A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA"— Transcrição da apresentação:

1 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
Todas as sugestões, substituições e Inclusões nas discussões dos grupos foram colocadas nos objetivos por ano e campo de atuação. . EQUIPE DE APOIO PEDAGÓGICO EM LÍNGUA PORTUGUESA- SME - LONDRINA

2 Grupo de discussão: municípios participantes
Pérola do Oeste Jacarezinho Telêmaco Borba

3 1º ANO LILP1FOA001 Relatar, com coerência, experiências vividas, usando diferentes elementos que marquem a passagem do tempo. LILP1FOA002 Argumentar acerca de atitudes e tomadas de decisões cotidianas. LILP1FOA003 Dialogar com colegas e professores/as, reconhecendo os turnos da fala e o espaço público escolar. Sugestão: excluir o trecho acima em vermelho e acrescentar após a palavra professores a sugestão da SME. SUGESTÃO DO GRUPO EM_LILP1FOA003, inclusão de “participar de interações orais em sala de aula, reconhecendo e respeitando os turnos de fala” depois da palavra “professores/as”. Conforme os Direitos de Aprendizagem do 1º ano, caderno do PNAIC ano 2- unidade 1, p.31.Eixo Oralidade p.33

4 PRÁTICAS ARTÍSTICO-LITERÁRIAS
LILP1FOA004 Ditar ou escrever bilhetes e receitas, ainda que de forma não convencional, considerando a situação de interação. LILP1FOA005 Reconhecer a função dos itens de uma enumeração em textos instrucionais, utilizando-os para executar ações. PRÁTICAS ARTÍSTICO-LITERÁRIAS LILP1FOA006 Ler e apreciar textos literários tradicionais, da cultura popular, afro-brasileira, africana, indígena e de outros povos. LILP1FOA007 Ouvir canções e histórias contadas ou lidas e assistir a apresentações teatrais, desenvolvendo atenção e interesse LILP1FOA008 Ouvir e recitar poemas, parlendas, trava-línguas memorizados, respeitando o ritmo, a melodia e a expressividade. SUGESTÃO DA SME – em, LILP1FOA008, incluir após a palavra “memorizados” – “valorizar textos da tradição oral”, conforme os Direitos de Aprendizagem do 1ºano, caderno do PNAIC ano 2- unidade 1, p.33 O GRUPO CONCORDOU COM 008.

5 O GRUPO CONCORDOU COM A SUGESTÃO
LILP1FOA009 - Recontar textos conhecidos, respeitando a estrutura do gênero (contos de fadas, contos de repetição, entre outros). LILP1FOA Recontar histórias lidas/contadas por outros, com apoio em livros, revistas e outros suportes. LILP1FOA Memorizar e cantar canções, considerando o ritmo e a melodia. LILP1FOA012 - Marcadores temporais, a partir da audição de contos narrados pelo/a professor/a e outros. LILP1FOA013 -Antecipar enredo de uma história, a partir de imagens, títulos e outras pistas. LILP1FOA014 -Ditar e/ou registrar, ainda que de forma não convencional, textos narrativos LILP1FOA015 Apreciar aspectos lúdicos e sonoros de poemas e experimentar brincadeiras com a dimensão sonora e gráfica das palavras. SUGESTÃO DA SME: em LILP4F0A015, incluir no início “Ler textos de tradição oral e (...)” depois acrescentar o restante. Conforme os Direitos de Aprendizagem do 1ºano, caderno do PNAIC ano 2- unidade 1, p.31 O GRUPO CONCORDOU COM A SUGESTÃO

