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PublicouNorma Igrejas Custódio Alterado mais de 8 anos atrás
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Pensar sobre Quais as implicações desta perspectiva de desenvolvimento humano para a educação escolar ?
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Valorização do papel da escola
Ensino se adianta ao desenvolvimento O papel do outro na construção de conhecimento Papel da imitação no aprendizado Papel mediador do professor
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Não o conhecimento do que o aluno é , mas do seu VIR A SER
Conhecimento NÃO como produto individual e recurso cognitivo para adaptação ao meio instrumento cultural que expande as possibilidades humanas Escola – função HUMANIZADORA apropriação da cultura material e intelectual formação dos processos psicológicos superiores Concepção AFIRMATIVA sobre o ensinar RECUSA E CRITICA às concepções e às novas demandas neoliberais empobrecimento objetivo e subjetivo dos indíviduos Ligia Martins . IN : MENDONÇA, S.G e MILLER, S. Vigotski e a escola atual : Araraquara : JM, 2006
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A META DA EDUCAÇÃO NÃO É ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE JÁ EXISTENTE, QUE PODE SER EFETUADO PELA PRÓPRIA VIDA, MAS A CRIAÇÃO DE UM SER HUMANO QUE OLHE ALÉM DE SEU MEIO. ( Vygotsky- Psicologia Pedagógica, p. 77)
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Indicação: VYGOTSKY E LURIA A história do comportamento –o macaco, o primitivo e a criança. Artes Médicas VYGOTSKY - Formação social da mente. Martins Fontes VIGOTSKI - Psicologia e Pedagogia Martins Fontes DUARTE, N.(org) Critica ao fetichismo da individualidade. Autores Associados DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Autores Associados MENDONÇA, S.G e MILLER, S. Vigotski e a escola atual : fundamentos teóricos e implicações pedagógicas . Araraquara : JM, 2006
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Uma perspectiva de homem e de desenvolvimento
PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL Uma perspectiva de homem e de desenvolvimento PSICOLOGIAS PSICOLOGIAS DO DESENVOLVIMENTO Perspectiva ocidental Perspectiva a - histórica Determinista Racionalista Mecanicista
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BEHAVIORISMO CONCEITOS : CONDICIONAMENTO OPERANTE REFORÇO
COMPORTAMENTO OBSERVÁVEL
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BEHAVIORISMO REPRESENTANTES WATSON (1878-1958) THORNDIKE ( 1874-1949)
SKINNER ( )
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Desenvolvimento Instâncias observáveis e registráveis das respostas do individuo e aos eventos específicos que compõem seu ambiente: 1- comportamento da criança 2-meio 3-Interação contínua e recíproca entre comportamento da criança e ambiente 4- estágios das interações Análise das interações entre eventos ambientais passados e presentes e respostas.
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Desenvolvimento psicológico
Transformações progressivas nas interações entre o comportamento dos indivíduos e os acontecimentos do seu ambiente ênfase no ambiente Respostas alteram ambiente Idade produz crescimento , que produz novas habilidades e o meio reage
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Criança “ Sob o aspecto psicológico, as crianças são consideradas como AGRUPAMENTOS DE RESPOSTAS E FONTES DE ESTÍMULOS INTERNOS ( estímulos orgânicos- uma parte do ambiente dentro do corpo ). As respostas estão inter-relacionadas e interagem continuamente com estímulos tanto de fontes internas como a de externas. “os comportamentos das crianças não são determinados por processos mentais hipotéticos ou pela personalidade, mas por características especiais, maturação biológica e história de interação com um ambiente particular desde o momento da concepção” Bijou, p.17 Criança e ambiente – unidade inseparável- campo de interação
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Estágios Períodos durante os quais as interações têm um certo caráter consistente. Não começam ou terminam abruptamente Variação Fundamental , Básico e societário
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Fundamental Tem início no período pré-natal e continua até final da infância Período de desenvolvimento no qual o organismo já é capaz de se comportar como um sistema unificado(organismo) , mas limitado pelas suas características orgânicas (interações reflexas, tentativas de exploração). Descreve as interações que podem variar em graus e detalhes de um bebe para outro, mas serão semelhantes em sua forma para todos os bebes
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Estágio básico Societário
