A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO NA EAD: ESTUDO DE CASO DA VISÃO DO ENSINO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO Eduardo Penna Gouvea Orientador Prof. Alexandre Souza da Silva Polo de Osasco/SP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO NA EAD: ESTUDO DE CASO DA VISÃO DO ENSINO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO Eduardo Penna Gouvea Orientador Prof. Alexandre Souza da Silva Polo de Osasco/SP."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO NA EAD: ESTUDO DE CASO DA VISÃO DO ENSINO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO Eduardo Penna Gouvea Orientador Prof. Alexandre Souza da Silva Polo de Osasco/SP Objetivo: Realizar estudo de caso de avaliação no viés do ensino num curso de graduação a distância. Justificativa: Verificar se os instrumentos e a prática avaliativa é adequada no viés do ensino. Metodologia: Pesquisa exploratória, quali-quanti, baixa amostragem, tipo estudo de caso com entrevista de tutores. Resumo/análise das pesquisas aplicadas: Resumo/análise das pesquisas aplicadas: Tipos de avaliação: Avaliação é um dos temas mais antigos na educação. Pode ser: Diagnóstica que é aplicada no início das disciplinas e cursos ou quando há algum problema. A Formativa que não se preocupa com nota mas sim em fornecer, e a Somativa que atribui notfeedbacka e é classificatória (PERRENOUD, 1999, ANTUNES, 2002, BALLESTER, 2003, DEMO, 2004, LUCKESI, 2011). : Avaliação e EAD : Há vários instrumentos avaliativos que regulam as aprendizagens. Estes possibilitam contemplar aspetos quantitativos e qualitativos: exercícios práticos, estudos de caso, comentários de textos, provas escritas com respostas abertas, fechadas, mistas, participação forense e chat (RUSSO, 2001). determina que sejam observados os critérios de avaliação contínua e cumulativa da atuação do educando, com prioridade dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais Referências ANTUNES, C. A avaliação da aprendizagem escolar. Petrópolis: Vozes, 2002. BALLESTER, M. Avaliação como apoio à aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2003. BARBOSA, M.F.S.O.; RESENDE, F. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.10, n.20, p.473-86, jul/dez 2006. CAMPOS, D. M. S. Psicologia da aprendizagem. 37.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. DEMO, Pedro. Universidade, aprendizagem e avaliação. São Paulo: Mediação Editora, 2004. FERRAREZI Jr., C. Guia do trabalho científico do projeto á redação final. Campinas: Contexto, 2011. DO PROJETO A REDAÇAO F00INAL LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2007. LUCHESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011. MONORMA BRASILEIRA. ABNT NBR-14.724 - Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Abr. 2011. NORMA BRASILEIRA. ABNT NBR-6028 - Informação e documentação - Resumo – Apresentação. Nov. 2003. OLIVEIRA, E.S.G.; FERREIRA, A.C.R.; DIAS, A.C.S. A tutoria em educação a distância: avaliação e compromisso com a qualidade. Congresso da ABED 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/pdf/155-TC-D2.pdf. Acesso em: 01 jul. 2013. OLIVEIRA, C.L.A.P.; LIMA, J.G.O. Tutoria online no programa de formação continuada de professores em mídias na educação. Debates em Educação. v. 1, n. 1 Jan./Jun. 2009. PERRENOUD, P. Avaliação. Porto Alegre: Artmed, 1999. PRIMO, L. Auto-avaliação na educação a distância uma alternativa viável. In: SBC 2008 – Anais do XXVIII Congresso da SBC. Belém-PA, 12 a 18 jul. 2008. ROSA, M.; MALTEMPI, M. V. A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 57-76, jan./mar. 2006. SEVERINO, J.A. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007. SILVA, M. A.; SANTOS, E. A avaliação da aprendizagem online. São Paulo: Loyola, 2006. VELOSO, W.P. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Juruá EditoraRAN, José Manuel, MASETTO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14ª edição, Campinas: Papirus, 2007. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/www.eca.usp.br/prof/moran. Acesso em: 01 jul. 2013. NORMA BRASILEIRA. ABNT NBR-6023 – Norma brasileira de informação e documentação – Referencias – Elaboração. Ago. 2002. NORMA BRASILEIRA. ABNT NBR-10.520 - Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. Ago. 2002., 2011. YIN, R. K. O estudo de caso. Porto Alegre: Artmed, 2010. Conclusões: Os tutores consideraram o trabalho que realizam como sendo muito bom, e muitas vezes com atitudes defensivas tentando justificar suas práticas. A questão na qual houve maior coincidência e praticamente todos concordaram foi sobre a disponibilidade dos tutores para esclarecer as dúvidas dos alunos. Com relação à questão da autoavaliação os tutores mais novos ao que tudo indica ainda não praticavam a mesma em relação aos mais experientes os quais afirmaram que realizavam tal prática. Houve questões que geraram alguma dúvida como é o caso da questão que perguntava se a avaliação ocorre em grupos. Alguns tutores interpretaram no sentido de que a frase indicava que todas avaliações ocorreriam de forma coletiva, Faz autoavaliação da sua atuação Avaliação promove aprendizagem Há disponibilidade para dúvidas Os resultados da avaliação mostram erros e causas Há avaliações em grupo usa vários instrumentos avaliativos Na realidade, existem avaliações individuais nas provas presenciais e também há algumas avaliações de trabalhos que são realizado em grupo. por outro lado houve professores que interpretaram no sentido de que algumas avaliações podiam ocorrer em grupo e outras individualmente como era o sentido original da questão para que os professores escolhessem entre sempre, com muita frequência ou nunca que eram as possibilidades. Alguns tutores interpretaram no sentido de que a frase indicava que todas avaliações ocorreriam de forma coletiva, por outro lado houve professores que interpretaram no sentido de que algumas avaliações podiam ocorrer em grupo e outras individualmente como era o sentido original da questão para que os professores escolhessem entre sempre, com muita frequência ou nunca que eram as possibilidades. Como se trata de uma pesquisa exploratória não se preocupou em se aprofundar em aspectos quantitativos mas sim em avaliar as colocações dos tutores que representam neste estudo, o lado do ensino, em relação às suas práticas. Sugere-se que para estudos futuros se realizem estudos em relação ao viés do aprendizado que é o lado do aluno.


Carregar ppt "AVALIAÇÃO NA EAD: ESTUDO DE CASO DA VISÃO DO ENSINO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO Eduardo Penna Gouvea Orientador Prof. Alexandre Souza da Silva Polo de Osasco/SP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google