6 PRÁTICAS POLÍTICO-CIDADÃS
LILP1FOA016 Produzir antologias, varais e murais, por meio de registro de quadrinhas, parlendas, poemas. PRÁTICAS POLÍTICO-CIDADÃS LILP1FOA017 Identificar o assunto em notícias e reportagens de jornais infantis lidos por outros. LILP1FOA018 Compreender slogans de campanhas educativas, voltadas para crianças. LILP1FOA019 - Escrever ou ditar slogans e/ou regras de convivência escolar. SUGESTÕES (em_ LILP1FOA017, inclusão de texto após a palavra “compreender” : “identificar assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros”. Conforme os Direitos de Aprendizagem do 1ºano, caderno do PNAIC ano 2- unidade 1, p.31. Eixo Leitura. O GRUPO CONCORDOU SUGESTÃO (Inclusão de texto: Ampliar a oportunidade de acesso e compreensão à língua estrangeira mais utilizada no campo das tecnologias de comunicação e informação, que permeiam todas as esferas e contextos sociais: a língua inglesa. – conforme projeto de ensino SME/Londrina). (sugestão colocar na parte diversificada- grupos)

7 PRÁTICAS INVESTIGATIVAS
LILP1FOA020 Formular perguntas para conhecer fenômenos naturais e sociais que cercam o cotidiano. LILP1FOA021 Localizar informações em listas, quadros, notas de divulgação científica para crianças, lidas pelo professor. LILP1FOA022 Compreender, com o apoio do professor, enunciados de tarefas escolares. LILP1FOA023 Registrar, sob a forma de desenhos, gravação em áudio e vídeo, ou pequenas anotações escritas, resultados de atividades de pesquisa. NÃO HOUVE MODIFICAÇÕES DO TEXTO DA BNCC – PRÁTICAS INVESTIGATIVAS PRÁTICAS CULTURAIS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO LILP1FOA024 Utilizar recursos diversos - máquina fotográfica, filmadora, computadores – para registrar e comunicar ideias. NÃO HOUVE MODIFICAÇÕES DO TEXTO DA BNCC –

8 APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO/ORTOGRÁFICO E TECNOLOGIAS DA ESCRITA
LILP1FOA025 LILP1FOA026 LILP1FOA027 LILP1FOA028 LILP1FOA029 LILP1FOA030 LILP1FOA031 LILP1FOA032 LILP1FOA033 LILP1FOA034 LILP1FOA035 LILP1FOA036 LILP1FOA037 LILP1FOA038 LILP1FOA039 LILP1FOA040 LILP1FOA041 LILP1FOA042 LILP1FOA026 (ÚNICA SUGESTÃO) Reconhecer e nomear letras do alfabeto distinguindo-as de outros sinais gráficos. SUGESTÕES (em_ LILP1FOA026, inclusão de texto após a palavra “alfabeto” incluir: “Conhecer (trocar por RECONHECER, sugestão dos grupos) a ordem alfabética”. Conforme os Direitos de Aprendizagem do 1ºano, caderno do PNAIC ano 2- unidade 1, p.35. Eixo Aprop. do sistema de escrita alfabética e com a proposta curricular SME/LONDRINA

9 PRÁTICAS DA VIDA COTIDIANA
LILP2FOA001 Relatar, com coerência, experiências vividas, usando diferentes elementos que marquem a passagem do tempo.  LILP2FOA002 Posicionar-se, com clareza, sobre um tema do seu cotidiano. LILP2FOA003 Dialogar com colegas e professores/as, reconhecendo os turnos da fala e o espaço público escolar, sabendo tomar e manter a palavra no momento certo. LILP2FOA004 Reconhecer a finalidade de textos da vida cotidiana como bilhetes, agendas, calendários, receitas. LILP2FOA005 Reconhecer características de textos instrucionais. LILP2FOA006 Produzir coletivamente, a partir de modelos, regras de jogos e de brincadeiras. Sugestões do grupo: alterar o objetivo (LILP2FOA006): Produzir coletivamente e individualmente a partir de…

