Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouWalter Alfredo Cesário Botelho Alterado mais de 8 anos atrás
2
Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Design na Indústria da Moda Turma 3 Metodologia Científica Profa. Marilia Fanucchi Ferraz
4
Relembrando a proposta... Pesquisa: níveis de conhecimento –Senso comum –Senso crítico Toda e qualquer explicação da realidade tem a mesma validade?
5
Ler artigo de jornal Buscar na biblioteca livros que tragam definições –Senso comum –Senso crítico Como fazer...
6
Tsunami Tsunami s.m.(pal. jap.) Vaga marinha gigantesca, provocada por erupção vulcânica ou movimento de terra submarino.
7
Em meio à tragédia que se abateu sobre o sudeste asiático, surpreendem fatos comoventes, mas especialmente me chamou à atenção o gesto de uma criança.
9
Uma menina britânica de dez anos de idade salvou cem outros turistas de serem arrastados pela tsunami.
11
Ela foi capaz de alertar sobre a chegada da onda gigante por ter aprendido sobre o fenômeno semanas antes na escola
13
“Eu estava na praia, e o mar começou a ficar de um jeito estranho. Começaram as bolhas, e a maré recuou de repente, de uma vez só. Eu percebi o que estava acontecendo e pressenti que viria uma tsunami.”
14
Tilly reconheceu os sinais de perigo, porque havia feito trabalho na escola sobre as ondas gigantes causadas por terremotos.
16
A ação rápida da mãe de Tilly e dos funcionários do hotel tailandês possibilitou que a praia de Maikhao fosse esvaziada, minutos antes da chegada da onda. A praia foi uma das poucas na ilha de Phuket em que ninguém morreu.
22
O professor da criança, Andrew Kearney, afirmou: “não pude deixar de pensar na missão da escola. O gesto da menina de dez anos deveria fazer a gente olhar para a escola de outro jeito...
23
... e tirar dela a cobrança por resultados imediatos, mas comprometê-la com a responsabilidade de construir sentido de vida e salvar vidas, que começa com ensinar a ler sinais de ameaças.”
27
Não é importante apenas o conteúdo que nós professores vamos ensinar. O importante é como vocês irão aplicar o que aprenderam!
28
Viver é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio, é preciso continuar se movendo. Albert Einstein
29
A escola proporciona uma experiência desafiadora e gratificante que, na idade adulta, ganha um viés mais tenso...
30
Objetivo constante do estudo é amadurecer o espírito...... ou como escreveu Francis Bacon em Ensaios
38
Aula anterior... 1.Conceito de conhecimento 2.Processo de produção do conhecimento 3.Modos de apropriação do conhecimento
39
... Sobre a tarefa... Pesquisa: níveis de conhecimento – Senso comum – Senso crítico Toda e qualquer explicação da realidade tem a mesma validade?
40
Níveis do conhecimento – comum e crítico – e seus significados para a vida humana
41
Senso comum É a compreensão da realidade, constituída de um conjunto de opiniões, hábitos e formas de pensamento, assistematicamente estruturada e utilizada diariamente pelos seres humanos como forma de entendimento e como forma de orientação de suas vidas.
42
Características do senso comum Manifesta... Imprecisão; Utilização de crenças; Fragmentariedade; Inconsciência do alcance e das conseqüências; Miopia utilitarista.
43
Senso crítico É a compreensão da realidade a partir da racionalidade. Exige um patamar superior de investigação – sistemática, metódica e crítica – e produz um entendimento mais significativo e abrangente da realidade, ultrapassando o senso comum em metodicidade e universalidade de interpretação.
44
Características do senso crítico Intencional Tem compromisso com a verdade É metódico: faz uso de recursos metodológicos
45
Para casa... Trazer novos artigos de seu interesse, buscando livros relacionados a eles. Realizar o trabalho proposto.
46
O Trabalho... Realizar um trabalho sobre o tema “Trinômio: verdade - evidência - certeza ” Pesquisar no texto“O conhecimento científico e outros tipos de conhecimento” (a ser enviado por e- mail) e em livros...
47
Ler o texto Buscar na biblioteca ou em casa livros que tenham respostas para as questões –o homem pode conhecer a verdade? –o que é a verdade? Para buscar respostas procurem discorrer sobre verdade, evidência e certeza. Em seguida, estabeleçam a relação trinomial entre esses três conceitos. Como fazer...
48
Como entregar... Seguir orientação dada em aula... –Digitado –Com folha de rosto –Corpo do trabalho (introdução, desenvolvimento e conclusão) –Listagem de referências (referências consultadas - livros, jornais, internet etc.)
49
Estrutura do trabalho REFERÊNCIAS CONCLUSÃO DESENVOLVIMENTO INTRODUÇÃO FOLHA DE ROSTO
50
Data de entrega... 30/10/2010 Avaliação O trabalho tem o valor de até vinte pontos (20) do total de 100 pontos.
52
Método científico Um estudo de caso a aplicação do método científico Filme: “Histórias de cozinha”
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.