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PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.

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1 PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL PARA O SÉCULO XXI. FAGNO DA SILVA SOARES Profª. MSc. Dulce de Almeida Torres

2 A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL PARA O SÉCULO XXI. A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL PARA O SÉCULO XXI. ?

3 PROBLEMA Refletir quanto ao processo de inclusão digital nas escolas públicas de Açailândia, buscando identificar equívocos e possíveis contradições existentes, podendo ser um ponto de partida adequado para intervenção da realidade estudada. Nesse sentido surgem alguns questionamentos que motivaram a elaboração/execução da presente pesquisa, a partir da seguinte problematização: @ Quais as variáveis que interferem na implementação de políticas públicas de inclusão digital nas escolas públicas de Açailândia?

4 Analisar o processo de implementação de políticas governamentais de inclusão digital nas escolas públicas de Açailândia. OBJETIVO GERAL

5 Verificar a atual situação dos laboratórios de informática nas escolas públicas de Açailândia; Verificar a atual situação dos laboratórios de informática nas escolas públicas de Açailândia; Analisar o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, elencando questões que possam nortear sua correta aplicação, buscando propor a construção de uma educação inclusiva; Analisar o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, elencando questões que possam nortear sua correta aplicação, buscando propor a construção de uma educação inclusiva; 1 1 2 2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

6 Quanto ao objeto estudado: A pesquisa foi bibliográfica e de campo pois seguindo o viés dos teóricos em inclusão digital; Quanto à forma de estudo do objeto: A pesquisa tem um caráter descritivo e explicativo evidenciando seus vários momentos que vai além da observação, registro, análise, descrição e classificação dos fatos possibilitando a interpretação dos fenômenos em estudo buscando seus determinantes. 1 1 2 2 METODOLOGIA

7 O universo foi composto por docentes e discentes do Centro de Ensino Mary Dalva Castro; A amostra foi composta por 55 pesquisados, entre discentes, docentes, e instrutor de informática escolhidos aleatoriamente com questionários de perguntas objetivas e subjetivas; 3 3 4 4 5 5 Após a aplicação dos questionários realizou-se a análise e tabulação dos resultados tratados estatisticamente. Para evitar falhas nas perguntas elaboradas no questionário, fazer-se um pré-teste em 10% (dez por cento) do universo estudado. METODOLOGIA

8 ? RESULTADOS E DISCUSSÕES DA PESQUISA DE CAMPO

9 FIGURA 1 – Idade

10 FIGURA 3 – Tem computador em casa?

11 FIGURA 4 – Qual seu nível de uso da internet ?

12 FIGURA 5 – Sabe usar o computador com facilidade ?

13 FIGURA 6 – Você sabe o que é PROINFO ?

14 FIGURA 7 – Com que freqüência você faz uso do computador na sua escola?

15 FIGURA 9– Como você classificaria a metodologia de aprendizagem aplicada pelo seu instrutor?

16 FIGURA 11– Você utiliza o laboratório de informática como ferramenta pedagógica?

17 FIGURA 13– Recebeu alguma capacitação para a utilização do laboratório de informática?

18 FIGURA 14– Como você classificaria sua satisfação com as condições do laboratório de informática?

19 FIGURA 16– Qual a maior dificuldade no uso do laboratório?

20 Sendo assim, indica-se abaixo algumas propostas que têm por fim colaborar com a adequação das propostas de inclusão digital adequando-as à realidade de Açailândia: 1.Utilizar como base as duas escolas que já possuem equipamentos, reestruturando seus laboratórios; 2.Criar um esquema de treinamento baseado em software livre para alunos e professores, como alternativa de diminuição de custos; 3.Incentivar através de feiras e seminários o uso das ferramentas tecnológicas como ferramentas pedagógicas; 4.Ampliar gradativamente o projeto existente, de cinco a dez escolas por ano; 5.Criar um núcleo de formação municipal para reciclagem e recapacitação de professores, monitores alunos para a efetiva multiplicação no ambiente escola do uso da tecnologia da informação no processo ensino-aprendizagem; 6.Estabelecer relação com o programa e-Proinfo, mecanismo capaz, ao mesmo tempo, de baratear e agilizar o processo de capacitação de mestres e alunos. Sendo assim, indica-se abaixo algumas propostas que têm por fim colaborar com a adequação das propostas de inclusão digital adequando-as à realidade de Açailândia: 1.Utilizar como base as duas escolas que já possuem equipamentos, reestruturando seus laboratórios; 2.Criar um esquema de treinamento baseado em software livre para alunos e professores, como alternativa de diminuição de custos; 3.Incentivar através de feiras e seminários o uso das ferramentas tecnológicas como ferramentas pedagógicas; 4.Ampliar gradativamente o projeto existente, de cinco a dez escolas por ano; 5.Criar um núcleo de formação municipal para reciclagem e recapacitação de professores, monitores alunos para a efetiva multiplicação no ambiente escola do uso da tecnologia da informação no processo ensino-aprendizagem; 6.Estabelecer relação com o programa e-Proinfo, mecanismo capaz, ao mesmo tempo, de baratear e agilizar o processo de capacitação de mestres e alunos. PROPOSTA DE AÇÃO

21 CONSIDERAÇÕES FINAIS Os dados da pesquisa sugerem a necessidade, urgente, de políticas corretivas da dramática situação de desconhecimento das possibilidades das novas tecnologias e meios de comunicação colocadas à disposição de todas pela internet que é um meio de acesso a um novo mundo que, sem a compreensão dele, é impossível colher seus benefícios.

22 Ao contrário: “A profissão fundamental do presente e do futuro é educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica.” (Moran, 1997)


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