10 2º ANO Loanda Cambé

11 2º ANO PRÁTICAS ARTÍSTICO-LITERÁRIAS LILP2FOA007
Ler e apreciar textos literários tradicionais, da cultura popular, afro-brasileira, africana, indígena e de outros povos, comentando temas e imagens. LILP2FOA008 Ouvir canções e histórias, contadas ou lidas, e assistir a apresentações teatrais, desenvolvendo atenção e interesse. SUGESTÃO DO GRUPO: Excluir as palavras atenção e interesse e acrescentar após a palavra desenvolvendo… os aspectos linguísticos discursivos. LILP2FOA009 Recontar contos tradicionais, respeitando a descrição do cenário, dos personagens, o conflito e o desfecho, usando de modo coerente a sequência temporal. LILP2FOA010 Recontar o enredo de um filme ou de um desenho que viu, com base na memorização de cenas. LILP2FOA011 Reescrever histórias conhecidas, recuperando os diferentes personagens e as ações que se desenvolvem no tempo. SUGESTÕES (em_ LILP2FOA011, inclusão de texto antes da palavra “Reescrever”, incluir: “Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes possibilidades (substituir por finalidades)”. Conforme o eixo: Produção de textos- proposta curricular SME/LONDRINA e Direitos de Aprendizagem do 1ºano, caderno do PNAIC ano 2- unidade 1, p.32. Eixo Produção de textos escritos) SUGESTÃO DO GRUPO: o grupo acha que deve ser acrescentado essa sugestão como um novo objetivo.

12 LILP2FOA012 Reconhecer marcadores temporais e relações de causalidade, em contos acessíveis às crianças. LILP2FOA013 Recitar poemas lidos, usando recursos expressivos da entonação e do corpo LILP2FOA014 Reconhecer os aspectos rítmicos e sonoros de poemas infantis. LILP2FOA015 Produzir antologias de poemas infantis por meio de registros do texto selecionado ou de recriação. SUGESTÃO DO GRUPO (excluir esse objetivo)

13 PRÁTICAS POLÍTICO-CIDADÃS
LILP2FOA016 Identificar, em notícias e reportagens de jornais ouvidas ou lidas com apoio do/a professor/a, elementos como o quê, quem, onde, quando e como. LILP2FOA017 Compreender a estrutura de cartazes e faixas que circulam na escola e no seu entorno e os principais recursos de convencimento neles utilizados. LILP2FOA018 Escrever cartazes e faixas educativas, usando recursos argumentativos adequados à situação comunicativa.

14 PRÁTICAS INVESTIGATIVAS
LILP2FOA019 Formular perguntas pertinentes ao conteúdo de um tema estudado. LILP2FOA020 Localizar informação em quadros e tabelas que apresentam levantamentos ou agrupamentos de itens. LILP2FOA021 Compreender enunciados de tarefas escolares, com apoio do professor ou de forma autônoma. LILP2FOA022 Registrar resultados de pesquisa em áudio, vídeo, a partir de relatos construídos com o/a professor/a. NÃO HOUVE MODIFICAÇÕES DO TEXTO DA BNCC- PRÁTICAS INVESTIGATIVAS

15 PRÁTICAS CULTURAIS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
LILP2FOA023 Utilizar recursos tecnológicos diversos para criar, com apoio de roteiros, simulações de programas de rádio e TV que tratem de temáticas próprias ao universo infantil. LILP2FOA024 Realizar buscas, a partir do uso de palavras-chave em sites infantis da Web. LILP2FOA025 Exercitar a escrita em editores de textos e outros programas oferecidos nas mídias digitais, fazendo uso de diferentes linguagens. Sugestão do grupo: o grupo analisou que esse campo deveria ser repensado.

16 SEM ALTERAÇÕES EM NENHUM DOS OBJETIVOS DESSE EIXO.
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO/ORTOGRÁFICO E TECNOLOGIAS DA ESCRITA LILP2FOA026 LILP2FOA027 LILP2FOA028 LILP2FOA029 LILP2FOA030LILP2FOA031 LILP2FOA032 LILP2FOA033 LILP2FOA034 LILP2FOA035LILP2FOA036 LILP2FOA037 LILP2FOA038 LILP2FOA039 SEM ALTERAÇÕES EM NENHUM DOS OBJETIVOS DESSE EIXO.

