A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO Kátia Lomba Bräkling Agosto/2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO Kátia Lomba Bräkling Agosto/2005."— Transcrição da apresentação:

1 VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO Kátia Lomba Bräkling Agosto/2005

2 PRA UM COMEÇO DE CONVERSA... PNLD Uma política pública de avaliação do LD

3 A AVALIAÇÃO É ORIENTADA POR PRINCÍPIOS GERAIS PRINCÍPIOS GERAIS CRITÉRIOS: CRITÉRIOS: COMUNS A TODAS AS ÁREAS COMUNS A TODAS AS ÁREAS ELIMINATÓRIOS ELIMINATÓRIOS CLASSIFICATÓRIOS CLASSIFICATÓRIOS ESPECÍFICOS DE CADA ÁREA ESPECÍFICOS DE CADA ÁREA

4 PRINCÍPIOS GERAIS PROCEDIMENTOS E CONTEÚDOS: PROCEDIMENTOS E CONTEÚDOS: devem adequar-se tanto à situação específica da instituição escolar e do desenvolvimento do educando quanto aos diferentes saberes a que recorre. devem adequar-se tanto à situação específica da instituição escolar e do desenvolvimento do educando quanto aos diferentes saberes a que recorre.

5 PROCEDIMENTOS, INFORMAÇÕES E CONCEITOS: PROCEDIMENTOS, INFORMAÇÕES E CONCEITOS: devem ser corretos do ponto de vista das áreas do conhecimento a que se vinculam. devem ser corretos do ponto de vista das áreas do conhecimento a que se vinculam. devem ser apropriados à situação didático- pedagógica a que servem. devem ser apropriados à situação didático- pedagógica a que servem.

6 necessitam atender ao consenso dos diferentes especialistas e agentes educacionais quanto aos conteúdos mínimos a serem contemplados e às estratégias adequadas à apropriação desses conteúdos. necessitam atender ao consenso dos diferentes especialistas e agentes educacionais quanto aos conteúdos mínimos a serem contemplados e às estratégias adequadas à apropriação desses conteúdos.

7 O LIVRO DIDÁTICO: O LIVRO DIDÁTICO: necessita considerar as recomendações comuns às diferentes propostas curriculares estaduais e municipais em vigor. necessita considerar as recomendações comuns às diferentes propostas curriculares estaduais e municipais em vigor.

8 deve contribuir para a construção da ética necessária ao convívio social democrático, o que o obriga ao “respeito à liberdade” e ao “apego à tolerância” (LDB, Título II, art. 3º, IV). deve contribuir para a construção da ética necessária ao convívio social democrático, o que o obriga ao “respeito à liberdade” e ao “apego à tolerância” (LDB, Título II, art. 3º, IV).

9 CRITÉRIOS COMUNS ELIMINATÓRIOS INCORREÇÃO DOS CONCEITOS E INFORMAÇÕES BÁSICAS INCORREÇÃO DOS CONCEITOS E INFORMAÇÕES BÁSICAS INCORREÇÃO E INADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS INCORREÇÃO E INADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS

10 PREJUÍZO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. PREJUÍZO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA.

11 ASPECTOS GRÁFICO- EDITORIAIS ASPECTOS GRÁFICO- EDITORIAIS Estrutura editorial Estrutura editorial Aspectos visuais Aspectos visuais MANUAL DO PROFESSOR MANUAL DO PROFESSOR CRITÉRIO COMUNS CLASSIFICATÓRIOS

12 OBSERVAÇÃO PNLD 2004 (1ª a 4ª séries): PNLD 2004 (1ª a 4ª séries): Coleções classificadas em: Coleções classificadas em: Recomendadas com distinção Recomendadas com distinção Recomendadas Recomendadas Recomendadas com Ressalvas Recomendadas com Ressalvas PNLD 2005 (5ª a 8ª séries): PNLD 2005 (5ª a 8ª séries): Resenhas descritivas, apenas Resenhas descritivas, apenas Não há classificação Não há classificação

