A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Consumidor Comportamento. Introdução O estudo do comportamento do consumidor é uma área fundamental de marketing, visto que conhecer o consumidor, sua.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Consumidor Comportamento. Introdução O estudo do comportamento do consumidor é uma área fundamental de marketing, visto que conhecer o consumidor, sua."— Transcrição da apresentação:

1 Consumidor Comportamento

2 Introdução O estudo do comportamento do consumidor é uma área fundamental de marketing, visto que conhecer o consumidor, sua personalidade e características é o único meio para se oferecer produtos e serviços que venham adequar-se às suas necessidades e vontades

3

4 O que influencia o comportamento Fator Cultural: cultura, sub-cultura e classe social Fator Social: grupos de referência, família, papel social e status Fator Pessoal: idade e etapa da vida, ocupação e situação econômica, personalidade e auto-estima, valores e crenças

5

6 Processo Psicológico O estudo do comportamento do consumidor baseia-se no modelo estímulo-resposta. Assumindo que estes estímulos possam ser absorvidos, a tarefa maior é a de entender processos psicológicos como motivação, percepção, aprendizagem e memória com o intuito de desenvolver atividades que induzam o consumidor ao processo de decisão de compra ou mudança de atitude.

7 Necessidades Biogênica: é aquela determinada pela condição fisiológica do indivíduo - sede, fome, etc. Psicogênica: deriva de estados de tensão provocados por uma necessidade psicológica – necessidade de reconhecimento social, auto-estima ou de pertencer a alguém ou um a lugar.

8

9 Quando necessidade vira motivo Uma necessidade se torna um motivo quando é elevada a um ponto de Intensidade a partir do qual o indivíduo se sente impulsionado a agir.

10 Teorias da Motivação Freud: as forças que moldam o comportamento humano são geralmente de natureza inconsciente e, assim sendo, o próprio indivíduo não consegue entender completamente suas motivações. Maslow: os motivos do ser humano estão organizados de forma hierárquica, do menos ao mais intenso; que vão de necessidades psicológicas à auto-realização. Herzberg: teoria dos dois fatores (dissatisfiers e satisfiers). A falta de dissatisfiers não é suficiente para motivar o indivíduo a decidir comprar.

11 Ser da mesma espécie não significa ser igual! M Comunicação e Marketing


Carregar ppt "Consumidor Comportamento. Introdução O estudo do comportamento do consumidor é uma área fundamental de marketing, visto que conhecer o consumidor, sua."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google