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Como e Por quê fazer um Plano de Comunicação ?

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Apresentação em tema: "Como e Por quê fazer um Plano de Comunicação ?"— Transcrição da apresentação:

1 Como e Por quê fazer um Plano de Comunicação ?
Cláudia Dianni e Malu Follador

2 Entendendo a Comunicação Social

3 Comunicação: processo de comunicação que pressupõe o diálogo entre o emissor e o receptor, entre os quais se dá através da troca – feedback. etimologia: tornar comum Comunicação Social: Processo dialógico de estabelecimento de relações, não apenas de transmissão de informações Informação: dado, notícia, conhecimento sobre algo. Conjunto de atividades de coleta e difusão de noticias junto ao público. Aumenta o conhecimento, comunica novidades. Unilateral. etimologia: dar forma

4 Comunicar : Informar: – Ato continuo, permanente.
– Não existe o ato de não comunicar. – O próprio silêncio comunica. Informar: – Aqui sim pode-se: reter, omitir, não fazer, mentir, trocar, expor, etc.

5 CASE: Informar e comunicar (áudio: noticia da rádio de Barbalha)

6 EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO:
PRÉ-HISTÓRIA – Criação da linguagem oral e o surgimento da arte. ANTIGÜIDADE – Utilização da escrita, crescimento das artes e o aparecimento das ciências. IDADE MÉDIA – O Nome da Rosa (1330); Do escriba a imprensa de Gutemberg (1470); Bússola, pólvora ; A força da igreja – propaganda ; A Educação Universal (1510).

7 EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO:
IDADE MODERNA – Expansão do capitalismo ; o renascimento cultural e científico, o iluminismo - a sublevação de lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade“ e a independência norte-americana. Surge a publicidade. Surgem os correios (1670); A invenção dos endereços (1680). IDADE CONTEMPORÂNEA – Revolução Francesa. A revolução industrial e consolidação do capitalismo, as Guerras Mundiais . Era do produto, da imagem, da estratégia, da globalização, da informação e do conhecimento. GPS, guerra atômica, biotecnologia. “IDADE ATUAL” – Era digital.

8 Os sentidos de comunicar/informar
Produzir ação Mudar atitudes Reduzir riscos Apoiar decisões Propiciar previsões

9 Dimensões da Comunicação
- humana: pensada a partir dos processos relacionais e das interações que acontecem no âmbito da organização/sistema - instrumental: foco na transmissão (recepção) da informação - estratégica: fatos/ações intrínsecas aos objetivos estratégicos e política/missão da instituição

10 Comunicação Integrada
É o funcionamento sinergético e harmonioso do “mix de comunicação”. A C.I. revela a importância de uma política global de comunicação nas organizações. É a coordenação e sinergia dos esforços humanos e organizacionais. Busca a coerência maior na linguagem adotada nos diversos programas de comunicação e a unicidade institucional e mercadológica.

11 Comunicação Integrada
JORNALISMO (ASSESSORIA DE IMPRENSA) PUBLICIDADE E PROPAGANDA COMUNICAÇÃO INTEGRADA RELAÇÕES PÚBLICAS COMUNICAÇÃO DIGITAL (SITE/ REDES SOCIAIS/ APLICATIVOS) COMUNICAÇÃO INTERNA/ INSTITUCIONAL

12 Comunicação interna: visa a integração dos
colaboradores com a empresa/instituição Principais instrumentos: Circulares; Quadro de Avisos; manuais; boletins; jornais; Revistas; Eventos; Videos; Rádio-empresa; Teatro-empresa; Telejornal/vídeo; jornal; Correio eletrônico; Intranet

13 Comunicação institucional:
responsável pela construção da imagem e identidade. Procedimentos destinados a difundir informações de interesse público, filosofias, políticas e práticas, além dos objetivos das instituições/organizações. Principais instrumentos: Relações Públicas; Jornalismo Empresarial; Assessoria de Imprensa; Marketing Social; Responsabilidade Social; Balanço Social; Marketing Cultural; Publicidade Institucional; Identidade Corporativa; Editoração Multimidia)

14 Relações Públicas Administrar estrategicamente a comunicação das organizações com seus públicos. Esforço para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição os públicos direta ou indiretamente relacionados Principais instrumentos: material de propaganda, imprensa, eventos, seminários, oficinais, workshops, encontros de relacionamento, press kits, press trips, etc.