13 COMO PROCEDER PARA ESCOLHER O LD? REALIZANDO: ANÁLISE RETROSPECTIVA ANÁLISE RETROSPECTIVA ANÁLISE PROSPECTIVA ANÁLISE PROSPECTIVA

14 O QUE CONSIDERAR NA ANÁLISE A NATUREZA DO LD: A NATUREZA DO LD: Material didático que procura organizar a ação educativa: Material didático que procura organizar a ação educativa: Apresentando uma seleção de conteúdos Apresentando uma seleção de conteúdos Apresentando uma seqüenciação de conteúdos Apresentando uma seqüenciação de conteúdos Adotando uma metodologia de ensino Adotando uma metodologia de ensino

15 Nas análises, considerar: Retrospectivamente: Retrospectivamente: A seleção de conteúdos do LD adotado correspondeu às necessidades do Projeto Educativo da Escola? A seleção de conteúdos do LD adotado correspondeu às necessidades do Projeto Educativo da Escola? A seqüenciação dos conteúdos foi adequada? A seqüenciação dos conteúdos foi adequada?

16 O tratamento dado ao conteúdo foi pertinente? O tratamento dado ao conteúdo foi pertinente? A metodologia utilizada possibilitou o desenvolvimento das capacidades pretendidas? A metodologia utilizada possibilitou o desenvolvimento das capacidades pretendidas? Foi necessário realizar muitos ajustes na proposta do LD? Foi necessário realizar muitos ajustes na proposta do LD? Que recursos foram necessários para estes ajustes? Que recursos foram necessários para estes ajustes?

17 Exemplo 1 O LD apresentou, na primeira série e as segunda, apenas contos de fadas, de aventuras e fábulas para trabalho. Demanda resultante: Complementar o trabalho com outros gêneros, de outras ordens.

18 Exemplo 2 Na segunda série, as atividades de escrita era sempre orientadas da seguinte forma: Observe a figura abaixo. Observe a figura abaixo. Responda as perguntas que se seguem. Responda as perguntas que se seguem. Copie as respostas, no espaço abaixo, e você terá um belo texto ! Copie as respostas, no espaço abaixo, e você terá um belo texto !

19 Demanda resultante: Reformular as propostas de PT, de forma que as atividades prevejam: Apresentação das condições de produção Apresentação das condições de produção Escrita, considerando as condições de produção do texto Escrita, considerando as condições de produção do texto Avaliação do texto considerando a adequação do mesmo às condições de produção. Avaliação do texto considerando a adequação do mesmo às condições de produção.

20 Exemplo 3 No LD de 5ª série, nas atividades de gramática, a proposta de trabalho seguia sempre essa orientação: Apresentação do conceito Apresentação do conceito Exemplificação Exemplificação Exercitação, por meio de identificação e reconhecimento. Exercitação, por meio de identificação e reconhecimento.

21 Demanda resultante: Reformular as propostas de trabalho com os aspectos gramaticais, de forma que as atividades prevejam: Análise de um corpus de referência sobre o aspecto selecionado; Análise de um corpus de referência sobre o aspecto selecionado; Levantamento de regularidades ou constatações Levantamento de regularidades ou constatações

22 Elaboração de registro/regras da observação realizada Elaboração de registro/regras da observação realizada Ampliação do corpus Ampliação do corpus Aplicação/re-investimento Aplicação/re-investimento

23 Exemplo 4 Gêneros apresentados para trabalho em LP: Gêneros apresentados para trabalho em LP: 5ª série: contos de aventura, fábulas, crônicas, bilhete, notícias e reportagens. 5ª série: contos de aventura, fábulas, crônicas, bilhete, notícias e reportagens. 6ª série: contos populares, fábulas, crônicas, cartas, anúncio, notícias e reportagens. 6ª série: contos populares, fábulas, crônicas, cartas, anúncio, notícias e reportagens.

24 7ª série: trechos de romances, notícias, reportagens e poemas. 7ª série: trechos de romances, notícias, reportagens e poemas. 8ª série: trechos de romances, reportagens, anúncios, e poemas. 8ª série: trechos de romances, reportagens, anúncios, e poemas.