Da idade escolar até a idade adulta Desenvolvimento de habilidades – curioso, racional Exposição às agências sociais (escolas, vizinhança, grupos religiosos) Período longo e complexo Até idade escolar ou pré-escolar Interações de exploração, de desenvolvimento de habilidades e conhecimentos iniciadas no estágio fundamental continuam e tornam-se mais elaboradas e diversificadas
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IMPLICAÇÕES PARA EDUCAÇÃO
Educação - estabelecimento de comportamentos que serão vantajosos para o indivíduo e para outros em algum tempo futuro. reforços- "treino", "exercício" e "prática". o comportamento do controlado no momento em que está sendo educado não tem importância particular para ninguém. SKINNER, B.F. Ciência e comportamento humano. São Paulo: EDART/EDUSP, CAPÍTULO XXVI EDUCAÇÃO
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ANTROPOSOFIA Rudolf Steiner
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UMA EDUCAÇÃO MERECEDORA DESSE NOME NÃO É POSSÍVEL SEM UM PROFUNDO CONHECIMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO EM FORMAÇÃO Lanz, R. A Pedagogia Waldorf . 64
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DESENVOLVIMENTO HUMANO
HOMEM Constituição : Corpo físico, etérico, astral e eu Ser biológico, anímico e espiritual Atividades anímicas: pensar, sentir e o querer ( corpo humano: cabeça, tórax e abdome –reflete a triplicidade) . DESENVOLVIMENTO HUMANO
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Minerais Plantas Animais Homem Seres espirituais
Seres inorgânicos – corpo físico Seres orgânicos – corpo físico e corpo etérico (corpo plasmador) Homem e animais – corpo físico, etérico e astral ( sensações e sentimentos) Homem: corpo físico: base material Etérico: dá vida e fornece instrumento para pensamento, memória e outras faculdades Astral: recebe impulsos e impressões dos mundos físico e superiores eu : é o centro do ser, o indivíduo
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Alma Surge da relação do corpo astral com o eu e da coexistência entre o eu e os três corpos inferiores Alma : - conjunto autônomo de atitudes e faculdades , distinto da corpo físico e do eu . Elemento de ligação entre o eu e o mundo Três almas: -Sensível ou da sensação (traz consciência das sensações) -Do intelecto ou do sentimento ( formula pensamento) -Consciente ou da consciência ( consciência de sua individualidade e choque entre seu ego e o mundo)
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HOMEM Seqüência de vidas terrestres – desafio
Verdadeira individualidade Singular, único Autoconsciência -pode pensar , opor-se ao mundo Representa abstratamente Tem durabilidade dos sentimentos e presença da causa Memória – chamar de volta, não reconhecimento Livra-se das influencias do meio Domina instintos por decisão autônoma Agi e escolhe conscientemente É criação e criador
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DESENVOLVIMENTO DO HOMEM
Aperfeiçoamento das faculdades anímicas, mentais e morais Inconsciência total semi consciência---- consciência total Ciclos de sete anos, com subdivisões : -desenvolvimento dos corpos Físico:nascimento Etérico – 7 anos Astral – 14 anos Eu – 21 anos A cada fase deve corresponder uma forma adequada de contato com o mundo Homem aberto para aprender ( não fixação ou especialização até 21 anos) Homem se transforma , vindo a tornar-se outro pelas suas vivências
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PRIMEIRO SETÊNIO corpo etérico torna-se mais autônomo
Recém –nascido – influencias dos mundos espirituais e corpo físico Corpo etérico tem ligação com forças etéricas universais , amarrado , precisa realizar trabalho plasmador no corpo físico para nascer Criança – grande órgão sensorial , permeável , influencias do ambiente (clima sentimental e moral) têm efeitos profundos na organização física e psíquica Vontade conduz a criança a movimentos e ao dinamismo Desenvolvimento físico : corpo astral e eu trazem da existência pré-natal e outras vidas terrestres aspectos que são incorporados ao corpo físico, durante primeiro setenio há influencias exteriores : dentes, músculos , alongamento do corpo : harmonia entre físico e anímico-espiritual IMITAÇÂO E EXEMPLO AMBIENTE ACOLHEDOR O MUNDO É BOM Importância dos comportamentos e sentimentos dos adultos
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SEGUNDO SETÊNIO Igual processo de amadurecimento do corpo astral -impulsos e impressões dos mundos físico e superiores Desenvolvimento intenso das fantasias, sentimentos e emotividades Puberdade- cisão para o corpo astral Música 11 anos – aparecimento da autoconsciência, mundo estranho ( isolamento) SENTIMENTOS E FANTASIA AUTORIDADE CONSENTIDA ( EU ESTÁ FORA) MUNDO É BELO Vivencia subjetiva do mundo, por intermédio do adulto. Não exigir exposições ou julgamentos Espírito crítico não deve ser cultivado antes da puberdade
