A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autores: Elenice P. Juliani Engel Volmar Madeira Gildo Volpato

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autores: Elenice P. Juliani Engel Volmar Madeira Gildo Volpato"— Transcrição da apresentação:

1 Autores: Elenice P. Juliani Engel Volmar Madeira Gildo Volpato
ASPECTOS DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NECESSÁRIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA VISÃO DOS DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC Autores: Elenice P. Juliani Engel Volmar Madeira Gildo Volpato 3ª. FORGES – Recife - Dezembro/2013

2 ORIGEM DO ESTUDO - PROBLEMA
Nos cursos de Graduação Tecnológica os professores são, prioritariamente, selecionados levando-se em consideração a área de formação e a experiência profissional. O quadro docente destes cursos, geralmente, é formado por professores horistas com pouco tempo para se dedicarem as questões pedagógicas e didáticas. Sem uma capacitação pedagógica adequada, estes professores acabam encontrando dificuldades para desenvolver o trabalho em sala de aula; Aprendem na prática, como “dar” aula.

3 OBJETIVO GERAL Compreender quais os aspectos pedagógicos que são considerados essenciais por professores de cursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem.

4 REVISÃO TEÓRICA A Lei nº 9394/Dez/96, que define as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sobre o magistério superior coloca em seu Art. 66º que: “A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado”.

5 REVISÃO TEÓRICA A própria lei acaba por reforçar a exigência do domínio de conteúdo em determinada área do conhecimento, o que fortalece a crença de que quem sabe, automaticamente sabe ensinar MASETTO(2003)

6 REVISÃO TEÓRICA A atividade docente “requer saberes e conhecimentos científicos, pedagógicos, educacionais, sensibilidade, indagação teórica e criatividade para encarar situações ambíguas, incertas, conflituosas e, por vezes, violentas, presentes nos contextos escolares e não escolares”. (PIMENTA E ANASTASIOU, 2002, p )

7 REVISÃO TEÓRICA Vasconcelos (1996) e Masetto (2003) elencaram as competências básicas para o exercício da docência no ensino superior: Competência em determinada área do conhecimento (Formação técnico-científica); Formação prática (relacionada ao conhecimento e a experiência profissional do docente no campo específico de atuação); Domínio da área Pedagógica (envolve as questões do ensino e da educação num aspecto mais amplo) * Exercício da dimensão Política (preocupação com as questões éticas e sociais que envolvem as atividades de ensino.

8 METODOLOGIA DA PESQUISA
Pesquisa do tipo qualitativa; Realizada com professores pertencentes aos cursos de Tecnologia em Gestão da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Unesc, que são profissionais liberais. Participaram da pesquisa dez (10) professores, sendo: dois advogados, três administradores, um advogado e administrador, dois economistas, um jornalista e um engenheiro. A coleta dos dados se deu por meio de entrevistas estruturadas, previamente agendadas, no período de 28/03 a 02/04/2012.

9 CARACTERIZAÇÃO DOS ENTREVISTADOS
Seis entrevistados possuem titulação Lato Sensu e quatro Stricto Sensu em programas de mestrado; Todos os entrevistados já atuam no ensino superior a mais de cinco (5) anos sendo que: sete lecionam a mais de 10 anos e três entre 6 e 10 anos.

10 ASPECTOS DA formação pedagógica IMPORTANTES para O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM na perspectiva dos professores entrevistados

11 RESULTADOS DA PESQUISA
Todos os entrevistados consideraram a formação pedagógica como condição fundamental para o exercício do fazer docente; Oito professores relacionaram a formação pedagógica com a necessidade de aprender a utilizar técnicas ou ferramentas de ensino e aprendizagem; Apenas dois professores entendem que a formação pedagógica compreende a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem;

12 RESULTADOS DA PESQUISA
Sete entrevistados destacaram o uso de metodologia ou didática como sendo os aspectos pedagógicos mais importantes para o processo de ensino e aprendizagem, A relação professor aluno, contextualização dos conteúdos, relação teoria e prática e o uso de diferentes formas de avaliação, também foram destacados pelos entrevistados; Seis professores entendem que, para dar uma “boa” aula, é necessário: manter-se atualizado, estudar e revisar os conteúdos da disciplina, contextualizando-os com o dia-a-dia e o mundo do trabalho. Para 2 professores, deve-se focar as preocupações na aprendizagem dos alunos; O planejamento das aulas foi citado por 1 professor.