17 3º ANO Cornélio Procópio Rancho Alegre Rio Negro Fênix

18 3º ANO PRÁTICAS DA VIDA COTIDIANA LILP3FOA001
Relatar, com objetividade, episódios vividos ou conhecidos, respeitando a ordem de apresentação dos fatos, selecionando temas principais e secundários. LILP3FOA002 Dialogar com colegas e professores, reconhecendo os turnos da fala e o espaço público escolar, sabendo tomar e manter a palavra no momento certo, incorporando temas novos ao diálogo. LILP3FOA003 Produzir, individual e coletivamente, receitas e instruções diversas (montagem de objetos, brincadeiras e jogos etc.) SUGESTÃO DO GRUPO: LILP3FOA003: dialogar com colegas, professores sabendo tomar e manter a palavra no momento oportuno, incorporando novos temas ao diálogo dentro e fora do espaço escolar.

19 PRÁTICAS ARTÍSTICO-LITERÁRIAS
LILP3FOA004 Ler, apreciar e refletir sobre textos literários tradicionais, da cultura popular, afro-brasileira, africana, indígena e de outros povos, comentando temas e imagens. LILP3FOA005 Ouvir canções e histórias lidas de maior extensão e assistir a apresentações teatrais, desenvolvendo atenção e interesse. LILP3FOA006 Recontar histórias cumulativas, apropriando-se das características do texto fonte. LILP3FOA007 Recontar oralmente histórias lidas silenciosamente, de forma autônoma. LILP3FOA008 Reconhecer, em textos narrativos, recursos para marcar a fala direta de personagens. LILP3FOA009 Inferir resposta de uma adivinha lida ou ouvida, a partir de pistas de conteúdo dadas no texto. LILP3FOA010 Observar os aspectos rítmicos e sonoros de poemas infantis. LILP3FOA011 Produzir poemas, parafraseando os poemas conhecidos. LILP3FOA012 Produzir início e desfecho para narrativas literárias, utilizando recursos linguísticos apreendidos em histórias lidas e contadas.

20 SUGESTÕES (em_ LILP3FOA012, inclusão de texto depois da palavra “literaria”, incluir: “Planejar a escrita de textos” (após essa inclusão permanecer com o texto). Conforme o eixo: Produção de textos escritos- proposta curricular SME/LONDRINA e Direitos de Aprendizagem do 1ºano, caderno do PNAIC ano 2- unidade 1, p.32.). LILP3FOA013 Observar aspectos de variação linguística, a partir da leitura de causos e letras de música.

21 PRÁTICAS POLÍTICO-CIDADÃS
LILP3FOA014 Levantar argumentos que ajudem a defender determinado ponto de vista, acerca do tema dos direitos humanos. LILP3FOA015 Identificar e compreender argumentos em cartas de reclamação ou de reivindicação, oriundas do universo de sociabilidade das crianças. LILP3FOA016 Produzir textos voltados à organização da vida escolar, como campanha educativa, em forma de folhetos instrucionais. LILP3FOA017 Reconhecer e compreender recursos de persuasão e de convencimento que compõem os textos publicitários. SUGESTÃO (Inclusão de texto: Ampliar a oportunidade de acesso e compreensão à língua estrangeira mais utilizada no campo das tecnologias de comunicação e informação, que permeiam todas as esferas e contextos sociais: a língua inglesa. – conforme projeto de ensino SME/Londrina).

22 PRÁTICAS INVESTIGATIVAS
LILP3FOA018 Expor trabalhos oralmente e ouvir com atenção a exposição de colegas, percebendo que o tempo de manutenção da fala é mais longo nessa situação. LILP3FOA019 Reconhecer que existem critérios de organização da informação em textos como fichas informativas, tabelas, verbetes de divulgação científica para crianças. LILP3FOA020 Compreender enunciados de exercícios e tarefas, realizados em diferentes componentes curriculares. LILP3FOA021 Registrar, por meio de cartazes e fichas informativas que conjuguem texto escrito e imagem, os resultados de trabalhos realizados. LILP3FOA022 Utilizar os meios digitais para buscar, a partir de palavras-chave, informações relevantes. SEM ALTERAÇÕES NOS OBJETIVOS DESSE EIXO

