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Teoria Geral da Administração II Caminhos da Inovação na Gestão Grupo nº 9: Dayana Lima Patrícia Mouco Ricardo Vasconcelos Rogério Alves Ferreira Tatiane.

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1 Teoria Geral da Administração II Caminhos da Inovação na Gestão Grupo nº 9: Dayana Lima Patrícia Mouco Ricardo Vasconcelos Rogério Alves Ferreira Tatiane Rizziolli

2 Vivemos em um ambiente extremamente competitivo, onde a sobrevivência e o sucesso pertencem apenas a aquelas empresas que estão sempre se renovando

3 A diferença entre as empresas bem sucedidas e as demais é simples e se resume em uma palavra: Inovação

4 As principais funções gestoras/ administrativas atuais são: Fixar objetivos (planejar); Analisar, conhecer e solucionar os problemas; Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas);

5 Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar); Negociar; Tomar as decisões; Mensurar e avaliar (controlar).

6 Negociação Negociar é satisfazer necessidades e interesses comuns, em um processo onde as diferenças são minimizadas ou resolvidas em prol de um melhor relacionamento e acordo entre as partes envolvidas.

7 A negociação é uma competência bastante requerida na atuação do administrador, pois, lida diretamente com dois públicos muito conflitantes: o interno e o externo.

8 Principais fatores envolvidos em uma negociação: Tempo: é período em que ocorre a negociação. Informação: é tudo aquilo que reduz a incerteza e ajuda na tomada de decisão. Poder: é a habilidade de influenciar, levando pessoas a adotar determinados comportamentos e ações. Negociador: é aquele que conduzirá as negociações. É necessário que ele possua: Habilidade de questionamento; capacidade de ouvir e entender necessidades, objetividade.

9 Participação e Negociação Negociação e participação são indissociáveis em qualquer processo de administração de conflitos e de mudanças legítimas nas organizações. Envolver os funcionários nas tomadas de decisão da organização trás resultados e mudanças positivas. Essa atitude é um grande passo na transformação da mentalidade organizacional.

10 Enfrentamos uma contradição no cenário atual: Ao mesmo tempo em que se fala tanto em valorização das pessoas, e que elas são a base das organizações, nos deparamos com trabalhos terceirizados, subcontratações, trabalhos informais...

11 Temos notado que as empresas têm deixado de lado os interesses dos funcionários, focando apenas nos resultados, o que torna a realização do trabalho por parte deles, uma atividade extremamente desgastante e desmotivadora.

12 Mas afinal, porque é importante valorizar as pessoas dentro das organizações?

13 Tem sido o objetivo das organizações melhorar o relação trabalho - funcionário. Para isso, as organizações tem investido em gestão de pessoas

14 Gestão de Pessoas O Que É? Conjunto de métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com o objetivo de orientar o comportamento e as relações humanas para maximizar o desempenho dos funcionários no ambiente de trabalho.

15 Treinamento e especialização dos funcionários, Inclusão na participação das tomadas de decisão da organização, Valorização e reconhecimento do empenho e da boa realização do trabalho. Quais os Objetivos da Gestão de Pessoas?

16 Quando analisamos a teoria da gestão de pessoas e a comparamos com a realidade de muitas organizações hoje, passamos a achar que a teoria se trata de utopia. Mas será mesmo impossível organização e funcionários satisfeitos um com o outro, e buscando objetivos em comum?

17 Todo ano é realizado pela revista Exame / Você S.A., uma pesquisa sobre “As 150 Melhores Empresas Para se Trabalhar”. A pesquisa é composta levando-se em conta 3 fatores: A percepção do funcionário, As práticas da empresa, A nota dada pelo jornalista da revista após a visita ao local.

18 Nesse ano de 2009, a vencedora foi a empresa Caterpillar, multinacional que fabrica máquinas, motores e veículos pesados, voltados principalmente para a construção civil e mineração. A Caterpillar conta com um time de 4527 funcionários, conectados com a companhia e seus valores.

19 Números da Pesquisa - Caterpillar

20 De acordo com a jornalista Chrystiane Silva, a maior vantagem da Caterpillar é que “A companhia tem uma comunicação clara e eficiente com todos os colaboradores e investe muito para preservar o bom ambiente de trabalho”. Em complemento a isso, o RH da empresa diz: “Nosso foco maior é fazer com que o funcionário desenvolva seu lado empreendedor”

21 A gestão de pessoas não é utópica. Quando um funcionário se sente feliz e valorizado pela organização que trabalha, ele se sente motivado a usar a sua criatividade e seu empenho para trazer mudanças que acarretarão em crescimento de ambos. Gerir pessoas é um passo importante no sistema de inovação.