15 Publicidade e Propaganda: Divulgação de um produto ou serviço com o objetivo de informar e despertar interesse de compra e/ou uso (produto/serviço) pelo público alvo. Propaganda: Utilização de espaços pagos, nos meios de comunicação, para fazer chegar mensagens de interesse da organização. Está associada a uma forma de tornar pública a informação que faz uso de espaços pagos e cuja autoria da mensagem é da própria organização interessada. Publicidade: Caracteriza-se pelas formas indiretas de tornar pública uma informação de interesse da organização. Passa pela disponibilização (publicidade) da informação, para livre captação e julgamento por parte da opinião pública. Principais instrumentos: meios de comunicação de massa

16 Redes Sociais Rede Social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Redes de relacionamentos: Facebook, Twitter, Instagram, Google+, MySpace, etc. Redes profissionais: Linkedin Crowdfunding: Realizadores de projetos de várias categorias se conectam a apoiadores interessados em contribuir com pequenas doações através de uma plataforma on line de doadores.  Em troca dos apoios, oferecem recompensas criativas.

17 Jornalismo empresarial/institucional
Organiza os fluxos de irradiação das informações. Se apropria das práticas tradicionais de jornalismo. Foca na apuração e produção de conteúdos para seus diferentes veículos. Ex: jornais, boletins, revistas, redes sociais, TVs corporativas, podcasts

18 Assessoria de Imprensa
Ativa: captação de fatos ocorridos, processamento dos fatos em notícia para divulgação estratégica e coordenada, coerente com a lógica dos meios de comunicação Passiva: atendimento aos meios de comunicação, apoios para a produção de matérias e produtos nos meios de comunicação Ex: produção e distribuição de releases, marcação e acompanhamento de entrevista, organização de coletivas de imprensa, manutenção de mailings de imprensa Não esquecer

19 Notícia Informação que apresenta um acontecimento novo e recente ou uma novidade sobre uma situação já existente. Algo de interesse público, que narra fato recente ocorrido no mundo, no país ou na região e tem conteúdo político, econômico, social, cultural ou uma curiosidade (Dono morde cachorro) Etimologia: “notitia” = notoriedade, conhecimento de alguém, noção Lead: o que, quando, como, onde e por quê?

20 Brasil precisa investir R$ 22 bilhões até 2015 para garantir abastecimento de água 
Dos municípios brasileiros, 55% poderão ter déficit no abastecimento de água até Desses, 84% necessitam de investimentos para adequação de seus sistemas produtores e 16% precisam de novos mananciais. Levantamento inédito em todo o País coordenado pela Agência Nacional de Águas, o Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água reúne revela que 3.059, ou 55% dos municípios, que respondem por 73% da demanda por água do País, precisam de investimentos prioritários que totalizam R$ 22,2 bilhões. As obras nos mananciais e nos sistemas de produção são fundamentais para evitar déficit no fornecimento de água nas localidades indicadas, que em 2025 vão concentrar 139 milhões de habitantes, ou seja, 72% da população.

21 Porta-Vozes e Mensagem Chave
Mensagens-chave (mensagem principal. Deve ser o mais objetiva possível) pergunta = RESPOSTA + MENSAGEM CHAVE Principais características do porta-voz: Tranquilidade Segurança Objetividade Polidez Conhecimento técnico Linguagem acessível. Conhece o assunto, mas evita termos técnicos ou jargões

22 Produtos de Imprensa Matéria: elaborada com base em pauta do veículo ou sugerida por assessorias de imprensa. Deve busca objetividade e incluir todos os lados da questão. Pode sofrer cortes e edições. Ex. Comitês de Bacias Hidrográficas pedem maior participação popuilar – G1; Entrevista: pode ser no formato pergunta e resposta, chama-se ping-pong. Geralmente sofre cortes e edições. Ex: As obras anunciadas por Alckmin não vão ter nenhum papel nesta crise”, El Pais. Artigo: Opinião da pessoa que assina. Não é editável e o veículo de comunicação não se responsabiliza pela opinião emitida . Ex: “Código Florestal, Água e Números”, Vicente Andreu - O Estado de S. Paulo Editorial: opinião do veículo de comunicação. Ex.“Insegurança Hídrica” Folha de S. Paulo; Anúncio: espaço vendido pelo meio de comunicação, precificado com base no tamanho, localização no veículo (ou horário), destaque, etc.. Ex: revistas Informe publicitário: material comercial, elaborado geralmente no formato de notícia, normalmente encartado em jornais. Ex: Imagens de Informes publicitários

23 A importância da Estratégia
“ - Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui? - Perguntou Alice. - Isso depende muito de para onde queres ir, respondeu o gato. - Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice. - Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.” Lewis Carroll

24 Estratégia de comunicação

25 A importância da definição e conhecimento do público alvo (stakeholders) através da:
- Definição do tipo de relacionamento que os mesmos mantêm com a organização. - Conhecimento dos objetivos e expectativas em relação às organizações com as quais estes públicos estão ligados ou podem vir a estar..

