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Suprimento Físico Prof. Lima.

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1 Suprimento Físico Prof. Lima

2 Obtenção / Compras Visão moderna de compras está relacionada com o sistema logístico empresarial, tem como função principal de manter uma posição competitiva de mercado (operação lucrativa); A não um departamento isolado , mas uma atividade se suporte fundamental ao processo produtivo, suprindu-o com todas as necessidades de materiais; Deve ser encarada como uma grande ferramenta na redução de custo de uma empresa(negociação de preço, busca de materiais alternativos e incessante desenvolvimento de novos fornecedores “parceiros).

3 Definição de compras em 1951
“Definia a responsabilidade do comprador como comprar materiais com qualidade correta, na quantidade certa, no instante certo e ao preço correto, da fonte certa, para entrega no local correto” HEINRITZ, 1951. Com essa definição fica clara que mesmo quando o termo logística não era tão difundido como hoje, era notória a similaridade entre os objetivos de compras e os objetivo da logística (agregar valor de lugar e tempo);

4 Atividades Centrais do Processo de Compra
Assegurar a descrição completa das necessidades; Selecionar fontes de suprimentos; Conseguir informações de preço; Colocar os pedidos (ordem de compra); Acompanhar (follow up) os pedidos; Verificar notas fiscais; Manter registros e arquivos; e Manter relacionamento com vendedores.

5 Atividades de Maior Influencia Logística
Seleção de Fornecedor Preço; Qualidade; Continuidade de fornecimento; Localização. Colocação de Pedido “Start” no fluxo de produto da cadeia.

6 Metas de Compra Permitir continuidade de suprimento para o perfeito fluxo de produção; Coordenar os fluxos com o mínimo de investimentos em estoques e adequado cumprimento dos programas; Comprar materiais e produtos aos mais baixos custos, dentro das especificações predeterminadas em qualidade, prazos e preços; Evitar desperdícios e obsolescência de materiais por meio de avaliação e percepção do mercado; Permitir a empresa uma posição competitiva, mediante negociações justas e credibilidade; e Manter parceria com os fornecedores para crescer junto com a empresa.

7 Ao atingir tais metas !!! Atinge-se os objetivos de compras...
Comprar materiais e produtos na qualidade certa; na quantidade exata; no tempo certo; no preço correto; e na fonte adequada

8 Informação Básica Controle e registro de: fornecedores; compras;
preços; especificações; estoque; consumo; catálogo; econômicos;

9 Pesquisa de Suprimentos
Estudo de mercado; Especificações de materiais; Análise de custos; Análise financeiras; Desenvolvimento de novos fornecedores; Desenvolvimento de novos materiais; Qualificação de fornecedores.

10 Administração de Materiais
Garantir atendimento das requisições; Manutenção de estoques; Evitar excesso de estoques; Melhorar giro de estoques; Garantir transferência de materiais; Padronizar embalagem; Elaborar relatórios.

11 Sistema de Aquisição Negociar contratos; Efetivar as compras;
Analisar cotações; Analisar requisições; Analisar condições dos contratos; Verificar recebimento dos materiais; Conferir fatura de compra; Contatar vendedores; Negociar redução de preço; Relacionamento interdepartamental.

12 Ações Diversas Dispor de materiais obsoletos; Projeção de custos;
Comparações de materiais; Manter relação comercial de confiança.

13 Ações de Suprimentos Solicitação de compra: este documento pode ser originado por vários setores, sempre criar ou alterar, quando já, um que melhor se enquadre ao cenário; Coleta de preço: manter sempre os históricos referentes a materias e fornecedores; Análise de preço: Analisar e comparar todos os orçamento adotando sempre critérios bem claros de eliminação; Pedido de compra: contrato formal entre a empresa e o fornecedor classificado, deverá constar todas a condições estabelecidas nas negociações; Acompanhamento do pedido (follow-up): manter sobre controle todos pedidos em carteira;

14 Ações de Apoio Desenvolvimento de Fornecedores;
Desenvolvimento de novos materiais; Qualificação de fornecedores; Negociação. (envolvimento de outros setores simultaneamente)

15 Passos para Seleção de Fornecedores
Pesquisar fornecedores potenciais; Por todos meios passíveis de divulgação. Estabelecer Critérios de avaliação de Fornecedores; Determinar características desejadas. Avaliar e selecionar os fornecedores; Buscar afinidades com a sua empresa. Cadastrar os fornecedores selecionados; Criar áreas diferenciadas para cada segmento. Acompanhar o desempenho do fornecimento; Criar indicadores de desempenho. Fazer parcerias com fornecedores. (SCM) Principalmente em itens críticos mais de um fornecedor.

16 Quanto comprar ? Tomada de Decisão
Suporte em ferramentas estatísticas, tomando como base o fluxo histórico da empresa (LEC, PD ); De acordo com as oscilações reais de demanda (Kanban, TQM, JIT); Uma fusão dos dois métodos;

17 EDI (Eletronic Data Iterchange)
Aliado de grande importância para desenvolvimento de pedidos junto aos fornecedores; Tecnologia para transmissão eletrônica de dados, via computadores através dos meios de comunicação; EDI: pode interligar fornecedor, cliente, bancos, CD (centros de distribuição), transportadoras em tempo real, eliminando papéis, telefonemas, visitas e erros, proporcionando enormes vantagens: Redução do custo de pedido; Rapidez na informação; Segurança e precisão no fluxo de informação; Facilidade de ter pedidos na empresa; Fortalece o conceito de parceria.

18 EDI: Resumindo O EDI permite que a relação existente entre fornecedor e cliente seja de ganha-ganha, com uma parceria firmada a longo prazo e permitindo que o processo de compra seja totalmente automatizado com enorme redução de custo, maior eficiência, redução nos erros e desperdícios e melhor atendimento ao cliente. Muitas empresas fornecedoras de produtos chegam a ponto de controlar os estoques do cliente, fazem reposição do produto automaticamente;

19 Artigo da Revista Exame:ECR

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23 Comércio Eletrônico Grande tendência global, embora já exista, a algum tempo em alguns setores, hoje vem sendo apontada como uma tendência global; E-commerce.


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