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Gestão Empresarial Prof. Junior Barbosa. A Estratégia, Os Processos e as Competências Pensamento Estratégico - Aprimorando o entendimento do negócio (Visão.

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1 Gestão Empresarial Prof. Junior Barbosa

2 A Estratégia, Os Processos e as Competências Pensamento Estratégico - Aprimorando o entendimento do negócio (Visão Sistêmica) Macro Processos - Estratégias, Táticas e Operações (Processos) Gestor Empreendedor - Empreendedorismo Corporativo (Competências) Lidando com pessoas, mudanças, problemas e decisões (Ferramentas) Visão SistêmicaCompetências Processos Ferramentas

3 Visão SistêmicaCompetências Processos Ferramentas Diagrama

4 Copyright © 2008 – www.josedornelas.com Aprimorando o entendimento do negócioAprimorando o entendimento do negócio Pensamento Estratégico Visão Sistêmica

5 Pensamento Estratégico Estratégia Estratégia é a definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo. Usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios. A palavra vem do grego antigo stratègós (de stratos, "exército", e "ago", "liderança" ou "comando" tendo significado inicialmente "a arte do general") e designava o comandante militar. A partir da área militar, a estratégia passou a fazer parte nos negócios, sendo o conjunto de objetivos da empresa e a forma de alcançá-los. Muitos estrategistas econômico-comerciais, se utilizam dos conhecimentos oriundos da área militar. A Inteligência e Planejamento Considera-se que apenas fazer o que outros fazem, mas com maior eficácia operacional, não é propriamente ter uma estratégia. Está implícito no conceito que, para ter uma estratégia, precisamos atuar de forma diferente, com inteligência e planejamento.

6 Copyright © 2008 – www.josedornelas.com Pensamento Estratégico Estratégia empresarial A estratégia começa com uma visão de futuro para a empresa e implica na definição clara de seu campo de atuação (missão), na habilidade de previsão de possíveis reações às ações empreendidas (riscos e cenários) e no direcionamento (planos e projetos) que a levará ao crescimento. A definição de objetivos, em si, não implica em uma estratégia. Os objetivos representam os fins que a empresa está tentando alcançar, enquanto a estratégia é o meio para alcançar esses fins. Desenvolvimento estratégico empresarial O desenvolvimento de estratégias tem sido tradicionalmente abordado como um processo formal de planejamento, envolvendo, em geral, duas etapas. 1. A primeira engloba a definição do negócio bem como a explicitação da missão da organização e seus princípios e valores. 2. A segunda é constituída das análises dos ambientes interno e externo à empresa, a determinação de objetivos com seus respectivos indicadores de acompanhamento, desempenho e resultados

7 Copyright © 2008 – www.josedornelas.com Resumo Em um sentido geral, Estratégia é a definição dos grandes objetivos e linhas de ação estabelecidas nos planos empresariais ou governamentais. Tática, em complemento, definiria de forma mais detalhada como atingir esses objetivos, e Operação as ações efetivas. Estratégia pode ser entendida como um plano (curso pretendido) com: idéia de futuro, comportamento ao longo do tempo, posição da empresa no mercado e perspectivas (formas específicas de fazer as coisas). Os objetivos das estratégias, são: 1. fixar a direção das ações planejadas 2. focalizar o esforço do grupo que assume o papel de agente de mudanças 3. serve também como uma marca que define a organização e 4. é um elemento que provê consistência e aumenta a coerência das ações e intervenções.

8 Copyright © 2008 – www.josedornelas.com Gestor com o Pensamento Estratégico O Gestor com pensamento estratégico é um lider que entende o negócio como um todo. Ele analisa e compreende os objetivos da empresa e traça estratégias e planos de ação para atingir esses objetivos, sempre buscando alinhar os interesses de todos os envolvidos (sócios, investidores, clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores) e direcionando seus liderados ao alcance desses objetivos.

