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PublicouMicaela Minho Vilaverde Alterado mais de 8 anos atrás
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PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
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“Existe um consenso cada vez mais generalizado de que a escola atual não está cumprindo satisfatoriamente a função de formar as futuras gerações, nas capacidades que irão requerer o desenvolvimento do cidadão em uma sociedade de rápidas e céleres mudanças. Ao mesmo tempo, não existe consenso sobre quais devem ser essas capacidade e quem deve ser responsável por sua difusão.” (LITWIN, 2001, p. 153)
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Ninguém está contente com a escola.
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Vale a pena tentar mudar a escola?
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EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
- ERA DAS INCERTEZAS - DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMÁTICA - GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E CULTURAL - DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA - GENERALIZAÇÃO DAS FONTES DE INFORMAÇÃO E DO ACESSO A ELAS
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A educação vive um tempo de grandes incertezas e de muitas perplexidades
Sentimos a necessidade da mudança, mas nem sempre conseguimos definir-lhe o rumo. Há um excesso de discursos, redundantes e repetitivos, que se traduz numa pobreza de práticas.
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PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA socialização do saber construção da cidadania
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PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Atualmente: A escola é desafiada; Reconstrução do conhecimento do mundo usando outras linguagens; Aprendizagem e ensino não se fazem exclusivamente na escola; Utilização da tecnologia e os meios de comunicação;
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FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR
Contextualização na ação, coerência; Utilização de múltiplos recursos; Interação, saber o como e o porquê foi feito; Prática intencional, agir com pertinência, interpretar, julgar; Ser um projeto, estar sempre em processo de atualização e construção;
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. O trabalho docente deve privilegiar não apenas o processo de ensino mas, sim, o processo de ensino-aprendizagem; a ênfase deve estar presente na aprendizagem dos alunos e não na transmissão de conhecimentos.
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PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
TODA TEORIA SURGE A PARTIR DE UMA PRÁTICA.
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REFLEXÃO- SOBRE-A-AÇÃO REFLEXÃO-SOBRE- A-REFLEXÃO-NA- AÇÃO
METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM REFLEXÃO-NA- AÇÃO REFLEXÃO- SOBRE-A-AÇÃO REFLEXÃO-SOBRE- A-REFLEXÃO-NA- AÇÃO FORMAÇÃO REFLEXIVA ou Reprodutora?
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a partir da análise e da interpretação de uma atividade
REFLEXÃO-NA- AÇÃO O aluno aprende a a partir da análise e da interpretação de uma atividade Aprende fazendo REFLEXÃO- SOBRE-A-AÇÃO é o processo do pensamento que ocorre de forma retrospectiva sobre uma dada situação Aprende compreendendo a razão da sua própria ação REFLEXÃO-SOBRE- A-REFLEXÃO-NA- AÇÃO é o processo que leva o aluno a progredir no seu conhecimento e a construir sua forma pessoal de conhecer Aprende reconstruindo
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Abram a cabeça?
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PROFESSOR PESQUISADOR
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Estruturação de pesquisa segue algumas etapas, como:
Introdução; Revisão de literatura; Materiais e Método; Resultados; Discussão, Conclusão; Referências.
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A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
QUESTIONAMENTOS DA PESQUISA O que pesquisar; Por que pesquisar; Para que pesquisar; Como pesquisar; Que recursos utilizar.
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Delimitação do tema; Definição dos objetivos; Construção do marco teórico e conceitual; Escolha dos instrumentos de coleta; Exploração de campo.
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Origem do Problema (como surgiu, como foi percebido) necessidade de atualizar-se sobre o objeto da pesquisa; Delimitação do Problema: é situar o problema Temporal e geograficamente (tempo e espaço); Hipótese(s): proposta de solução do problema / idéia Geral que se pretende demonstrar e que demonstrada vira tese.
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2. Revisão de Literatura Trata-se de uma redação sobre o tema eleito que reúne as diferentes fontes de consulta da pesquisa científica. Tal etapa da redação aceita itens correspondentes à divisão elucidativa da questão. Esse texto deverá ser elaborado com as palavras do aluno fazendo citações e referências bibliográficas ao material consultado.
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Caracterização do espaço escolar – principais aspectos a serem observados – 20h
Caracterização do espaço histórico-pedagógico - principais aspectos a serem observados – 20h
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Entrevistas - Realizar entrevistas com profissionais da instituição tendo como objetivo perceber o nível de satisfação profissional, produzir relatório conclusivo acerca do objetivo proposto: a) direção; b) docente; c) supervisão ou orientação pedagógica; d) coordenação pedagógica; e) secretário(a) escolar. – 40h Relatório final – 20h
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5. Discussão Incorpora uma discussão dos resultados obtidos a partir da revisão bibliográfica realizada anteriormente e apresenta as conclusões possíveis, segundo o objetivo proposto.
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PROJETO * Objetivos do projeto (ao menos três) * Conteúdos a serem trabalhados * Ano/série a que se destina o projeto (pontuar acima do segundo ciclo) * Tempo estimado (aulas, meses, bimestres) * Material necessário * Disciplinas participantes (caso tenha) * Desenvolvimento do projeto * Avaliação
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