25 Demanda resultante: Complementar a seleção de gêneros, incluindo, em especial, gêneros da ordem do Argumentar. Complementar a seleção de gêneros, incluindo, em especial, gêneros da ordem do Argumentar. Rever a seqüenciação quanto à adequação da complexidade do gênero à série. Rever a seqüenciação quanto à adequação da complexidade do gênero à série.

26 Nas análises, considerar: Prospectivamente: Prospectivamente: A seleção de conteúdos é adequada? A seleção de conteúdos é adequada? A seqüência com que são apresentados obedece à progressão da aprendizagem planejada por sua escola? A seqüência com que são apresentados obedece à progressão da aprendizagem planejada por sua escola?

27 O conjunto dos conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles são adequados para os alunos e estão de acordo com o currículo? O conjunto dos conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles são adequados para os alunos e estão de acordo com o currículo? A linguagem é clara? A linguagem é clara? As atividades se preocupam em ajudar oaluno a entender o texto das lições? As atividades se preocupam em ajudar o aluno a entender o texto das lições?

28 O manual do professor contribuiu o suficiente para melhor uso do material? O manual do professor contribuiu o suficiente para melhor uso do material? A escola possui recursos materiais e infra-estrutura para realizar as complementações e modificações necessárias? A escola possui recursos materiais e infra-estrutura para realizar as complementações e modificações necessárias?

29 O trabalho decorrente dos ajustes necessários está adequado às possibilidades de articulação e de trabalho conjunto propiciadas pela escola? O trabalho decorrente dos ajustes necessários está adequado às possibilidades de articulação e de trabalho conjunto propiciadas pela escola? A proposta da coleção possibilita a formação do aluno pretendida pela escola? A proposta da coleção possibilita a formação do aluno pretendida pela escola? A coleção está adequada ao projeto pedagógico e curricular da escola? A coleção está adequada ao projeto pedagógico e curricular da escola?

30 Procedimentos para serem adotados no processo de escolha Análise coletiva das coleções considerando o estudo retrospectivo da coleção utilizada no ano anterior. Análise coletiva das coleções considerando o estudo retrospectivo da coleção utilizada no ano anterior. Análise Prospectiva das coleções apresentadas nos Guias Análise Prospectiva das coleções apresentadas nos Guias LEITURA DAS RESENHAS

31 ORGANIZAÇÃO DAS RESENHAS O texto de cada uma das resenhas contém os seguintes blocos: Por Quê? Por Quê? Justifica a menção recebida pela avaliação. (PNLD 2004, apenas)

32 A Coleção A Coleção Descreve a estrutura da coleção e o conteúdo de cada volume. A Análise Apresenta informações mais detalhadas e específicas sobre a coleção. No geral, tratam da seleção e organização dos conteúdos, das questões metodológicas, das atividades, experimentos, dos aspectos gráfico-visuais e do Manual do Professor.

33 Em Sala de Aula Aponta os cuidados que o professor deve ter ao adotar a coleção, bem como os recursos necessários para sua boa utilização.

34 AS RESENHAS  descrevem as coleções, do ponto de vista dos pressupostos teórico-metodológicos assumidos, de sua organização particular, dos conteúdos selecionados, do tratamento didático dado a esses conteúdos etc.;

35 avaliam e exprimem seu desempenho e qualidade, do ponto de vista dos princípios e critérios específicos da área em questão; avaliam e exprimem seu desempenho e qualidade, do ponto de vista dos princípios e critérios específicos da área em questão; justificam a menção recebida pela obra, destacando os fatores que mais contribuíram para tanto; justificam a menção recebida pela obra, destacando os fatores que mais contribuíram para tanto;

36 informam a respeito de implicações mais diretas da coleção para a organização do trabalho em sala de aula. informam a respeito de implicações mais diretas da coleção para a organização do trabalho em sala de aula.


Carregar ppt "VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO Kátia Lomba Bräkling Agosto/2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google