$File/NT B2.pdf C6209B4B FF4BA/$File/NT B2.pdf Ford B. et al. - The Ernst & Young Business Plan Guide – Wiley Dranove, D. et al. – Kellong on Strategy – Wiley Cavalcanti, M. org – Gestão Estratégica de Negócios - Thomson

4 Avaliação Presença: Participação: Trabalho: 30% 20% 50%

5 Projeto Plano Desejo

6 O que é planejar? Um plano é um comprometimento com uma ação Objetivos, i.e. ações destinadas a um fim Intenção, i.e., ações não-aleatórias Não é pensar no futuro... Não é controlar o futuro... É construir o futuro Planejamento é o projeto de um futuro desejado e de maneiras efetivas de realizá-lo (Akkoff, 1970)

7 O que é um Plano de Negócios É uma obra de planejamento dinâmico que: descreve um empreendimento (negócio, produto, investimento) projeta estratégias operacionais e de inserção no mercado e prevê os resultados financeiros" (Adaptado de "Tchau, Patrão!", Eder Bolson - Editora SENAC, Brasil)

8 Para que serve um Plano de Negócios Determinar projetos futuros Determinar se/como as metas foram cumpridas Levantar recursos...

9 Quando se prepara um Business Plan? Criação de novos negócios; Criação de novas linhas em negócios existentes; Justificar investimentos; Levantar recursos (funding) Dívida – Debt (Empréstimos) Capital – Equity (Sócio ou Mercado de capitais); Due Diligences para fusões ou aquisições;...

10 Definir claramente o conceito do negócio, seus principais diferenciais e objetivos financeiros e estratégicos Esclarecer a(s) vantagem(ns) competitiva(s) Relacionar os produtos que serão oferecidos ao mercado; Descrição do Negócio Produtos e Serviços ConteúdoSeções O que o Plano de Negócios deve esclarecer

11 Definir A QUEM vai ser oferecido e quem vai competir com o novo negócio; Posicionar COMO o cliente vai ser localizado e atendido; Conhecer o MERCADO de atuação e definir estratégias de marketing para seus produtos e serviços; Identificar os pontos fortes e fracos da organização e compará-los com a CONCORRÊNCIA e o ambiente de negócios em se que atua; Definir a estratégia de COMUNICAÇÃO; Plano de Marketing ConteúdoSeção O que o Plano de Negócios deve esclarecer

12 Conteúdo Mapear de maneira detalhada O QUE será feito, POR QUEM será feito e COMO será feito, para que os objetivos do negócio sejam atingidos; Definir a necessidade de mão de obra; Identificar os RISCOS e minimizá- los, e até mesmo evitá-los através de um planejamento adequado; Definir como a EMPRESA será organizada juridicamente; Definir o modelo de GESTÃO e ORGANIZAÇÃO da empresa; Seção Plano Operacional Estrutura Societária e Capitalização Gestão e Organização

13 O que o Plano de Negócios deve esclarecer Conteúdo Mapear QUANTO será necessário investir no novo negócio, e QUANDO será o retorno financeiro previsto; Analisar o DESEMPENHO FINANCEIRO de seu negócio, avaliando os investimentos, retorno sobre o capital investido. Servir como instrumento de solicitação de EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS junto a instituições financeiras, novos sócios e investidores. Seção Planejamento Financeiro

14 Seu Plano de Negócios em 5 Minutos O que não pode faltar em um Plano de Negócios

15 1. Onde está a Oportunidade de Negócio? Algo novo Algo melhor Um mercado mal atendido ou um novo mercado Novo sistema de entrega ou canal de distribuição Maior integração...

16 2. Qual a dimensão financeira do negócio? É um negócio de $ Xx mil (micro) $ Xxx mil (médio) $ XX milhão (grande) $ X bilhão (Eike!)

17 3. Qual é a minha Vantagem Competitiva? Por que eu tenho condições de aproveitar esta oportunidade de negócios? Como eu posso gerar Valor? A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa.

18 Modelo de Análise SWOT Forças e Fraquezas (Strenghts e Weakness, S e W) são fatores internos de criação (ou destruição) de valor, como: ativos, habilidades ou recursos que uma companhia tem à sua disposição, em relação aos seus competidores. Já as Oportunidades e Ameaças (Opportunities e Threats, O e T) são fatores externos de criação (ou destruição) de valor, os quais a empresa não pode controlar, mas que emergem ou da dinâmica competitiva do mercado em questão, ou de fatores demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais. Anos 60

19 o O valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar e o valor superior provém o da oferta de preços mais baixos do que os da concorrência por benefícios equivalentes ou (custo) o da oferta de benefícios singulares que mais do que compensam um preço mais alto (diferenciação) Estratégias Competitivas Genéricas Porter Anos 80

20 Benefícios – Preço Benefícios gozados pelos consumidores, acima e além do preço de compra Preço – Custo O lucro do vendedor por unidade Modelo de Kellog Benefícios – Custo = Vantagem Competitiva

21 Oportunidade de Negócio Dimensão financeira Vantagem Competitiva Análise de Modelos de Negócios

22 Business Plan Índice Sumário Executivo Descrição da Empresa Produtos e Serviços Plano de Marketing Plano Operacional Gestão e Organização Estrutura Societária e Capitalização Projeções Financeiras

23 Demonstração de Resultados do Exercício Balanço Patrimonial Fluxo de Caixa Análise de Ponto de Equilíbrio (Break-even point) Prazo de Retorno do Investimento Situação Financeira: Receitas e despesas - Lucro Situação Patrimonial da Empresa Geração e necessidade de caixa ($) Nível de vendas em que a empresa começa a operar com lucro Quando o investidor terá de volta o capital investido DocumentoObjetivo Projeções Financeiras


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