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ANHANGUERA EDUCACIONAL 1 Taubaté Gestão Financeira - 1º Semestre 2010.

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1 ANHANGUERA EDUCACIONAL 1 Taubaté Gestão Financeira - 1º Semestre 2010

2 2 Professor: Walter Alves de Sousa Júnior Gestão Financeira Conceito de Investimento, Gestão estratégica financeira, Gestão baseada em valor, Análise do Capital de Giro, Análise dinâmica do capital de giro, Necessidade de investimento em capital de giro, Valor Presente, Métodos de avaliação econômica de investimentos, Análise de Alavancagem Operacional e Financeira. Introdução às Decisões de Financiamento, Aspectos de Estrutura e Custo de Capital, Estrutura de Capital e Alavancagem Financeira e operacional, Custo de capital, Análise de Rentabilidade no Sistema Du Pont, BSC - Balanced Scorecard, EVA - Economic Value Added. Gestão Financeira

3 3 Gestão baseada em Valor Introdução Dificuldades Implementação Custo de Oportunidade e Criação de Valor Modelo de Gestão Baseada em Valor

4 4 Gestão Financeira Introdução Pressionadas pela crescente competitividade e exigência de posturas gerenciais mais eficazes, várias empresas estão-se orientando pela filosofia de gestão concentrada no valor

5 5 Gestão Financeira O Value Based Management (VBM) ou Gestão Baseada em Valor constitui-se numa abordagem em que as aspirações, as técnicas de análise e os processos gerenciais são orientados para a maximização do valor da empresa, focalizando as decisões sobre os direcionadores de valor (value drivers), especialmente o custo de capital. Portanto, ela considera: Criação de valor (formas para gerar ou aumentar o valor futuro máximo, em sintonia com sua estratégia) Administração pelo valor (governança, gestão de mudanças, cultura organizacional, comunicação, liderança, etc) Medição do valor (Valuation) VBM

6 6 Gestão Financeira A VBM é útil em situações que requerem.... Fornecer às principais partes interessadas, especialmente acionistas, o valor dos negócios da empresa Usar a administração baseada em valor para definir metas e monitorar desempenho. É essencial saber se e até que ponto uma empresa está gerando valor em função de sua configuração e seu desempenho operacional em qualquer momento. É também importante compreender quais as medidas operacionais que têm mais chances de aumentar valor Estimar valor de opções estratégicas e de projetos específicos e assim estabelecer suas prioridades

7 7 Gestão Financeira A Gestão Baseada no Valor visa prover consistência entre: Missão corporativa Estratégia corporativa Governança corporativa Cultura corporativa Comunicação corporativa Organização da corporação Processos e sistemas de decisão Processos e sistemas de gestão de performance Processos e sistemas de recompensa com os propósitos e valores que a empresa deseja atingir

8 8 Gestão Financeira A estratégia da empresa deve ser formulada de acordo com a geração de valor e deve ser comunicada por meio dos indicadores de desempenho... 5 Processos principais da Geração de Valor Definição da Estratégia de Longo Prazo Definição da Alocação de Recursos Remuneração Medidas de Performance Comunicação do Valor Refletir objetivos e estratégias na geração de valor Otimizar alocação de recursos de acordo com estratégia de valor Reforçar o conceito de Valor Comunicar estratégia e metas ao nível operacional - BSC Alinhar remuneração com objetivos estratégicos

9 9 Gestão Financeira Dificuldades da consolidação de uma gestão baseada no valor: Cultura tradicional da empresa Resistência às mudanças Conflito entre lucro e valor Algumas estratégias financeiras voltadas a criar valor aos acionistas podem reduzir os lucros da empresa. Ex: substituição de capital próprio por recursos de terceiros mais baratos, aumentam as despesas financeiras (juros) mas alavancam o valor de mercado das ações

10 10 Gestão Financeira A implementação da gestão baseada em valor pressupõe mudança cultural e a adoção de controles de desempenho...  1.Formulação Estratégica com vistas a agregação de valor para um horizonte determinado  2.Definição da métrica de mensuração de valor.  3.Definição da árvore e dos direcionadores de valor.  4.Elaboração das ações de cada Gestor para o horizonte definido, com base nas diretrizes estratégicas divididas nos direcionadores de valor;  5.Desdobramento até o nível operacional das ações estratégicas;  8.Acompanhamento dos indicadores de desempenho e relacionamento à remuneração variável.  7.Validação com a Diretoria e o Conselho, das metas estabelecidas.  6.Definição dos indicadores de desempenho e das metas com base na quantificação da agregação de valor para toda a organização;

11 11 Gestão Financeira Custo de Oportunidade Custo da Oportunidade: quanto uma empresa sacrificou de sua remuneração por ter aplicado seus recursos em um investimento alternativo de risco equivalente Alternativas com diferentes níveis de risco não permitem uma comparação homogênea dos retornos produzidos Quesito fundamental na comparação de dois investimentos !

