A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“PROCESSO DE ENFERMAGEM”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“PROCESSO DE ENFERMAGEM”"— Transcrição da apresentação:

1 “PROCESSO DE ENFERMAGEM”
Sistematização da assistência de enfermagem (SAE)

2 JUSTIFICATIVAS PARA A IMPLANTAÇÃO DA SAE
Legal: Resolução COFEN 358/2009. Política: Programas de acreditação hospitalar, Padrões internacionais. Filosofia de enfermagem: Visão de mundo profissional.

3 A APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM PROPORCIONA:
Melhora da qualidade dos cuidados prestados. Humanização do atendimento. Definição do papel do enfermeiro. Autonomia à profissão. Direcionamento da equipe de enfermagem. Aumento da responsabilidade dos profissionais quanto aos cuidados prestados. Conhecimento científico mais aprofundado.

4

5 DEFINIÇÃO DE PROCESSO DE ENFERMAGEM
É um processo organizado de prestar o cuidado ao cliente e é composto por etapas que devem ser previamente estabelecidas, tais como: Investigação. Diagnóstico de enfermagem. Planejamento. Implementação. Avaliação.

6 PRIMEIRA ETAPA:Investigação
É dividida em 2 subfases: Coleta de dados. Análise ou síntese dos dados. Entrevista dirigida. Exame físico.

7 INVESTIGAÇÃO Entrevista dirigida: É um processo intencional de comunicação elaborado para permitir que o enfermeiro e paciente forneçam e recebam informações. Exame físico: É realizado através das técnicas de inspeção, palpação, percussão e ausculta.

8 COLETA DE DADOS: Maneira direta: anamnese e exame físico.
Maneira indireta: coleta de dados por outras fontes, registros, resultados de exames laboratoriais. Categoria objetiva. Categoria subjetiva.

9 OS 5 PASSOS DA INVESTIGAÇÃO

10 SEGUNDA ETAPA: DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
Definição: São julgamentos clínicos sobre as respostas do indivíduo, da família ou da comunidade a problemas de saúde reais ou potenciais, e proporcionam as bases para as seleções de intervenções de enfermagem para alcançar resultados pelos quais a enfermeira é responsável.

11 O QUE NÃO É DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM?
Problemas colaborativos: condições identificadas por outros profissionais de saúde que geram cuidados(ações de enfermagem). EX: cirurgias, exames,administração de medicamentos.

12 O ENFERMEIRO PARA IDENTIFICAR OS DIAGNÓSTICOS DEVE TER CAPACIDADE DE:
Análise Julgamento. Síntese e percepção. Interpretação de dados. Os diagnósticos devem ser identificados e listados em ordem de prioridades: grau de ameaça ao nível do bem estar do paciente.

13 COMPARAÇÕES ENTRE DIAGNÓSTICOS
Diagnóstico médico. EX: doença pulmonar obstrutiva crônica, Acidente vascular cerebral, Amputação. Diagnóstico de enfermagem: Padrão respiratório ineficaz, Intolerância à atividade, Distúrbio da imagem corporal.

14 “O USO DOS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM PROPORCIONAM AOS ENFERMEIROS UMA LINGUAGEM COMUM PARA A IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS DO CLIENTE E OS AUXILIA NA ESCOLHA DAS PRESCRIÇÕES DE ENFERMAGEM.”

15 TERCEIRA ETAPA: PLANEJAMENTO
Estabelecimento de prioridades para os problemas diagnósticos; Fixação de resultados com o cliente, se possível, a fim de minimizar ou evitar problemas; Registro escrito de diagnósticos de enfermagem,dos resultados esperados e das prescrições de enfermagem de modo organizado.

16 IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DA ASSISTÊNCIA POR ESCRITO:
Promove a comunicação entre os cuidadores; Direciona o cuidado e a documentação; Cria um registro que pode ser usado em avaliações e pesquisas; Determina o alcance dos resultados em relação aos diagnósticos de enfermagem. O alcance dos resultados definirá se o diagnóstico de enfermagem foi minimizado ou solucionado, ou seja, se as prescrições de enfermagem foram eficazes.

17 ASPECTOS IMPORTANTES NA DETERMINAÇÃO DOS RESULTADOS:
Serem centrados no cliente e não no enfermeiro. Claros e concisos. Descrever um comportamento mensurável. Ser alcançável. Apresentar um limite de tempo.

18 QUARTA ETAPA: IMPLEMENTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
A implementação da assistência de enfermagem é descrita como ações prescritas e necessárias à obtenção dos resultados esperados, definidos durante o estágio de planejamento, visando resolver ou controlar um problema (diagnóstico de enfermagem)

19 ITENS NECESSÁRIOS EM UMA PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM
O que fazer Como fazer Quando fazer Onde fazer Com que frequência fazer Por quanto tempo fazer

20 AS PRESCRIÇÕES DE ENFERMAGEM PODEM SER:
Prescrições dependentes. Prescrições independentes. Prescrições interdependentes.

21

22 Diagnóstico de enfermagem - Integridade tissular prejudicada relacionada à imobilização física, evidenciada por ferida com uma aréa de maceração de 8cm na região trocanterica D. Resultado esperado - O cliente apresentará melhora no aspecto da lesão da região trocanterica D com redução da área de maceração em até 30 dias. Prescrição de enfermagem - Realizar mudança de decúbito de 2/2hs. Não posicionar o paciente em DLD (técnico de enf.), Realizar curativo com soro fisiológico morno, aplicar alginato de cálcio, ocluindo com gaze e micropore, 1 vez ao dia. (enfermeiro).

23 ITENS IMPORTANTES: Não é aconselhável a construção de prescrições pré-formatadas. Cuide para não redigir cuidados incompatíveis com as condições institucionais e clínicas do cliente/família. Cuidado para não prescrever atividades que não tenham relação direta com o diagnóstico de enfermagem levantado.

24 QUINTA ETAPA: AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA
A avaliação consiste na ação de acompanhar as respostas do cliente aos cuidados prescritos, por meio de anotações no prontuário ou instrumentos próprios, da observação direta da resposta do cliente à terapia proposta, bem como do relato do cliente. MESMO SENDO A ÚLTIMA ETAPA DO PROCESSO, A AVALIAÇÃO NÃO O CONCLUI, POIS DEVE LEVAR À REAVALIAÇÃO QUE RESULTA EM REINICIAR O PROCESSO.

25 EXCELÊNCIA DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM
AO REALIZAR A AVALIAÇÃO DIÁRIA, O ENFERMEIRO IRÁ DETECTAR SE OS CUIDADOS: Devem ser mantidos. Devem ser modificados. Podem ser finalizados. EXCELÊNCIA DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM

26 OBRIGADA!


Carregar ppt "“PROCESSO DE ENFERMAGEM”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google