9 Processos e Macro Processos Processo é o conjunto de atividades realizadas na geração de resultados para o cliente. É a sincronia entre insumos, atividades, infra-estrutura e referências necessárias para atingir os objetivos do negócio. Os Macro-Processos sãos os processos base da empresa, aqueles que de uma forma sistêmicas ou holística depois são decompostos em processos menores com o objetivo de colocar em ação o planejamento da empresa e suas operações.

10 Macro Processos Processos Estratégicos Processos de gestão que apresentam de forma integrada o aspecto futuro das decisões da empresa, refletem a filosofia dos proprietários, a sua missão, o seu propósito, objetivos, metas, a sua estratégia e os processos de acompanhamento e avaliação. Processos Táticos São processos formados pelas providências, tarefas e passos que devem ser trabalhados para que as metas possam ser atingidas. Processos Operacionais Envolvem especificamente os processos finais e o dia-a-dia das operações da empresa.

11 Refletindo... A jornada da gestão empresarial passa por uma estrada longa, cheia de imprevistos, e aparentemente sem fim. Mas a recompensa é gratificante e traz sentido ao esforço empreendido. Afinal: “A vida é uma oportunidade de ousar”...

12 Lembrando Lembrando: Processo é a "ordenação específica de atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, entrada e saídas claramente identificadas". A seguir apresentamos o mapa do processo "almoçar no restaurante" com os respectivos atores.No exemplo abaixo podemos verificar os subprocessos internos e externos ao restaurante. O ator cliente, responsável pelo subprocesso externo e os atores garçom, cozinha e caixa, responsáveis pelos subprocessos internos.

13 Exercícios - Continuação Feito isso, tente montar o fluxo de processos e tarefas tal como mostramos no exemplo.

14 Gestor Empreendedor Empreendedorismo Corporativo Competências Gestão Empresarial

15 Copyright © 2008 – www.josedornelas.com Competências é um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com seu desempenho, que pode ser medido segundo padrões preestabelecidos, e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento.” – Scott B. Parry. Gestor Empreendedor Gestor Empreendedor Competências

16 Copyright © 2008 – www.josedornelas.com Competências

17 Copyright © 2008 – www.josedornelas.com A Gestão e o Gestor Planejar, organizar, liderar e controlar as pessoas que constituem uma organização e as tarefas e atividades realizadas por estes. Gestão Gestor Gestor é alguém que trabalha com e através de outras pessoas, coordenando as suas atividades em ordem de alcançar os objetivos da empresa. Geralmente aloca recursos humanos e materiais e gerencia as operações de um departamento ou da organização inteira. A essência do trabalho do gestor é obter resultados por meio das pessoas que ele coordena. As principais funções do gestor são: * Fixar objetivos (planejar) * Analisar: conhecer os problemas. * Solucionar problemas * Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas). * Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar) * Negociar * Tomar as decisões.

18 Copyright © 2008 – www.josedornelas.com Os princípios de um bom Gestor: - Um bom gestor deve saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas. Saber decidir e solucionar problemas. - Saber lidar com pessoas, comunicando-se eficientemente, negociando, conduzindo mudanças, obtendo cooperação e solucionando conflitos. - Ter visão sistêmica ou melhor (Holística) pois qualquer organização, é algo complexo, pois envolve pessoas, equipamentos, construções, tecnologia, produção e outras coisas. Esta capacidade de compreender toda a empresa, de ter uma visão geral sobre ela, é que se caracteriza como habilidade conceitual Atitudes de um bom Gestor: Ser proativo, ousado, criativo, bom exemplo, cumpridor das promessas, saber utilizar seus princípios, ser cooperativo e um bom líder, ajudando os colaboradores para que eles possam crescer junto com a empresa, agindo sempre com ética, acumulando conhecimento científico suficiente para gerir com responsabilidade e profissionalismo.

19 Copyright © 2008 – www.josedornelas.com Empreendedorismo “é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”. A satisfação econômica é resultado de um objetivo alcançado (um novo produto ou empresa, por exemplo) e não um fim em si mesma. Empreededorismo Empreendedor Empreendedor é aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Empreendedor Corporativo Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização.


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