23 PRÁTICAS CULTURAIS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
LILP3FOA023 Utilizar recursos de gravação em áudio e vídeo para entrevistar professores/as, pais e familiares. LILP3FOA024 Produzir textos multimodais – perfis, linhas de tempo, portfólios – utilizando as ferramentas das mídias digitais que proporcionam o registro, o apagamento, o armazenamento e o arquivamento de informações. SEM ALTERAÇÕES NOS OBJETIVOS DESSE CAMPO DE ATUAÇÃO.

24 SEM ALTERAÇÕES NESSE EIXO.
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO/ORTOGRÁFICO E TECNOLOGIAS DA ESCRITA LILP1FOA025 LILP1FOA026 LILP1FOA027 LILP1FOA028 LILP1FOA029 LILP1FOA030 LILP1FOA031 LILP1FOA032 LILP1FOA033 LILP1FOA034 LILP1FOA035 LILP1FOA036 LILP1FOA037 LILP1FOA038 LILP1FOA039 LILP1FOA040 LILP1FOA041 LILP1FOA042 (18 OBJETIVOS) SEM ALTERAÇÕES NESSE EIXO.

25 4º ANO Rolândia Santo Antônio da Platina Rio Negro

26 SEM MODIFICAÇÕES NO TEXTO NESSE CAMPO DE ATUAÇÃO.
4º ANO PRÁTICAS DA VIDA COTIDIANA LILP4F0A001- Relatar, com objetividade, episódios vividos ou conhecidos, respeitando a ordem de apresentação dos fatos, selecionando temas principais e secundários; LILP4F0A002- Compreender e utilizar convenções sociais de uso da fala, tais como os padrões de tomada de turnos da fala e formas de tratamento que variam de acordo com o grau de formalidade da situação social; LILP4F0A003- Produzir, individual ou coletivamente, instruções para regras de jogos.  SEM MODIFICAÇÕES NO TEXTO NESSE CAMPO DE ATUAÇÃO.

27 PRÁTICAS ARTÍSTICO-LITERÁRIAS
LILP4F0A004 Ler, apreciar e refletir sobre textos literários tradicionais, da cultura popular, afro-brasileira, africana, indígena e de outros povos, compreendendo algumas de suas características; LILP4F0A005 Recontar fábulas, apropriando-se das características do texto fonte; Sugestão SME: em LILP4F0A005, incluir no final estabelecendo relações de sentido do que lê com as vivências sociais, conforme proposta curricular SME/LONDRINA) Sugestão do grupo: acrescentar “Produzir/recontar textos de gêneros diversos” LILP4F0A006 Ouvir /assistir, com atenção e interesse, canções, histórias lidas de maior extensão e encenação de peças teatrais de maior duração; LILP4F0A007 Recontar oralmente histórias lidas, utilizando-se de alguns recursos próprios da performance de contadores de histórias (entonação, modulação de voz segundo personagem);

28 LILP4F0A008 Recitar textos e poemas, de memória, planejando situações de apresentação em saraus e recitais; LILP4F0A009 Reconhecer, em textos narrativos, recursos para marcar a fala indireta de personagens; LILP4F0A010 Produzir narrativa literária, usando adequadamente as marcas de discurso direto nas falas de personagens; LILP4FOA011 Inferir sentidos de humor, relacionando textos e imagens, em história em tirinhas e quadrinhos; SUGESTÕES DA SME (em LILP4FOA011, incluir “ironia” junto à palavra humor, conforme proposta curricular SME/LONDRINA) O GRUPO CONCORDOU. LILP4F0A012 Apreender sentido de poemas, compreendendo o uso de palavras ou expressões de sentido figurado; LILP4F0A013 Produzir poemas, utilizando-se de rimas e recursos de sonoridade.

