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ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
HELTON COELHO

2 GERENCIANDO A CADEIA O GERENCIAMENTO DA LOGÍSTICA É O PROCESSO DE ADMINISTRAR O MOVIMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS, PEÇAS, TRABALHO, PRODUTOS ACABADOS E INFORMAÇÕES RELACIONADAS AO LONGO DA CADEIA DE VALOR DE UMA FORMA EFICIENTE E COM UM BOM CUSTO PARA ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS DO CONSUMIDOR. 09/08/11

3 DEMANDA DO CONSUMIDOR AS DEMANDAS DO CONSUMIDOR DIRIGEM TODO O PROCESSO. CADA ASPECTO DO GERENCIAMENTO DE LOGÍSTICA ESTÁ VOLTADO PARA A CONCLUSÃO DE UMA TROCA DE MARKETING QUE FORNECE AO CONSUMIDOR O PRODUTO CERTO NA HORA CERTA NO LOCAL CERTO, NAS CONDIÇÕES CERTAS E AO PREÇO CERTO. É CLARO QUE COMPREENDER O QUE OS CONSUMIDORES ESPERAM É UM PRÉ-REQUISITO PARA CRIAR UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE LOGÍSTICA.

4 NOVO DESAFIO O GERENCIAMENTO DE LOGÍSTICA É, PARA MUITAS EMPRESAS, O MAIOR DESAFIO EM TERMOS DE CONCORRÊNCIA. UM GRANDE PRODUTO, COM O PREÇO ESCOLHIDO DE FORMA CORRETA, NOS CANAIS DE MARKETING ADEQUADOS E COM UMA COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING DE ALTO NÍVEL NÃO É MAIS SUFICIENTE.

5 COMO VENCER Para construir de forma lucrativa relacionamentos de longo prazo com o consumidor - e vencer os concorrentes - , as empresas mais atentas estão formulando estratégias para movimentar os produtos e a informação de forma mais eficiente ao longo da cadeia de valor

6 A Vantagem Competitiva e a Cadeia de Valor
Das muitas mudanças que ocorreram no pensamento gerencial nos últimos 10 anos, talvez a mais significativa tenha sido a ênfase dada à procura de estratégias que proporcionassem um valor superior aos olhos do cliente. Grande parte do mérito desta procura deve-se a Michael Porter, professor da Harvard Business School, que através de suas pesquisas alertou os gerentes e estrategistas para a importância central das forças competitivas para alcançar sucesso no mercado.

7 Um conceito particular que Michael Porter trouxe para este cenário foi a "cadeia de valor"
1 2 3 $$$$$$$

8 "A Vantagem Competitiva não pode ser compreendida olhando-se para uma firma como um todo”

9 Ela deriva das muitas atividades discretas que uma empresa desempenha
PROJETANDO, PRODUZINDO, COMERCIALIZANDO, ENTREGANDO E APOIANDO SEU PRODUTO.

10 A CADEIA DE VALOR DESDOBRA A empresa EM SUAS ATIVIDADES ESTRATEGICAMENTE RELEVANTES

11 PARA COMPREENDER O COMPORTAMENTO DOS CUSTOS E AS FONTES DE DIFERENCIAÇÃO EXISTENTES OU POTENCIAIS
UMA FIRMA GANHA VANTAGEM COMPETITIVA EXECUTANDO ESTAS ATIVIDADES ESTRATEGICAMENTE IMPORTANTES DE MANEIRA MAIS BARATA OU MELHOR DO QUE SEUS CONCORRENTES

12 AS ATIVIDADES DA CADEIA DE VALOR PODEM SER CATEGORIZADAS EM DOIS TIPOS:
ATIVIDADES PRIMÁRIAS ATIVIDADES DE APOIO (infra-estrutura, gerenciamento de recursos humanos, desenvolvimento de tecnologia e aquisição) (logística de entrada, operações, logística de saída, marketing e vendas e assistência técnica)

13 Estas atividades de suporte são funções integradoras que atravessam as várias atividades primárias dentro da empresa.

14 A vantagem competitiva surge da maneira como as empresas desempenham estas atividades dentro da cadeia de valor.

15 Pode-se afirmar que o gerenciamento logístico tem potencial para auxiliar a organização a alcançar tanto a vantagem em custo/produtividade como a vantagem em valor

