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PublicouTomás Pedroso Bento Alterado mais de 8 anos atrás
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EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA
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2012 APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO
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APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO 2012 Coordenador Responsável: Gislene Basso Professor Responsável: Jane Patrícia Turma Investigada: 5ª A série (2012), Alunos Integrados e Grêmio Estudantil.
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PROBLEMA Os Conceitos Geométricos por vários anos foram deixados de lado pela escola, sendo pouco explorado pelos educadores, provocando uma geração de docentes e discentes com saber superficial sobre o conteúdo.
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EXECUÇÃO DA ATIVIDADE 1- Pesquisa: O que você acha que significa o termo “Espaço Geométrico”? 2- Relacionar os espaços que você faz parte. 3- Qual(is) instrumento(s) você conhece que podem ser utilizados para medir o “espaço”? 4- Trazer para a próxima aula os instrumentos citados acima.
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EXECUÇÃO DA ATIVIDADE 5- Realizar a estimativa das medidas dos objetos; 6- Comparar a estimativa com a medida real (medição); 7- Transformar as respostas obtidas em gráficos (feito pelo aluno). 8- Relacionar “área” como espaço que pode ser ocupado, e “perímetro” como contorno do espaço.
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APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS
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2013 UCA
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Formação para a “Equipe de Formação Local” Datas Previstas: 28 de junho; 09 de agosto; 25 de outubro; “Web Conferências” com datas a serem definidas.
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ALUNOS INTEGRADOS Nova Turma (ocorre a permanência de alguns membros): 5º ano: 01 aluno; 6º ano A: 01 aluno; 6º ano B: 01 aluno; 6ª série: 01 aluno; 7ª série: 01 aluno; 8ª série: 02 alunos.
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FORMAÇÕES: PROFESSORES E ALUNOS INTEGRADOS Encontros presenciais; Cenários; Aprendizagem Baseada na Investigação (FOCO)
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ENCONTROS MENSAIS Junho; Agosto; Setembro; Outubro; Novembro; Dezembro. Durante os ATPF, na unidade escolar
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FORMAÇÕES: PROFESSORES E ALUNOS INTEGRADOS Encontros presenciais; Cenários; Aprendizagem Baseada na Investigação (FOCO)
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CENÁRIOS Elaboração (plano de aula) com o uso do laptop; Desenvolvimento em sala de aula. No decorrer do ano letivo
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FORMAÇÕES: PROFESSORES E ALUNOS INTEGRADOS Encontros presenciais; Cenários; Aprendizagem Baseada na Investigação (FOCO)
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Aprendizagem Baseada na Investigação PROJETO EM ACOMPANHAMENTO Coordenador Responsável: Gislene Basso Professor Responsável: Juliana Souza Turma Investigada: 1º ano (24 alunos) No decorrer do ano letivo
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Aprendizagem Baseada na Investigação Professores em Formação: Desenvolver uma atividade de investigação com uma turma ou determinado grupo de alunos. No decorrer do ano letivo
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2013 APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO
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RECONHECENDO O PROBLEMA... “ O Processo de Leitura e Escrita na Alfabetização” O nível evolutivo das crianças no aprendizado
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A turma qual será aplicado o projeto de pesquisa (1ºAno), apresenta dificuldades em relacionar a “fala” com a “escrita”, são elas: Relacionam o tamanho da palavra com o tamanho do objeto citado: Ex: Formiga – por ser um animal pequeno, o aluno utiliza poucas letras para escrever.
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Dificuldade em saber que tudo tem um “nome próprio”, e pode ser escrito; Dificuldade em saber que toda sílaba simples é composta por uma vogal e uma consoante.
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EXPLICAÇÕES TESTÁVEIS Sondagem da Escrita - Diagnóstico:
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EXPLICAÇÕES TESTÁVEIS Alfabeto Móvel - Intervenções
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EXPLICAÇÕES TESTÁVEIS Momentos de Leitura – Mala Viajante
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CENÁRIOS Sala de aula; Laboratório de Informática; Sala Multimídia; Atividades para Casa.
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RECURSOS MATERIAIS Alfabeto Móvel; Laptop Uca; Computadores; Livros Literários; Livros Paradidáticos; Projetor Multimídia; Atividades Impressas; Jogos Pedagógicos; Confecção de livretos e cartazes; Câmera Fotográfica;
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COLETA DE DADOS Observação do professor – Registros e Relatórios; Observações do coordenador - Registros e Relatórios; Observações do aluno – Desenhos, reescrita, legenda de imagens, listas de palavras; Fotografia e vídeos - Portifólio
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DÚVIDAS E ANGÚSTIAS O que fazer para ajudar as crianças aprender? De que forma as crianças se apropriam da escrita alfabética? O que fazer com aqueles alunos que parecem não avançar?
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CONCLUSÃO A proposta é utilizar formas e meios que permitam ao aluno entender que o processo de leitura e escrita parte de algo concreto. É importante ampliar o vocabulário das crianças,para que isto reflita escrita.
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