13 RESULTADOS DA PESQUISA
Sobre as metodologias de ensino adotadas: A maioria dos entrevistados usa freqüentemente a aula expositiva, mediada por mecanismos tecnológicos; A minoria utiliza outras metodologias como: estudos dirigidos, debates, dinâmicas de grupo, seminários e fóruns no ambiente virtual de aprendizagem; A maioria dos entrevistados se baseia no ementário da disciplina para definir a seleção dos conteúdos a serem ministrados;

14 RESULTADOS DA PESQUISA
Ficou evidenciado nas falas dos professores o empenho em adaptar os conteúdos para a realidade do mundo do trabalho; A preocupação maior está centrada no processo de ensino, no qual o professor é o protagonista; Todos os professores (embora experientes) reconheceram que ainda necessitam de formação pedagógica; A falta de tempo foi apontada como dificuldade para participar das formações pedagógicas.

15 CONSIDERAÇÕES FINAIS Embora os professores entrevistados não conheçam todos os aspectos que compõem a formação pedagógica, a consideram importante no sentido de melhor prepará-los para o exercício da docência; Entendem que a formação pedagógica vai instrumentálizá- los com técnicas e metodologias de ensino para atuar em sala de aula; A formação pedagógica deve ser mais objetiva e prática, voltada ao perfil profissional do professor e às suas reais necessidades de superação dos problemas que encontra no contexto da sala de aula; Deram evidências de que necessitam compreender com maior profundidade o processo de ensino e aprendizagem e os demais aspectos que envolvem a prática pedagógica.

16 CONSIDERAÇÕES FINAIS Oferecer formação didático-pedagógica para que o professor possa compreender e dominar o processo de ensino e aprendizagem e também para instrumentalizá-lo com técnicas pedagógicas que possam facilitar a sua ação docente em sala de aula e permitir o desenvolvimento de diferentes habilidades no aluno; Envolver os professores no processo de gestão do currículo, proporcionando momentos de discussão sobre os objetivos do curso, das disciplinas e sobre a organização da matriz curricular; Organizar reuniões para a socialização de experiências de ensino entre os professores; Oportunizar formações utilizando outras metodologias como a EaD, para que o professor possa participar.

17 CONSIDERAÇÕES FINAIS A pós-graduação Stricto ou Lato Sensu deve considerar a importância da oferta de disciplinas voltadas para a didática e metodologia do ensino superior; As instituições de ensino necessitam revisar continuamente seus processos de formação continuada de docentes, acompanhando e avaliando seus resultados; Os coordenadores de curso de graduação precisam estar instrumentalizados para orientar os seus professores; O próprio docente deve estar consciente da necessidade do constante aprimoramento.

18 REFERÊNCIAS Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 Dez Recuperado em 20 junho de 2012 de: MASETTO, Marcos Tarciso (2003). Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus. MOROSINI, Marília Costa (Org.) (2000). Professor do Ensino Superior: Identidade, docência e formação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. PIMENTA, Selma e ANASTASIOU, Léa (2002). Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez Editora.  VASCONCELOS, Maria Lúcia Marcondes Carvalho (1996). A formação do professor de 3º. Grau. São Paulo: Editora Pioneira. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (2010). Alternativas pedagógicas para a formação do professor da Educação Superior. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro e VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá (Orgs.). Docentes para a educação superior: processos formativos. Campinas, SP: Papirus.

19 Profa. Elenice P. Juliani Engel
“É quando se trabalha a formação pedagógica do professor que se dá a ele o tempo, absolutamente indispensável, para “pensar” a Educação: seus objetivos, seus meios, seus fins, seu raio de influência, seu envolvimento com a sociedade, seu compromisso com todos os alunos que pela escola passam”. (VASCONCELOS,1996, p. 31) Profa. Elenice P. Juliani Engel Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC


Carregar ppt "Autores: Elenice P. Juliani Engel Volmar Madeira Gildo Volpato"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google