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TERCEIRO SETÊNIO eu se liberta dos vínculos com corpo astral
TERCEIRO SETÊNIO eu se liberta dos vínculos com corpo astral . Desenvolvimento das faculdades mentais e morais Evolução menos aparente Individuo mais retraído e interiorizado Pensar e querer sem interferência de motivações oriundas de ser corpo, sentimentos e egoísmo Preponderância corpo astral no sexo feminino RECONHECER NO OUTRO REAIS QUALIDADES Honestidade nos outros IDEALISTA, DESPERTO E CONSCIENTE
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TEMPERAMENTOS Corpos constitutivos Harmonização entre duas correntes que compõem sua personalidade : reencarnação e hereditariedade Não temperamento em forma pura SANGUINEO corpo leve a ágil Não concentração e perseverança Alegre Predomínio dos processos de respiração e circulação Supercialidade e interesse fúteis ( extremo) Afinidade com elemento ar
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MELANCÓLICO Peso e tristeza Isolado Egocentrismo exagerado Tendência á doenças vontade fraca Afinidade com elemento terra COLÉRICO Pequena e atlética Estourado Ignora acesso de sentimentalidade Afinidade com elemento Fogo FLEUMÁTICO Gordura, sonolência , falta de interesse Ordeiro e perseverante Bondade em relação aos colegas e fidelidade Inteligência prática Introvertido Afinidade com elemento água
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Indicações de leitura Rudolf Lanz Rudolf Steiner Editora Antroposófica
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Desenvolvimento infantil Perspectiva dialética
Wallon Desenvolvimento infantil PESSOA COMPLETA Perspectiva dialética
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É contra a natureza tratar a criança de forma fragmentária
É contra a natureza tratar a criança de forma fragmentária . Em cada idade constitui um conjunto indissociável e original . Na sucessão de suas idades é um único e mesmo ser em contínua metamorfose Wallon
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Henri Wallon – francês, 1879 a 1962 .
Formação em Filosofia e Medicina. Filiação ao Partido Comunista ( 1942) Materialismo histórico e dialético Oposição á concepção idealista e materialista mecanicista Superação de dualismos Interesse pela psicologia da criança –psicopatologia (tese de doutoramento) Psicólogo genético – estudo do psiquismo humano na sua formação e transformação Estudo integrado e contextualizado do desenvolvimento ( organismo / meio; afetividade, motricidade, inteligência) Método: análise genética comparativa multidimensional
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Homem organicamente social sua estrutura orgânica pressupõe a intervenção da cultura para se atualizar Dupla história ( disposições internas e situações externas) Pessoa completa
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DESENVOLVIMENTO HUMANO orgânico e social
Se constitui no encontro das condições orgânicas e das condições de existência cotidiana ( sociedade, cultura, época) Dois fatores explicam desenvolvimento humano : análise genética e social Relação recíproca,em constante transformação, complementar entre fatores orgânicos e culturais Fatores biológicos são mais determinantes no início, mas cedem espaço de determinação para o social. Fatores sociais – decisivos para aquisição de condutas psicológicas superiores
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Conflito Integração e diferenciação
Processo de socialização é de crescente Individuação Formação do eu : conflito eu/outro, eu / não eu – expulsão e incorporação do outro Marcado pela relatividade, em função da determinação recíproca entre as condutas da criança e os recursos do seu meio e por um ritmo descontínuo. Antagonismos e oposições . Evolução se dá por rompimentos Funções psíquicas são agrupadas em: afetividade, motor e inteligência. Conjuntos funcionais : motor , afetividade, cognição e a pessoa- explicam o indivíduo
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Motor – movimentos Desenvolvimento : do motor para o mental
Atividade muscular (cinético e postural) –papel fundamental na afetividade e cognição Ato motor dá sustentação á reflexão mental, construção mental Redução de motricidade exterior = processo de internalização do ato motor, integrado pela inteligência. Desenvolvimento das disciplinas mentais = capacidade de controle dos sujeitos sobre suas próprias ações.