22 Inovação na Gestão Organizacional Inovação = Novidade

23 Howard Rush, o professor de Gestão de Inovação na Universidade de Brighton divide o processo de inovação em cinco partes: Procura - busca do maior número possível de idéias promissoras. Exploração - selecionar as que têm mais chances de vir a ter valor de inovação.

24 Investimento - de tempo e verba nas melhores idéias para desenvolvê-las Execução Início a um processo de otimização da execução das boas idéias.

25 Inovações Tecnológicas: Introdução de produtos, processos ou serviços baseados em novas tecnologias. Podemos classificar as inovações no ambiente empresarial em duas formas básicas: Inovações Organizacionais: São as inovações de caráter administrativo, de gestão de pessoas, ou seja, a gestão da organização como um todo.

26 5 Fontes da Inovação: Talentos: Pessoas e as habilidades, que são desenvolvidas e aplicadas dentro da organização. Um talento precisa: Saber (conhecimento) Saber Fazer (habilidade) Saber Fazer Acontecer (atitude)

27 Cultura : A cultura organizacional envolve os preceitos, as tecnologias e o caráter. Por meio de uma cultura inovadora, os funcionários se sentem motivados a participar, a buscar a exelência,

28 o aperfeiçoamento de seus conhecimentos, a qualidade de vida no trabalho, a satisfação do cliente e a realização de suas atividades com ética e responsabilidade social.

29 Arquitetura e Processos : Todos os princípios e padrões de uma empresa, que a orientam para quais atividades executar e decisões tomar, para que ela possa executar uma estratégia pré-estabelecida.

30 Estilo de Gestão : É a liderança que dará a direção e a melhor forma de seus subordinados executarem as tarefas até alcançarem os objetivos. Há dois tipos de liderança que merecem destaque: Coaching - liderança de motivação. Encorajamento e motivação dos funcionários, transmitindo-lhes capacidades e técnicas. Mentoring – liderança de fiscalização. Acompanhamento e avaliação das atividades realizadas. Também resolve os problemas que possam aparecer.

31 Delegar não acarreta perda de poder ou liderança; pelo contrário, os processos ficam mais eficazes e os colaboradores se sentem mais úteis, fazendo parte diretamente das tomadas de decisões. Empowerment: Processos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas.

32 Caminhos da Inovação Há fatores importantes que proporcionam a inovação na gestão: Cultura: Trabalho diversificado, Paixão institucional pela inovação, Ambiente criativo e inovador que proporcione o aprendizado, Compartilhamento de conhecimentos.

33 Tecnologia: Utilização de tecnologias úteis, fáceis e que estejam acessíveis a todos. Mensuração de resultados: Ênfase no aprendizado e adaptação, estímulo a experimentação, resultados de longo prazo.

34 Vantagens da Inovação Quando tratamos de produtos e serviços, há um crescimento em mercado e, em consequência, retorno financeiro. Mas nenhuma dessas inovações é eficiente e a longo prazo se não houver uma política inovadora na organização interna. É através de uma boa gestão de pessoas, dos conhecimentos e das demais funções administrativas que as empresas obtem o tão almejado sucesso, e permanecem nele.

35 A inovação se torna fruto de um conjunto de dimensões, como: Desafio e envolvimento pessoal; Conflitos; Debates; Liberdade; Apoio as novas idéias; Informalidade e humor; Confiança e abertura; Assunção de riscos

36 Ao longo desse trabalho pudemos analisar 3 tópicos primordiais, que a princípio não possuiam correlação específica. Mas quando pesquisamos e analisamos com mais calma, notamos que é através da negociação participativa, do empowerment e da gestão apropiada das pessoas e de suas habilidades, que uma organização consegue a tão almejada e “utópica” inovação organizacional.

37 Podemos concluir, portanto, que as vantagens de ser uma organização inovadora vão muito além de produtividade e bons lucros. Inclui também oferecer ao funcionário melhores condições de trabalho, estabilidade e aperfeiçoamento profissional, elevando a qualidade da empresa a curto e longo prazo. Conclusão

38 Independentemente de ser um processo trabalhoso, podemos avaliar empresas que já utilizaram essa forma de administração e que, através de seus frutos, mostram que inovar é um processo fundamental de crescimento no mundo corporativo.


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