A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que o autor quis dizer no terceiro aspecto do método histórico-crítico?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que o autor quis dizer no terceiro aspecto do método histórico-crítico?"— Transcrição da apresentação:

1 O que o autor quis dizer no terceiro aspecto do método histórico-crítico?

2 "...é preciso que o pesquisador observe com as lentes do passado, as ciências do passado." Bachelard CONTEXTO HISTÓRICO (personagens, contexto social e institucional, recursos teóricos e técnico, valores e aspirações) \/ DISCURSO CIENTÍFICO /\ CONDIÇÕES DE VALIDADE (proposicional, normativa e expressiva)

3 CONTEXTO HISTÓRICO (personagens, contexto social e institucional, recursos teóricos e técnico, valores e aspirações) \/ DISCURSO HISTÓRICO-EPIDEMIOLÓGICO /\ CONDIÇÕES DE VALIDADE (proposicional, normativa e expressiva) Por isso, será sempre desde uma perspectiva crítica que essa epistemologia histórica se realiza, isto é, dependerá sempre do livre e público exame de seus próprios critérios de interpretação da validade do discurso científico estudado.

4 INTERNALIDADE Artigos de periódicos científicos e outras publicações científicas da época voltadas à epidemiologia; Construção do discurso epidemiológico. EXTERNALIDADE Artigos e livros de História da medicina, da Saúde Pública e da Epidemiologia, História Geral, Ciências Sociais e biografias Relação entre os movimentos internos e as personagens, institituições, práticas e contextos sociais.

5 Círculo da compreensão "O que se tenta estabelecer é uma certa leitura de textos ou de expressões e as bases a que se recorre para essa leitura só podem ser outras leituras. O círculo também pode ser formulado mediante as relações entre a parte e o todo: tentamos estabelecer a leitura do texto como um todo e para isso recorremos a leituras de suas expressões parciais; mas como estamos lidando com significado e com atribuição de sentido, em que as expressões fazem ou não sentido apenas em relação a outras, a leitura das expressões parciais depende da leitura das outras e, em última análise, da leitura do todo" (Taylor, 1985).

6 Referências AYRES, J.R.C.M. Epidemiologia, promoção da saúde e o paradoxo do risco. Rev. Bras. Epidemiol. v.5 supl.1. 2002.


Carregar ppt "O que o autor quis dizer no terceiro aspecto do método histórico-crítico?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google