29 LILP4FOA011 Inferir sentidos de humor, relacionando textos e imagens, em história em tirinhas e quadrinhos; SUGESTÕES DA SME (em LILP4FOA011, incluir “ironia” junto à palavra humor, conforme proposta curricular SME/LONDRINA) O GRUPO CONCORDOU. LILP4F0A012 Apreender sentido de poemas, compreendendo o uso de palavras ou expressões de sentido figurado; LILP4F0A013 Produzir poemas, utilizando-se de rimas e recursos de sonoridade.

30 PRÁTICAS POLÍTICO-CIDADÃS
LILP4FOA14 Levantar argumentos que ajudem a defender determinado ponto de vista, na defesa de direitos. O grupo sugeriu acrescentar a palavra “deveres”, logo após “direitos”  LILP4FOA015 Compreender reportagens e outros textos jornalísticos, identificando o tema e quem escreve.  SUGESTÕES (em LILP4FOA015, incluir no final “a finalidade dos textos, as características do suporte”, conforme currículo SME/Londrina). LILP4FO016 Produzir, coletivamente, sob orientação do professor/a, cartas abertas, usando recursos argumentativos, justificando a importância do tema tratado nas cartas. O grupo sugeriu acrescentar a palavra “individualmente” após “coletivamente”  LILP4FO017 Compreender os recursos de persuasão e de convencimento em textos publicitários

31 PRÁTICAS INVESTIGATIVAS
LILP4FOA018 Expor oralmente trabalhos ou pesquisas, apoiando-se em recursos escritos e/ou imagens, e ouvir com atenção e interesse a exposição de colegas. LILP4FOA019 Estabelecer relações entre informações, a partir da leitura de diferentes textos com temática comum. LILP4FOA020 Compreender enunciados com vocabulário menos usual, relativos aos diferentes componentes curriculares. Sugestão do grupo: trocar a expressão “menos usual” por: diversificado (LILP4FOA020)   LILP4FOA021 Registrar resultados de estudo/pesquisa, por meio diários de campo, relatos, fichas informativas, tabelas, quadros, gráficos.

32 PRÁTICAS POLÍTICO-CIDADÃS
SUGESTÃO (Inclusão de texto: Ampliar a oportunidade de acesso e compreensão à língua estrangeira mais utilizada no campo das tecnologias de comunicação e informação, que permeiam todas as esferas e contextos sociais: a língua inglesa. – conforme projeto de ensino SME/Londrina).

33 PRÁTICAS CULTURAIS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
LILP4FOA022 Simular programas de telejornalismo com temáticas que interessam às crianças, utilizando pautas e modos de registro e organização da informação; LILP4FOA023 Produzir textos multimodais – perfis, linhas de tempo, portfólios - utilizando as ferramentas das mídias digitais que proporcionam o registro, o apagamento, o armazenamento e o arquivamento de informações. SUGESTÕES DO GRUPO: De um modo geral o grupo concordou com os objetivos realizando algumas modificações e acréscimos, mas acreditam que seja necessário acrescentar em todos os objetivos a questão da análise linguística.

34 5º ANO Ribeirão do Pinhal Lobato Mandaguari

35 5º ANO Práticas da vida cotidiana LILP5FOA001
Utilizar padrões de interação adequados a diferentes contextos sociais, compreendendo os papéis dos sujeitos nessas interações. LILP5FOA002 Ler, apreciar e refletir sobre textos literários tradicionais, da cultura popular, afro-brasileira, africana, indígena e de outros povos, compreendendo algumas de suas características; SUGESTÃO DO GRUPO: incluir no final “características, elementos e finalidade” SUGESTÕES: (em LILP5FOA002 analisar o sentido de “textos literários tradicionais”; e os não tradicionais, como narrativas visuais, por exemplo? Manter, suprimir ou reescrever?) (em LILP5FOA003 – sugestão de incluir no final “resignificando e relacionando sentido do que lê com a vida real”) SME OK.  LILP5FOA003 Recontar lendas e mitos, apropriando-se das características do texto fonte;

