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Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Departamento de Letras e Artes – DLA V Seminário Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID.

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1 Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Departamento de Letras e Artes – DLA V Seminário Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID VERNÁCULAS - UEFS) A IMPORTÂNCIA DA LEITURA EM NOSSAS VIDAS COLÉGIO ESTADUAL TEOTÔNIO VILELA Josivania Brandão Ferreira – (Bolsista ID-PIBID/UEFS) Priscila Benjamim Brito – (Bolsista ID-PIBID/UEFS) Viviane de Azevedo Soares - (Bolsista ID-PIBID/UEFS) Professora Supervisora Karine Costa - (Orientadora ) O objetivo do PIBID/Vernáculas, atuante no Colégio Estadual Teotônio Vilela, localizado no bairro João Paulo II– Feira de Santana-BA, é oportunizar aos discentes da unidade escolar o contato com os mais variados textos que circulam socialmente, visando consolidar as habilidades de leitura dos mesmos, sem causar-lhes rejeição com o que trouxeram do seu meio social. A leitura é o suporte principal das atividades desenvolvidas na escola que são baseadas na teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel (1918-2008). Dentro dessa perspectiva, o PIBID/Vernáculas programou oficinas de leitura que buscam sensibilizar os educandos do CETV para a importância do ato de ler. As oficinas, que tem como público alvo os alunos dos ensinos fundamental e médio, realizam-se uma vez por semana na biblioteca da escola. INTRODUÇÃO OBJETIVOS Objetiva-se com as oficinas despertar nos discentes o gosto pela leitura e motivá-los a ler, sobretudo por prazer, mas também para formar-se dentro de uma visão holística. Pretende-se também valorizar o espaço da biblioteca como ambiente favorável a prática da leitura e divulgar a inauguração da sala de leitura da escola, que se encontra em fase de montagem. METODOLOGIA Utilizamos vídeos, trechos de filmes, entrevistas, documentários, poemas, fábulas, charges, quadrinhos, tirinhas, artigos de opinião, etc, com a finalidade de prover diálogos entre os saberes já existentes sobre o tema, visando possibilitar (re)construções de conhecimentos e buscando tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e satisfatório. RESULTADOS ESPERADOS JUSTIFICATIVA O hábito de ler é algo incomum no cotidiano de muitos estudantes brasileiros. A ausência de incentivo a leitura, tanto fora quanto dentro da escola, gera uma deficiência na formação leitora dos estudantes. Para minimizar essa realidade, dentro do corpo discente do CETV, realizamos as oficinas de incentivo a leitura. Sensibilizar os estudantes do CETV sobre a necessidade de aperfeiçoar a capacidade leitora individual o que os tornarão protagonistas de práticas letradas valorizadas socialmente. Mas também levá-los a entender a necessidade de introduzir o hábito da leitura no seu cotidiano, algo indispensável para consolidar a sua formação crítica, intelectual e sensível do ser. E, perceber que a medida que ampliam seu repertório de leitura consolidam habilidades e se tornam leitores autônomos, capazes de construir suas próprias opiniões. REFERÊNCIAS AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982. ROJO, R.H.R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão. São Paulo: Parabola: 2009. KLEIMAN, A.B. Texto e leitor: aspecto cognitivo da leitura. Campinas. S.P. Campinas: 2000.


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