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27 CRITÉRIO DE RELACIONAMENTO COM OS PÚBLICOS
1. Conhecer os tipos de públicos 2. Estabelecer os tipos de relacionamento 3. Definir os objetivos predominantes do relacionamento 4. Conhecer a imprescindibilidade ou não da colaboração dos públicos 5. Definir os resultados esperados do relacionamento

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29 MODALIDADES DAS APLICAÇÕES I
TIPO DE PÚBLICOS PERFIL DOS PÚBLICOS TIPO DE RELACIONAMENTO OBJETIVOS DA EMPRESA RESULTADOS ESPERADOS EXPECTATIVAS DO PÚBLICO Voluntários Realizam atividades voluntárias na entidade Social Colaboração Conseguir investimento social Comprometimento Participação Aprendizado Realização pessoal e social Reconhecimento Setor público Participa ativamente na sustentação da entidade e de alguns de seus núcleos dando apoio financeiro e legal Legal Sustentação Político Fazer parcerias Obter recursos Agir de maneira legal Parceria para garantir o cumprimento das leis do setor Cumprimento das normas legais Retorno social

30 MODALIDADES DAS APLICAÇÕES II 3 TIPO DE RELACIONAMENTO
TIPO DE PÚBLICO TIPO DE RELACIONAMENTO EXPECTATIVA DO RELACIONAMENTO NÍVEL DE DEPENDÊNCIA Funcionários Social Legal O relacionamento dos diretores com os empregados é hierárquico Essencial constitutivo Imprensa Informativo Interferência

31 OFICINA TRAÇANDO UM DIAGNÓSTICO
MATRIZ SWOT (FOFA): PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE : OPORTUNIDADES, AMEAÇAS, PONTOS FORTES E FRACOS QUE AFETAM O SNGRH NO CUMPRIMENTO DA SUA MISSÃO DO PONTO DE VISTA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL.

32 FATORES INTERNOS Pontos Fortes Vantagens internas da organização em relação aos objetivos Pontos Fracos Desvantagens internas da organização em relação aos objetivos FATORES EXTERNOS Oportunidades Aspectos positivos do ambiente que envolve a organização com potencial de trazer-lhe vantagens Ameaças Aspectos negativos do ambiente que envolve a organização com potencial para comprometer as vantagens que ela possui.

33 Diagnóstico Forças Oportunidades Fraquezas Ameaças
Análise SWOT ou FOFA DO SINGREH – Proposta de Atividade Forças Oportunidades Fraquezas Ameaças

34 Análise SWOT ou FOFA do grupo
Forças: participação social, legislação, instrumentos de gestão, educação ambiental dialógica, quantidade de água, encontros do setor (ex: Encob), comitês de bacia e potencial para o desenvolvimento sócio-econômico Oportunidades: trocas de experiências, cobrança pelo uso da água, educação ambiental, produção de água, planejamento para eventos críticos, reuso, uso racional, captação de recursos, cumprir a legislação grupo 3 grupo 4 Fraquezas: capacitação, recursos financeiros, recomposição de APPs, falta apoio técnico, morosidade, propinas empresariais, pouca participação social, políticas públicas, educação ambiental e comunicação Ameaças: falta de saneamento, desperdício, desmatamento, descaso e má gestão do poder público, ocupação desordenada, construção de hidrelétricas, falta de comunicação e mobilização e mudanças climáticas

35 Diagnóstico Força vem de fora Oportunidade vem de fora Fraqueza
Análise SWOT ou FOFA cruzada Força vem de fora Oportunidade vem de fora pode dar salto pode crescer pode sobreviver Fraqueza vem de dentro Ameaça vem de fora pode paralisar ou acabar

36 Análise SWOT ou FOFA sugerida e resumida
Forças - Participação Social do Singreh; - Legislação descentralização e participativa; - Comitês de Bacia Oportunidades - Encontros dos Comitês de Bacia; - Interesse da Imprensa pelo tema devido à crise hídrica; - Formação de novos comitês Fraquezas - Morosidade na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos; - Desconhecimento do sistema de gestão de recursos hídricos e da PNRH; - Falta de programas contínuos de mobilização e comunicação Ameaças - Crise Hídrica - Falta de engajamento e priorização dos 3 níveis de poder - Falta de política de mobilização e educação ambiental

37 Diagnóstico Interesse da imprensa devido à crise hídrica
Exemplo de análise SWOT ou FOFA cruzada do SINGREH Participação social do Singreh Interesse da imprensa devido à crise hídrica pode dar salto pode crescer pode sobreviver Falta de programas de mobilização e comunicação Falta de política de mobilização e educação ambiental pode paralisar ou acabar

38 CLAUDIA DIANNI e MALU FOLLADOR
“A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível.” Alice no país das maravilhas - Lewis Carroll OBRIGADA! CLAUDIA DIANNI e MALU FOLLADOR


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