36 LILP5FOA004 Ouvir/assistir com atenção e interesse, canções, encenações de peças teatrais de maior duração e contos com maior extensão; LILP5FOA005 Recontar oralmente histórias lidas, utilizando-se de alguns recursos próprios da performance de contadores de histórias (entonação, modulação de voz, segundo personagem, criação de climas pertinentes ao momento do enredo); LILP5FOA006 Recitar textos de memória e poemas, planejando situações de apresentação em saraus e recitais

37 LILP5FOA007 Diferenciar, em textos narrativos, fala de personagens e discurso do narrador; SUGESTÕES DO GRUPO: sugestão de modificação no texto: “diferenciar em textos narrativos seus elementos :personagem principal e secundário, tempo, espaço, conflito e solução”  LILP5FOA008 Inferir sentidos de humor em história em tirinhas e quadrinhos e piadas, apoiando-se em expressões de sentido figurado e em outras informações implícitas ou explícitas; SUGESTÕES DO GRUPO: sugestão de modificação no texto : “Inferir sentidos de humor destacados através das diversas expressões de sentimentos implícitas ou explícitas em histórias, em tirinhas, em quadrinhos e piadas”.

38 LILP5FOA009 Analisar o efeito de sentido de comparações e metáforas em poemas; LILP5FOA010 Analisar o efeito da variação linguística (regional, geracional, de registro formal e informal) na construção de sentidos em textos literários; LILP5FOA011 Produzir narrativa literária, usando adequadamente diferentes modos de introduzir a fala de personagens, em função do efeito pretendido; LILP5FOA012 Utilizar estratégias de construção de musicalidade, de cadeia sonora, de imagens, de jogos de palavra, na experimentação da escrita de poemas.

39 PRÁTICAS POLÍTICO-CIDADÃS
LILP5FOA13 Relatar acontecimentos de interesse comum, divulgados em diferentes mídias, com coerência, usando diferentes elementos que marquem a passagem do tempo e as relações de causalidade;  LILP5FOA14 Utilizar estratégias próprias de um debate regrado sobre tema de interesse social; LILP5FOA15 Compreender as características discursivas e composicionais de textos como as normas de sociabilidade produzidas na escola, para regulação da vida cidadã; LILP5FOA16 Produzir abaixo-assinados ou cartas reclamatórias, usando recursos argumentativos, tais como justificativa de motivos e explicitação de reivindicações; LILP5FOA17 Selecionar e relacionar informações em diferentes mídias, refletindo sobre o lugar de quem fala, sobre o quê se escreve ou se diz nos espaços públicos virtuais. SUGESTÃO (Inclusão de texto: Ampliar a oportunidade de acesso e compreensão à língua estrangeira mais utilizada no campo das tecnologias de comunicação e informação, que permeiam todas as esferas e contextos sociais: a língua inglesa. – conforme projeto de ensino SME/Londrina).

40 O grupo concorda com o texto da base sem modificações
PRÁTICAS INVESTIGATIVAS LILP5FOA019 Estabelecer relações entre textos lidos e recursos de natureza complementar que os acompanham (fotos, tabelas, gráficos, desenhos, entre outros); LILP5FOA020 Registrar resultados de estudos e pesquisas por meio de diários de campo, relatos, fichas informativas, mapas, relatórios de experiência, tabelas, quadros, gráficos; LILP5FOA021 Produzir roteiros de pesquisa para diferentes componentes curriculares, considerando a especificidade das tarefas. O grupo concorda com o texto da base sem modificações

41 PRÁTICAS CULTURAIS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
LILP5F0A022 Escolher recursos adequados para informar, anunciar, expor conteúdos na produção de simulações de programas de telejornalismo; LILP5FOA023 Produzir s, mensagens, registros fotográficos e audiovisuais para postagem em espaços como chats, twitter, blogs, utilizados para atividades escolares. O grupo concorda com o texto da base sem modificações

42 rafaeli.cvp@gmail.com / jozelia.tanaca@gmail.com
MUITO OBRIGADA A TODOS!! Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa /


Carregar ppt "OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google