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Afetivo Ser afetado pelo mundo interno e externo
Afetivo- energiza e dá direção ao ato motor e ao cognitivo Tipos de relação afetiva : Emoções ( lado orgânico- ocasionais, instantâneas e diretas, estado fisiológico, reações tônicas, origem da afetividade) Sentimentos (representação, reações mais pensadas, ideativo ) Paixão( raciocínio, noção de realidade externa autocontrole , após 3 anos ) ESP possuem diferentes níveis de intensidade, visibilidade, controle
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Cognitivo Funções responsáveis pela aquisição, transformação e manutenção do conhecimento, envolvendo imagens, noções, idéias e representações infantil é sincrético (perceber e representar a realidade de forma indiferenciada) Marcado por contradições, crises e conflitos. Construção progressiva em que há cinco estágios, com predomínio afetivo (construção do eu) e cognitivo (elaboração do real e do conhecimento do mundo) alternados.
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Pessoa Integração- unidade do ser O outro
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Estágios Quantidade e qualidade das relações com o meio
Reformulação e não ampliação Princípios: predominância funcional (predomínio dos campos), alternância funcional (campos se alternam) – movimento predominante para dentro de si ou para fora. Atividade motora é o suporte e Estágios integração funcional. Do sincretismo à diferenciação- tendência de todo desenvolvimento Na passagem dos estágios, há conflito
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Impulsivo – emocional 1o. Ano: Reflexa e relação PF= CAMPO MOTOR
AF= conhecimento de si 1ª. Fase – impulsiva (0 a 3 meses) –exploração do próprio corpo 2ª. Fase emocional- (3 aos 12 meses) padrões diferenciados para medo, alegria, raiva – formas de se comunicar com o corpo. Emoção – instrumento de interação – diferenciação do eu corporal Corpo – tônus muscular ( tensão e alongamento)
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SENSÓRIO MOTOR E PROJETVO
PERSONALISMO SENSÓRIO MOTOR E PROJETVO 3 a 6 anos PF=CAMPO AFETIVO AF=conhecimento para si Construção da consciência de si – diferenciação do eu psíquico: eu/meu, período da graça e imitação Discriminação eu /outro Exploração de si mesmo Construção da própria subjetividade Oposição e sedução ( expulsão/assimilação do outro) Negativismo 1 a 3 anos : percepção e manipulação PF=CAMPO COGNITIVO AF=conhecimento do mundo exterior ato motor e ato mental - diferenciação do eu corporal Exploração concreta do espaço físico , auxiliada com a fala e gestos Discriminação entre objetos
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CATEGORIAL PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA
6-12 anos PF=CAMPO COGNITIVO AF= conhecimento do mundo exterior conhecimento e conquista do mundo exterior Agrupar, seriar, classificar, categorizar Organização do mundo físico em categorias mais bem definidas- melhor compreensão de si Pré categorial: concreto , pensamento por pares Tempo/ lugar, causa/efeito: indiscriminados Depois dos 12 PF=CAMPO AFETIVO AF= conhecimento de si nova definição da personalidade – nova diferenciação do eu psíquico Confronto, auto –afirmação, submissão aos grupos Categorias cognitivas de maior nível de abstração
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IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Aprender é transformar-se na relação com o outro Educar = promover condições que respeitem as leis que regulam o processo de desenvolvimento, considerando as possibilidades orgânicas e condições de existência . Pedagogia explícita: textos sobre educação e propostas para a educação Pedagogia implícita: Dinâmica do processo de desenvolvimento Papel do conflito Papel do outro ( professor, grupos e meio) Relação entre professor e aluno Papel da escola
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BIBLIOGRAFIA INDICADA
GALVÂO, I. Henri Wallon – uma concepção dialética do desenvolvimento infantil . Petrópolis : Vozes, 1995 MAHONEY, A A e ALMEIDA, L. R. (orgs.) Henri Wallon – Psicologia e Educação. São Paulo : Loyola, , 2002 MAHONEY, A A e ALMEIDA, L. R. (orgs.) A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo : Loyola, 2004 WALLON : As origens do caráter na criança As origens do pensamento na criança Do ato ao pensamento Evolução psicológica na criança
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Erik H. Erikson ( 1902- 1994) Teoria psicossocial
Tradição psicanalista ( Freud , Anna Freud) Implicações sociais e psicológicas Pulsões básicas são sociais ( base biológica). As influências sociais/culturais geram demandas e expectativas que ocorrem durante o período da vida Atenção no ego, no ser consciente- Ego tem muita força, lida com experiências sociais de forma criativa e produz resultados
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Desenvolvimento Proposições:
interação da criança ou do adulto com o ambiente o desenvolvimento se processa por toda a vida Influência da sociedade Períodos distintos com uma tarefa Enfrentar e resolver conflitos, com uma solução positiva e uma negativa Proposições: há, durante toda a vida, períodos distintos de desenvolvimento (estágios) com uma tarefa desenvolvimental especifica em cada estágio. A tarefa central de cada período é o desenvolvimento de uma “qualidade do ego” específica os períodos de desenvolvimentos são definidos pela sociedade em que a pessoa se desenvolve ( não base maturacional) qualquer tarefa desenvolvimental que não seja completada deixa resíduo que interfere nas tarefas futuras.