12 12 Gestão Financeira A essência do custo de oportunidade é: “Na empresa, toda vez que existirem problemas de escolha entre várias alternativas de ação, estará presente o conceito de custo de oportunidade”. Quando analisa várias alternativas de decisão, o decisor, intuitiva ou propositadamente, sempre se perguntará se o benefício a ser obtido, em relação ao sacrifício de recursos correspondentes, será o melhor possível nas circunstâncias em que a decisão está sendo tomada.“

13 13 Gestão Financeira Criação de Valor Criação de Valor: capacidade de geração de resultados pela empresa acima das expectativas mínimas de ganho dos credores e acionistas Uma empresa tem seu valor de mercado aumentado quando melhor remunera o custo de oportunidade de seus proprietários Proprietários de capital que realizam investimento de risco !

14 14 Gestão Financeira Custo de Oportunidade e Criação de Valor O valor é criado ao acionista somente quando as receitas operacionais superarem todos os dispêndios (custos e despesas) incorridos, inclusive o custo de oportunidade do capital próprio. Nesse caso, o valor da empresa excederia o de realização dos seus ativos (investimentos), indicando esse resultado adicional uma agregação de riqueza pelo mercado conhecida por: Market Value Added (MVA), ou

15 15 Gestão Financeira Valor para o Acionista Os acionistas são os detentores dos fluxos residuais da empresa. Eles tomam decisões com relação a todas as receitas e todos os pagamentos. RECEITA (-) IMPOSTOS (=) RECEITA LIQUIDA (-) CUSTOS +DESPESAS (=)RESULTADO OPERACIONAL (-) DESPESAS COM JUROS RESULTADO FINAL Excedente do Consumidor Participação do Governo Participação: Funcionários/Fornecedores Participação dos Credores Participação dos Acionistas

16 16 Gestão Financeira Valor para o Acionista Market Value Added (MVA) Indica agregação de riqueza ocorrida quando o valor de mercado da empresa excede ao montante que se despenderia para construí-la Considera a criação de riqueza pelo valor contábil dos ativos, registrado nos demonstrativos financeiros. Ou seja, considera os investimentos a preços corrigidos

17 17 Gestão Financeira Valor para o Acionista Goodwill Conceito equivalente de MVA Um ativo só agrega valor se os seus fluxos de caixa esperados, descontados a uma taxa que reflete o risco, produzirem um VPL positivo Considera a criação de riqueza pelo valor de reposição dos investimentos

18 18 Gestão Financeira Destruição de Valor Uma empresa destrói valor quando, mesmo apurando um lucro contábil, o montante do resultado não conseguir cobrir o custo mínimo de oportunidade de capital investido. O retorno oferecido não se mostra capaz de remunerar o risco assumido pelo acionista, indicando um MVA negativo, indicativo de destruição de valor.

19 19 Gestão Financeira Modelo de Gestão Baseada no Valor VALOR ECONÔMICO VALOR ECONÔMICO = FLUXOS DE CAIXA FUTUROS CUSTO PONDERADO DE CAPITAL VARIÁVEIS CHAVE OU DIRECIONADORES DE VALOR Crescimento da receita Margem operacional Despesas financeiras Capital de trabalho Taxa de desconto Período competitivo Estrutura de capital Custo do capital de terceiros Custo do capital próprio Entradas de Caixa Saídas de Caixa CAPM WACC

20 20 Gestão Financeira Capacidades Diferenciadoras Estratégias adotadas pelas empresas que permitem um nível de diferenciação em relação a seus concorrentes de mercado Permitem que a empresa apure um retorno esperado que exceda ao custo de oportunidade do capital investido Se forem implantadas com sucesso, promoverá vantagem competitiva e a continuidade dos negócios da empresa

21 21 Gestão Financeira

22 22 Gestão Financeira Estratégias Financeiras Têm o objetivo de criar valor aos acionistas. Possuem três dimensões: operacionais, financiamento e investimento O sucesso na criação de valor envolve a implementação de uma combinação de estratégias financeiras Se não produzirem retorno suficiente para remunerar o custo de oportunidade dos acionistas, destruirão valor

23 23 Gestão Financeira ESTRATÉGIAS FINANCEIRAS OBJETIVO ESTRATÉGICODIRECIONADORES DE VALOR OperacionaisMaximizar a eficiência das decisões operacionais, estabelecendo políticas de preços, compras, vendas e estoques etc. voltadas a criar valor. crescimento das vendas; prazos operacionais de cobrança e pagamentos; giro dos estoques; margem de lucro. FinanciamentoPor meio das decisões de financiamento, procura-se minimizar o custo de capital da empresa, promovendo o incremento de seu valor de mercado. estrutura de capital; custo do capital próprio; custo do capital de terceiros; risco financeiro. InvestimentoImplementar estratégias de investimento voltadas a agregar valor aos acionistas, por meio da obtenção de uma taxa de retorno maior que o custo de capital. investimento em capital de giro; investimento em capital fixo; oportunidades de investimentos; análise giro X margem; risco operacional.

24 24 Gestão Financeira Ciclo de Vida das Empresas versus Financiamento Fonte:DAMODARAN, Aswath. Corporate Finance: Theory and Practice. 2ª ed. USA: Wiley, 2001, pág. 512

25 25 Gestão Financeira Capital de Giro Para abrir um negócio, é necessário dinheiro para transformá-lo em realidade. Este recurso destina-se a alugar ou comprar o local, para mobília, equipamentos e suprimentos, para pagar profissionais como advogados e contadores e também para continuar a pesquisa e o desenvolvimento do seu produto ou serviço, e também pagar funcionários. Há vários lugares onde se pode conseguir o montante que um novo negócio precisa, mas antes é preciso pensar sobre que tipo de financiamento será melhor para você e sua empresa.

26 26 Gestão Financeira Necessidades de capital Em todas as etapas da vida da empresa podem surgir necessidades financeiras que exigem financiamento externo, como os que demonstramos nesta seção.

27 27 Gestão Financeira Cada um deles tem um papel importante no crescimento da empresa, sendo que em várias etapas e enquanto o negócio está se estabelecendo, o Capital de Giro é utilizado para cobrir despesas com: folha de pagamento e despesas periféricas; serviços públicos (telefone,energia, serviços de Internet/comunicações, etc); aluguel; marketing e custos relacionados a vendas; suprimentos; manutenção; seguro; impostos. Certifique-se de que existe recurso financeiro o bastante para as despesas associadas ao andamento do negócio durante o primeiro ano de operação e não esqueça de remunerar o acionista.

28 28 Gestão Financeira Também é preciso considerar novos funcionários, aumento de produção, etc. Um dos principais motivos de falência dos novos negócios é a falta de capital de giro suficiente (o outro motivo é mau gerenciamento).

29 29 Gestão Financeira Tipos de capital Existe duas alternativas para decidir que tipo de financiamento de capital será requerido para a empresa: o capital de débito ou o capital próprio. Com o capital de débito, é possível fazer um empréstimo que deverá ser pago dentro de um período estabelecido, com juros e possivelmente outras taxas. O capital próprio é um financiamento fornecido por pessoas ou firmas que querem ser donos de uma parte da empresa e obter um pouco dos lucros quando ela for grande e bem-sucedida.

30 30 Gestão Financeira Capital de risco e angels Se o negócio for na indústria de alta tecnologia ou algo muito inovador, é necessário muito dinheiro. Nestes casos, considere a negociação com angels e investidores de capital de risco. As primeiras empresas desse tipo no Brasil começaram a surgir nos últimos anos. Com este tipo de capital, pode-se conseguir grandes quantidades de dinheiro - para ajudar com as altas despesas iniciais ou aqueles que querem crescer depressa. Atrair a atenção dos VCs e dos angels é bastante difícil. É necessária uma rede de relacionamento ampla e muito trabalho.

31 31 Gestão Financeira Os angel investors simplesmente são pessoas ricas que operam de forma parecida aos VCs, mas de forma independente, ao invés de trabalhar em uma empresa. Em geral, eles investem menos do que US$ 200 mil e entram em negócios que estejam dentro de sua região geográfica. Eles são chamados de "angels" porque normalmente não estão interessados em controlar sua empresa mas em atuar como conselheiros. Especula-se que os angels sejam a maior fonte de capital de giro dos novos negócios, mas seus empreendimentos são mais informais e particulares.


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