A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE ENSINO SERVIÇO SOCIAL E REALIDADE REGIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE ENSINO SERVIÇO SOCIAL E REALIDADE REGIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE ENSINO SERVIÇO SOCIAL E REALIDADE REGIONAL
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DISCIPLINA: SERVIÇO SOCIAL E REALIDADE REGIONAL PROFESSORA: ELISÔNIA CARIN RENK PLANO DE ENSINO SERVIÇO SOCIAL E REALIDADE REGIONAL

2 EMENTA: Região e Territorialidade: Constituição da região pós 1916; colonização, ciclos econômicos, movimentos sociais, aspectos político-culturais. A constituição do rural e do urbano na percepção dos seus principais atores. O Serviço Social na realidade regional: características históricas e atuais.

3 JUSTIFICATIVA: A disciplina Serviço Social e Realidade Regional tem como foco a conhecimento da realidade da região, considerado como um elemento importante para a intervenção do Assistente Social no seu fazer cotidiano. O conteúdo da disciplina justifica-se porque possibilita pensar a região do oeste catarinense como uma construção histórica, não homogênea, constituída por disputas, conflitos e desigualdades, também apontando os condicionantes sociais da/na constituição do campo profissional do Serviço Social nesse contexto. Objetiva que os futuros assistentes sociais detenham conhecimento dos aspectos econômicos, sociais, políticos, ambientais e culturais da região, subsidiando a intervenção profissional na expressão da questão social deste território. Assim, a disciplina é componente imprescindível para que em conjunto com as demais disciplinas do presente semestre, possam subsidiar os acadêmicos a compreender a realidade regional e possibilitar a futura intervenção do assistente social

4 OBJETIVO GERAL: (Re) conhecer a constituição da região nos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais situando a inserção do Serviço Social nesse território.

5 OBJETIVOS ESPECIFICOS:
3.2.1.Discutir concepções de região, território e territorialidade para fundamentar a compreensão desses conceitos; Compreender a formação sócio histórica da realidade regional nos aspectos sociais, econômicos, políticos, ambientais e culturais, no intuito de problematizar as interpretações construídas e compreender os processos e relações sociais constituídos e constituintes dessa/nessa Região; 3.2.3.Contextualizar a emergência do Serviço Social em Santa Catarina e no Oeste Catarinense, visando a apreensão crítica das condicionalidades sócio históricas da constituição deste campo profissional;

6 Conteúdo programático:
Região e territorialidade: concepções e desenhos geopolíticos. A constituição da região a partir de A constituição de territorialidade (sentimento de pertencimento, segundo Milton Santos).  A colonização e as transformações de uma economia extrativista (balsas/erva mate) para uma economia agrária. A agroindustrialização na região. O processo de migração do rural para urbano e a migração dos pequenos municípios (despovoamento). Os reflexos da globalização na região.

7 O surgimento dos movimentos sociais na região: MMC (luta pela diversidade ¿ semestres crioulas), MAB, MST, novo sindicalismo, etc. Retomada das terras indígenas a partir dos anos 70 O Serviço Social na região: Emergência do Serviço Social em Santa Catarina; espaços sócio ocupacionais de intervenção do Assistente Social.

8 Metodologia A disciplina de Serviço Social e Realidade Regional será ministrada a partir da distribuição do conteúdo programático através de quatro unidades, conforme exposto no item conteúdo programático. Os conteúdos serão ministrados através de aulas dialogadas, expositivas, exibição e debate de filme, leituras individuais e discussões coletivas de textos, estudo dirigido, trabalho em grupo e avaliações individuais.

9 Avaliação Serão utilizados como critérios de avaliação:
-clareza e coerência na exposição e análise e sínteses dos trabalhos apresentados (verbalmente e/ou em produção de textos); - uso de normas ortográficas e gramaticais; -compromisso acadêmico diante da elaboração individual e ou grupal dos trabalhos; - participação, interesse e envolvimento nas discussões realizadas em sala; -articulação e apreensão das discussões teóricas com a realidade social circundante; -leitura dos textos indicados; - Uso correto da metodologia científica (tendo referência os Cadernos Metodológicos da Unochapeco - trabalhos técnico-didáticos); -Identificação de plágio/apropriação indébita. - Todos os critérios acima definidos terão implicância na atribuição das notas nos trabalhos elaborados. No caso de plágio, será atribuída nota zero (0,0) Serão utilizados como instrumentos de avaliação: -Exercícios individuais e grupais, sendo que a avaliação de G1 contará com: Trabalho grupal (35%); Atividade idl. (15%); prova (50%). -Avaliação de G2 prova (100%).

10 Sobre demandas sociais e espaços socio-ocupacionais do Serviço Social na Região serão sugeridas leituras de trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses disponíveis na Biblioteca Universitária.

11 Referencias: ALBA, Rosa Salete. Espaço urbano: os agentes da produção em Chapecó. Chapecó: Argos, p. : (Debates) ISBN RENK, Arlene Anélia. Narrativas da diferença. Chapecó, SC: Argos, p. ISBN (broch.). RENK, Elisônia Carin; WINCKLER, Silvana Terezinha. Trabalho, saúde e meio ambiente : um conceito em formação CD-ROM ; Dissertação (Mestrado) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Disponível em : . Acesso em : 18 fev

12 MIOR, Luiz Carlos. Agricultores familiares, agroindústrias e redes de desenvolvimento rural. Chapecó: Argos, p. (Debates) ISBN BAVARESCO, Paulo Ricardo. Ciclos econômicos regionais: modernização e empobrecimento no Extremo Oeste catarinense. Chapecó: Argos, p. (Debates) ISBN POLI, Odilon Luiz. Leituras em movimentos sociais. 2. ed. rev. Chapecó: Argos, p. (Debates) ISBN KOGA, Dirce; NAKANO, Kazuo. Perspectivas territoriais e regionais para políticas públicas. In: Serviço Social & Sociedade, n. 85, p São Paulo: Cortez, 2006. RAMOS, Nilva Souza. O Serviço Social em Santa Catarina: surgimento e expansão com a criaçãos da Faculdade de Serviço Social em Florianópolis. Dissertação. Porto Alegre: PUC/RS, 1984.


Carregar ppt "PLANO DE ENSINO SERVIÇO SOCIAL E REALIDADE REGIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google