A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Design na Indústria da Moda Turma 3 Metodologia Científica Profa. Marilia Fanucchi Ferraz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Design na Indústria da Moda Turma 3 Metodologia Científica Profa. Marilia Fanucchi Ferraz."— Transcrição da apresentação:

1

2 Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Design na Indústria da Moda Turma 3 Metodologia Científica Profa. Marilia Fanucchi Ferraz

3

4 Relembrando a proposta... Pesquisa: níveis de conhecimento –Senso comum –Senso crítico Toda e qualquer explicação da realidade tem a mesma validade?

5 Ler artigo de jornal Buscar na biblioteca livros que tragam definições –Senso comum –Senso crítico Como fazer...

6 Tsunami Tsunami s.m.(pal. jap.) Vaga marinha gigantesca, provocada por erupção vulcânica ou movimento de terra submarino.

7 Em meio à tragédia que se abateu sobre o sudeste asiático, surpreendem fatos comoventes, mas especialmente me chamou à atenção o gesto de uma criança.

8

9 Uma menina britânica de dez anos de idade salvou cem outros turistas de serem arrastados pela tsunami.

10

11 Ela foi capaz de alertar sobre a chegada da onda gigante por ter aprendido sobre o fenômeno semanas antes na escola

12

13 “Eu estava na praia, e o mar começou a ficar de um jeito estranho. Começaram as bolhas, e a maré recuou de repente, de uma vez só. Eu percebi o que estava acontecendo e pressenti que viria uma tsunami.”

14 Tilly reconheceu os sinais de perigo, porque havia feito trabalho na escola sobre as ondas gigantes causadas por terremotos.

15

16 A ação rápida da mãe de Tilly e dos funcionários do hotel tailandês possibilitou que a praia de Maikhao fosse esvaziada, minutos antes da chegada da onda. A praia foi uma das poucas na ilha de Phuket em que ninguém morreu.

17

18

19

20

21

22 O professor da criança, Andrew Kearney, afirmou: “não pude deixar de pensar na missão da escola. O gesto da menina de dez anos deveria fazer a gente olhar para a escola de outro jeito...

23 ... e tirar dela a cobrança por resultados imediatos, mas comprometê-la com a responsabilidade de construir sentido de vida e salvar vidas, que começa com ensinar a ler sinais de ameaças.”

24

25

26

27 Não é importante apenas o conteúdo que nós professores vamos ensinar. O importante é como vocês irão aplicar o que aprenderam!

28 Viver é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio, é preciso continuar se movendo. Albert Einstein

29 A escola proporciona uma experiência desafiadora e gratificante que, na idade adulta, ganha um viés mais tenso...

30 Objetivo constante do estudo é amadurecer o espírito...... ou como escreveu Francis Bacon em Ensaios

31

32

33

34

35

36

37

38 Aula anterior... 1.Conceito de conhecimento 2.Processo de produção do conhecimento 3.Modos de apropriação do conhecimento

39 ... Sobre a tarefa... Pesquisa: níveis de conhecimento – Senso comum – Senso crítico Toda e qualquer explicação da realidade tem a mesma validade?

40 Níveis do conhecimento – comum e crítico – e seus significados para a vida humana

41 Senso comum É a compreensão da realidade, constituída de um conjunto de opiniões, hábitos e formas de pensamento, assistematicamente estruturada e utilizada diariamente pelos seres humanos como forma de entendimento e como forma de orientação de suas vidas.

42 Características do senso comum Manifesta... Imprecisão; Utilização de crenças; Fragmentariedade; Inconsciência do alcance e das conseqüências; Miopia utilitarista.

43 Senso crítico É a compreensão da realidade a partir da racionalidade. Exige um patamar superior de investigação – sistemática, metódica e crítica – e produz um entendimento mais significativo e abrangente da realidade, ultrapassando o senso comum em metodicidade e universalidade de interpretação.

44 Características do senso crítico Intencional Tem compromisso com a verdade É metódico: faz uso de recursos metodológicos

45 Para casa... Trazer novos artigos de seu interesse, buscando livros relacionados a eles. Realizar o trabalho proposto.

46 O Trabalho... Realizar um trabalho sobre o tema “Trinômio: verdade - evidência - certeza ” Pesquisar no texto“O conhecimento científico e outros tipos de conhecimento” (a ser enviado por e- mail) e em livros...

47 Ler o texto Buscar na biblioteca ou em casa livros que tenham respostas para as questões –o homem pode conhecer a verdade? –o que é a verdade? Para buscar respostas procurem discorrer sobre verdade, evidência e certeza. Em seguida, estabeleçam a relação trinomial entre esses três conceitos. Como fazer...

48 Como entregar... Seguir orientação dada em aula... –Digitado –Com folha de rosto –Corpo do trabalho (introdução, desenvolvimento e conclusão) –Listagem de referências (referências consultadas - livros, jornais, internet etc.)

49 Estrutura do trabalho REFERÊNCIAS CONCLUSÃO DESENVOLVIMENTO INTRODUÇÃO FOLHA DE ROSTO

50 Data de entrega... 30/10/2010 Avaliação O trabalho tem o valor de até vinte pontos (20) do total de 100 pontos.

51

52 Método científico Um estudo de caso a aplicação do método científico Filme: “Histórias de cozinha”


Carregar ppt "Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Design na Indústria da Moda Turma 3 Metodologia Científica Profa. Marilia Fanucchi Ferraz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google