A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LOGÍSTICA INTERNACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL COMO UMA FONTE DE SERVIÇO PARA GERENCIAR FLUXOS GLOBAIS AO LONGO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS LOGÍSTICA INTERNACIONAL

2 UMA VISÃO INTEGRADA PARA GERENCIAR FLUXOS LOGÍSTICA INTERNACIONAL

3 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
COMO MENCIONADO ANTERIORMENTE, O ATUAL AMBIENTE ECONÔMICO GLOBAL ESTÁ CAUSANDO PROFUNDAS MUDANÇAS NA FORMA COMO AS COMPANHIAS GERENCIAM SUAS ATIVIDADES DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA. MUDANÇAS NO COMÉRCIO, DISSEMINAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES E INTENSIFICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA TÊM ELEVADO A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOS FLUXOS PARA NOVOS NÍVEIS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

4 INTENSIFICÇÃO DO COMÉRCIO LOGÍSTICA INTERNACIONAL

5 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
O SUCESSO ENCONTRADO PELAS ECONOMIAS MAIS AVANÇADAS NO MUNDO PODE SER ATRIBUÍDO A SUA HABILIDADE DE DESBRAVAR NOVOS MERCADOS, ESPECIALMENTE AQUELES ALÉM DE SUAS FRONTEIRAS. HISTORICAMENTE, ESSE FENÔMENO TENDE A REPETIR-SE. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

6 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
DESDE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, NO ENTANTO, E ESPECIALMENTE DESDE 1970, UM NOVO FENÔMENO SURGIU. AQUELES PAÍSES CUJAS ECONOMIAS HAVIAM PROSPERADO MAIS SIGNIFICATIVAMENTE FORAM FORÇADOS A INTERNACIONALIZAR NÃO APENAS SEU COMÉRCIO, MAS TAMBÉM SEUS PROCESSOS DE COMPRAS E INSTALAÇÕES DE PRODUÇÃO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

7 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
DE 1985 A 1990, O COMÉRCIO ENTRE AS TRÊS MAIORES ÁREAS ECONÔMICAS NO MUNDO – AMÉRICA DO NORTE, EUROPA E SUDESTE ASIÁTICO – TESTEMUNHOU ALTAS TAXAS DE CRESCIMENTO ANUAL. EM 1994, O COMÉRCIO MUNDIAL CRESCEU 9% EM VOLUME E 12% EM VALOR. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

8 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PELA PRIMEIRA VEZ, O COMÉRCIO DE PRODUTOS EXCEDEU A MARCA DE $ BILHÕES, O COMÉRCIO COM O SUDESTE ASIÁTICO CRESCEU A UMA MÉDIA DE 15%, COM ALTAS DE MAIS DE 10% EM CASOS COMO CHINA E CINGAPURA, E DE 20% PARA MALÁSIA, TAILÂNDIA E CORÉIA DO SUL. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

9 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
JUNTAMENTE COM A CRESCENTE INTERNACIONALIZAÇÃO DO COMÉRCIO, ESTAMOS TESTEMUNHANDO CRESCENTE HARMONIZAÇÃO E RACIONALIZAÇÃO DOS MERCADOS EM GRANDES ÁREAS DO MUNDO. DE FATO, A FIM DE ESTIMULAR O CRESCIMENTO E ORQUESTRAR ESSA RACIONALIZAÇÃO, AS NAÇÕES INICIARAM A CRIAÇÃO DE ÁREAS ECONÔMICAS INTEGRADAS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

10 NOVAS CARÁCTERÍSTICAS DOS FLUXOS LOGÍSTICA INTERNACIONAL

11 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO ESTÁ MUDANDO AS CARACTERÍSTICAS DOS FLUXOS LOGÍSTICOS GLOBAIS – SUA INTENSIDADE, NECESSIDADES FÍSICAS, E ASSIM POR DIANTE. EM RELAÇÃO AOS FLUXOS, DUAS TENDÊNCIAS DESTACAM-SE NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

12 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A PRIMEIRA: TENDÊNCIA É A INTENSIFICAÇÃO DO TRÁFEGO, QUE ESTÁ SOBRECARREGANDO A CAPACIDADE DA INFRA-ESTRUTURA EM MUITAS ÁREAS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

13 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A SEGUNDA: É O RÁPIDO CRESCIMENTO DE FLUXOS DE RETORNO CAUSADOS PELA CRESCENTE PREOCUPAÇÃO COM OS ASSUNTOS ECOLÓGICOS, MAIOR AGRESSIVIDADE NAS TÉCNICAS DE VENDAS E ATÉ MESMO PELO DESBALANCEAMENTO INTERNACIONAL DOS FLUXOS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

14 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
TAIS TENDÊNCIAS FORÇAM AS CORPORAÇÕES A MODIFICAR SUA ORGANIZAÇÃO LOGÍSTICA E A INVENTAR NOVAS SOLUÇÕES – OU SEJA, MEIOS ALTERNATIVOS DE TRANSPORTE, NOVOS LOCAIS PARA ARMAZÉNS, OU REALOCAÇÃO DE ESTOQUE. MAIS ESPECIFICAMENTE, AS EMPRESAS PODEM ALTERAR SUA VISÃO DE OPERAÇÕES EM QUALQUER DOS SEGUINTES MODOS EM RESPOSTA AOS PROBLEMAS DE INFRA-ESTRUTURA: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

15 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
• AUMENTAR ÁREAS DE COMPRAS, IMPLEMENTANDO POLÍTICAS DE COMPRAS INTERNACIONAIS. • BUSCAR ÁREAS GEOGRÁFICAS MAIS AMPLAS E MAIOR MOBILIDADE DE INSTALAÇÕES PRODUTIVAS. • IMPLEMENTAR A DISTRIBUIÇÃO PARA MERCADOS DO MUNDO INTEIRO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

16 PRINCÍPIOS BÁSICOS DAS OPERAÇÕES GLOBAIS LOGÍSTICA INTERNACIONAL

17 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA É FORÇADA A ADAPTAR-SE AO AMBIENTE COMPETITIVO E ESTRATÉGICO. O SISTEMA LOGÍSTICO FORMADO POR TODOS OS MEMBROS DA CADEIA GLOBAL DE SUPRIMENTOS ENCARA PRESSÕES PARA INTEGRAR SUAS ATIVIDADES. ESSA INTEGRAÇÃO ASSUME DIFERENTES CONFIGURAÇÕES, DEPENDENDO DE COMA OS FATORES AMBIENTAIS AFETAM AS EMPRESAS ENVOLVIDAS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

18 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
DIVIDIMOS A INTEGRAÇÃO EM TRÊS TIPOS: GEOGRÁFICA, FUNCIONAL E SETORIAL. ESSES TRÊS TIPOS FORMAM A BASE DE NOSSA METODOLOGIA DE OPERAÇÕES/ LOGÍSTICA GLOBAIS. AS EMPRESAS DEVEM DEFINIR MÉTODOS ESPECÍFICOS DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO PARA TORNAR POSSÍVEIS ESSES TRÊS TIPOS DE INTEGRAÇÃO. TOMADOS EM SUA TOTALIDADE, FORMAM O QUE CHAMAMOS LOGÍSTICA E OPERAÇÕES GLOBAIS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

19 Uma forma de adaptar-se ao ambiente competitivo e estratégico
Integração geográfica Da logística local para a global Integração setorial Da logística baseada no setor(produtor/distribuidor) para a logística entre setores Integração funcional Da logística dominada pela função para a log. dominada pelo fluxo global

20 Integração geográfica Da logística local para a global
Fronteiras perdem importância Compras globais Redes de instalações mundiais como entidade única Vendas em múltiplos mercados Favorecida pelos avanços nos transportes e comunicação LOGÍSTICA INTERNACIONAL

21 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Integração funcional Da logística dominada pela função para a logística dominada pelo fluxo global Não mais limitadas a coordenar os fluxos físicos (produção, distribuição ou pós venda) E sim em expansão para incluir funções como pesquisa, desenvolvimento e MKT. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

22 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Integração setorial Da logística baseada no setor(produtor/distribuidor) para a logística entre setores Fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientes unidos para otimizarem a cadeia (fim do individualismo) Todos visam o cliente final LOGÍSTICA INTERNACIONAL

23 FORÇAS DINÂMICAS DA LOGÍSTICA GLOBAL LOGÍSTICA INTERNACIONAL

24 LOGÍSTICA INTERNACIONAL Logística de informação
Sabe-se que o objetivo de uma otimização é aumento da lucratividade. Dessa forma qual a melhor orientação para uma empresa “naquele momento” ??? Logística de recurso Logística do usuário LOGÍSTICA INTERNACIONAL Logística de informação

25 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
1- Logística orientada para otimização dos RECURSOS (capital, materiais, pessoas) : Foca o relacionamento entre dimensões funcionais e geográficas O mundo é um fornecedor de recursos e um mercado de clientes. Diferentes locais de fabricação para buscar menores custos de mão de obra* ou 1 local de manufatura para obter economia de escala LOGÍSTICA INTERNACIONAL

26 2- Logística orientada para a USUÁRIO : LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Foca o usuário final Objetivo principal não é somente ganhar novos clientes mas manter os existentes LOGