A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA. 2012 APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA. 2012 APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA

2 2012 APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO

3 APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO 2012 Coordenador Responsável: Gislene Basso Professor Responsável: Jane Patrícia Turma Investigada: 5ª A série (2012), Alunos Integrados e Grêmio Estudantil.

4 PROBLEMA Os Conceitos Geométricos por vários anos foram deixados de lado pela escola, sendo pouco explorado pelos educadores, provocando uma geração de docentes e discentes com saber superficial sobre o conteúdo.

5 EXECUÇÃO DA ATIVIDADE 1- Pesquisa: O que você acha que significa o termo “Espaço Geométrico”? 2- Relacionar os espaços que você faz parte. 3- Qual(is) instrumento(s) você conhece que podem ser utilizados para medir o “espaço”? 4- Trazer para a próxima aula os instrumentos citados acima.

6 EXECUÇÃO DA ATIVIDADE 5- Realizar a estimativa das medidas dos objetos; 6- Comparar a estimativa com a medida real (medição); 7- Transformar as respostas obtidas em gráficos (feito pelo aluno). 8- Relacionar “área” como espaço que pode ser ocupado, e “perímetro” como contorno do espaço.

7 APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS

8 2013 UCA

9 Formação para a “Equipe de Formação Local” Datas Previstas:  28 de junho;  09 de agosto;  25 de outubro; “Web Conferências” com datas a serem definidas.

10 ALUNOS INTEGRADOS Nova Turma (ocorre a permanência de alguns membros):  5º ano: 01 aluno;  6º ano A: 01 aluno;  6º ano B: 01 aluno;  6ª série: 01 aluno;  7ª série: 01 aluno;  8ª série: 02 alunos.

11 FORMAÇÕES: PROFESSORES E ALUNOS INTEGRADOS  Encontros presenciais;  Cenários;  Aprendizagem Baseada na Investigação (FOCO)

12 ENCONTROS MENSAIS  Junho;  Agosto;  Setembro;  Outubro;  Novembro;  Dezembro. Durante os ATPF, na unidade escolar

13 FORMAÇÕES: PROFESSORES E ALUNOS INTEGRADOS  Encontros presenciais;  Cenários;  Aprendizagem Baseada na Investigação (FOCO)

14 CENÁRIOS  Elaboração (plano de aula) com o uso do laptop;  Desenvolvimento em sala de aula. No decorrer do ano letivo

15 FORMAÇÕES: PROFESSORES E ALUNOS INTEGRADOS  Encontros presenciais;  Cenários;  Aprendizagem Baseada na Investigação (FOCO)

16 Aprendizagem Baseada na Investigação PROJETO EM ACOMPANHAMENTO Coordenador Responsável: Gislene Basso Professor Responsável: Juliana Souza Turma Investigada: 1º ano (24 alunos) No decorrer do ano letivo

17 Aprendizagem Baseada na Investigação Professores em Formação:  Desenvolver uma atividade de investigação com uma turma ou determinado grupo de alunos. No decorrer do ano letivo

18 2013 APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO

19 RECONHECENDO O PROBLEMA... “ O Processo de Leitura e Escrita na Alfabetização” O nível evolutivo das crianças no aprendizado

20 A turma qual será aplicado o projeto de pesquisa (1ºAno), apresenta dificuldades em relacionar a “fala” com a “escrita”, são elas:  Relacionam o tamanho da palavra com o tamanho do objeto citado: Ex: Formiga – por ser um animal pequeno, o aluno utiliza poucas letras para escrever.

21  Dificuldade em saber que tudo tem um “nome próprio”, e pode ser escrito;  Dificuldade em saber que toda sílaba simples é composta por uma vogal e uma consoante.

22 EXPLICAÇÕES TESTÁVEIS  Sondagem da Escrita - Diagnóstico:

23 EXPLICAÇÕES TESTÁVEIS  Alfabeto Móvel - Intervenções

24 EXPLICAÇÕES TESTÁVEIS  Momentos de Leitura – Mala Viajante

25 CENÁRIOS  Sala de aula;  Laboratório de Informática;  Sala Multimídia;  Atividades para Casa.

26 RECURSOS MATERIAIS  Alfabeto Móvel;  Laptop Uca;  Computadores;  Livros Literários;  Livros Paradidáticos;  Projetor Multimídia;  Atividades Impressas;  Jogos Pedagógicos;  Confecção de livretos e cartazes;  Câmera Fotográfica;

27 COLETA DE DADOS  Observação do professor – Registros e Relatórios;  Observações do coordenador - Registros e Relatórios;  Observações do aluno – Desenhos, reescrita, legenda de imagens, listas de palavras;  Fotografia e vídeos - Portifólio

28 DÚVIDAS E ANGÚSTIAS  O que fazer para ajudar as crianças aprender?  De que forma as crianças se apropriam da escrita alfabética?  O que fazer com aqueles alunos que parecem não avançar?

29 CONCLUSÃO A proposta é utilizar formas e meios que permitam ao aluno entender que o processo de leitura e escrita parte de algo concreto. É importante ampliar o vocabulário das crianças,para que isto reflita escrita.


Carregar ppt "EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA. 2012 APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google