16 Em resumo, as organizações que serão líderes de mercado no futuro serão aquelas que procurarão e atingirão os picos gêmeos da excelência: LIDERANÇA DE SERVIÇOS LIDERANÇA DE CUSTOS

17 NOVO DESÁFIO DOS LIDERES DE LOGÍSTICA
ENCURTAR O FLUXO LOGÍSTICO NOVO DESÁFIO DOS LIDERES DE LOGÍSTICA

18 PRODUÇÃO OFERTA DEMANDA

19 O aumento da produtividade diminui o custo
PRODUTIVIDADE E CUSTO O aumento da produtividade diminui o custo Como produtividade é igual a produção/recursos, uma maior produtividade significa que se produz mais, com os mesmos recursos, ou que uma mesma produção é feita com menos recursos. Portanto, em qualquer situação, o custo unitário do produto diminui.

20 Demanda Dependente e Independente
Demanda de pneus do fornecedor é ditada pelo número de carros a serem feitos Montadora A demanda pode (e deve) ser calculada Demanda Independente Concessionária A demanda de pneus é ditada por fatores aleatórios A demanda tem que ser prevista

21 Filosofia de Planejamento e Controle Empurrado versus Puxado
Sistema Empurrado Empurrado pela previsão PREVISÃO Sistema de Planejamento e Controle Central ou Instruções sobre o que, quanto e quando fazer DEMANDA Puxado pela demanda Sistema Puxado Pedido Pedido Pedido Pedido DEMANDA Entrega Entrega Entrega Entrega

22 Contribuições do Planejamento e Controle para a competitividade
Custo utilização de recursos redução de estoques cumprimento de prazos Velocidade redução de filas redução de estoques sequenciação Confiabilidade planejamento à frente controle dos recursos monitoramento Planejamento e controle Qualidade redução de estoques integridade de informação rastreabilidade Flexibilidade redução de incertezas reprogramação rápida estoques de segurança

23 Conceitos básicos de estoque
Incerteza de previsões de suprimento e/ou demanda: ? estoques de segurança Impossível ou inviável coordenar suprimento e demanda: capacidade informação custo de obtenção restrições tecnológicas Por que surgem os estoques? Preencher o “pipeline” (processador) - canais de distribuição: Especular com os estoques: escassez oportunidade ramp up de produto (evolução)

24 s = 6,8 Lead time= 2 semanas = 172,1 livros/semana Demanda Semanal
LIVRARIA Lead time= 2 semanas Consumidor 200 Demanda Semanal 195 190 185 180 Qtde 175 170 165 160 155 150 1 4 7 10 13 16 19 22 25 28 31 34 37 40 43 46 49 semana = 172,1 livros/semana s = 6,8

25 Demanda; constante e conhecida.
PRESSUPOSTOS: Demanda; constante e conhecida. Custos e Lead Time: constantes e conhecidos Reposição Instantânea tempo Unidades em estoque Estoque médio Q

26 QUANDO RESSUPRIR - PONTO DE REPOSIÇÃO
tempo Lote de ressuprimento Unidades em estoque Estoque médio Ponto de reposição PR = 360 unidades ES Pedido colocado Lead time Pedido Recebido LT = 2 Semanas PR = D.LT + ES Exemplo: Demanda = 172,1 unidades por semana Lead time = 2 semanas Estoque de segurança = 15,8 unidades PR = 172,1 x ,8 = 360 unidades ou seja, quando o estoque atingir 360 unidades ou menos é hora de solicitar ressuprimento. Conceito de Lead time: tempo decorrido desde a colocação de um pedido de ressuprimento até que o material esteja disponível para utilização. PROBLEMA: CHECAR CONTINUAMENTE OS ESTOQUES GERA CUSTOS.

27 ESTUDO CASO- CURVA ABC

28 QUESTÕES ORGANIZE OS ITENS DE ACORDO COM AS MAIORES QUANTIDADES
FALE QUAIS SÃO OS 10 ITENS QUE REPRESENTAM MAIOR CUSTO NO ESTOQUE E DE QUANTOS PORCENTO ELES SÃO DESCUBRA O ESTOQUE MÉDIO DE CADA ITEM


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