A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita"— Transcrição da apresentação:

1 Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
PIBID: Glaucia Silva

2 Introdução: O Programa de Iniciação a Docência (PIBID) possibilita aos alunos de cursos superiores a articulação entre teoria e prática. O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) ao inserir os cursos de Pedagogia e Biologia a este programa, possibilitou aos estudantes a vivência escolar antecipada, aperfeiçoando assim o trabalho como docente. A parceria entre PIBID e UNIFESO proporcionou o desenvolvimento do projeto “Como é trabalhar com projetos de trabalho” na escola Municipal Professora Aclimea de Oliveira Nascimento, situada no bairro de São Pedro, na cidade de Teresópolis. A turma envolvida na pesquisa conta com vinte e seis alunos, na faixa etária entre seis e sete anos e tem a professora Vivia como regente. A turma do primeiro ano de escolaridade desenvolve um trabalho pautado na metodologia de projetos de trabalho. A metodologia de projeto de trabalho tem o aluno como centro da aprendizagem e o professor como mediador. O projeto inicia-se quando existe um grande interesse da turma por um determinado assunto. Para Hernandes (1998) os projetos de trabalho contribuem para a resignação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltam para a formação de sujeitos ativos, atuantes e participantes. Algumas vezes, os projetos são caminhos que levam as mais nobres descobertas. No principio, um conteúdo abstrato que vai se tornando real, conforme começa a ganhar corpo a partir da realização de ações e, consequentemente, das articulações desta.

3 A escolha do tema: Parte do principio do trabalho com a metodologia de projeto de trabalho, a escolha do tema da turma. O tema escolhido foi a partir de um aluno que se recusava a sentar onde uma colega estava, alegando estar cheio de germes. Dessa maneira começou a surgir duvidas, perguntas, e o interesse dos alunos.

4 Problemas: *Como eles são? *Eles andam ou voam? *Quantos ficam no banheiro? *Como nascem? *Quantos anos vivem? *Onde moram? *Eles dormem? *O que gostam de comer? *Quais doenças transmitem?

5 Hipoteses *Tem três olhos ,são verdes, gosmentos, e tem quatro pernas.
*Eles voam suas pernas fazem o papel de asas. *Milhares tantos que não tem nem como contar. *Se multiplicam, vão se dividindo. *Vivem por cerca de quarenta e oito horas . *Moram em todo lugar, porém gostam mais de ficar dentro das pessoas. Nunca dormem estão sempre vigilantes. *Gostam de comer tudo que sujeira. * Transmitem gripes, resfriados, dores de barriga, infecções entre outras.

6 Português Apropriação do Sistema de escrita Alfabética;
Interpretação e produção de texto; Utilização de diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade lingüística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam;

7 Matemática Neste caso os alunos começaram a trabalhar dezena e unidade realizando operações de adição e subtração . Levando em conta o nosso tema também trabalhamos com material dourado.

8 Conhecimentos: Nesta etapa os alunos tiveram a oportunidade de tirar duvidas e aprender mais sobre o nosso tema . As vídeos aulas foram fundamentais para tais questões.

9 CONCIDERAÇÕES FINAIS :
A metodologia do projeto de trabalho teve muito para contribuir para os alunos, e para a escola, usando algo do seu cotidiano que não esta ligado ao conteúdo, mas que atrai as crianças ajuda no desenvolvimento, tornando o aluno mais interessado e participativo. Com isso o processo de aprendizagem se torna muito mais prazeroso para ambas as partes A UNIFESO somente tem a acrescentar, proporcionando aos seus alunos de por em pratica uma nova forma de ensinar, mudando as praticas escolares, e ajudando a formar educadores com um olhar diferenciado para o aluno e para a rede de ensino, elevando a formação de seus alunos, Quanto para mim foi muito importante ter esse tipo de experiência vendo que nunca havia trabalhado no campo da educação, tendo uma visão mais realista posso acrescentar e muito a minha vida acadêmica e dos alunos, esta oportunidade testa da mais variada forma o educador e com isso acaba por nos preparar para assumir uma sala de aula com confiança e ciente das responsabilidades.

10


Carregar ppt "Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google