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Estágios psicossociais
Durante toda a vida e formação do sentido de identidade de uma pessoa Crises psicossociais – necessidade de ajustamento às solicitações do ambiente social 8 estágios
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1-Confiança básica vs. desconfiança básica:do nascimento ao primeiro ano de vida -sentido de confiança básico na previsibilidade do mundo e em sua capacidade de afetar os acontecimentos que a cercam. Comportamento de quem cuida principalmente da criança (geralmente a mãe) é decisivo. A resolução dessa primeira crise tem importantes repercussões em as que se seguirem. 2- autonomia vs. vergonha e dúvida: 2 a 3 anos - mobilidade da criança é a principal nesse período. Possibilita âmbito de escolhas muito maior e forma a base para o sentido de independência ou autonomia. Treino no uso da toilette pode criar dificuldades adicionais para os pais. Necessidade de orientação pelos pais para não haver a experiência de fracassos repetidos. 3- iniciativa vs. culpa: de 4 a 5 anos - Importantes mudanças cognitivas e seus impactos (novas habilidades e capacidades da criança): vigor, ação e comportamentos, muitas vezes interpretados como agressivos. Reconhecimento da crise edipiana e do desenvolvimento do sentimento de culpa por parte da criança (processo de identificação resulta numa internalização de todas as regras e regulamentos - sensação de culpa). 4-produtividade vs. Inferioridade: de 6 a 12 anos - mudanças nas habilidades e nas experiências da vida da criança e o impacto delas sobre o desenvolvimento de sua identidade. Escolarização é uma força importante e é preciso desenvolver o repertório de habilidades especificas que a sociedade requer da criança.
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5-identidade vs. Confusão de papéis: de 13 a 18 anos –reexamine da identidade e dos papéis que deve desempenhar e elaboração de um sentido reintegrado do eu ( fazer e ser). 6-intimidade vs. Isolamento: de 19 a 25 anos- primeiro dos estágios adultos. Necessidade de intimidade(fundir a própria identidade com a de outra pessoa). Resolução das outras fases. 7- geratividade vs. estagnação: de 26 a 40 anos. A tarefa do meio da vida é a de gerar no sentido mais abrangente: filhos, produtos,livros, orientações, idéias e obras de arte 8-integridade do ego vs. desespero: de 41 anos em diante - Problemas do envelhecimento e da morte precisam ser enfretados com dignidade, sabedoria prática e aceitação por parte da pessoa de seu próprio modo de viver. Importante : ter passado eficazmente pelos sete estágios anteriores e aceitar o que ela é e o que tem sido e feito.
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Referências BEE, H. e MITCHELL,S.K. A pessoa em desenvolvimento. São Paulo:HABRA, 1986. HADAD, M e Glassman, W. Psicologia : abordagens atuais. Porto Alegre:ARTMED, 2006 RAPPAPORT,C.R. FIORI, W.R e DAVIS< C. A idade escolar e a adolescência. São Paulo:EPU, 1981 (Psicologia do desenvolvimento v.4)
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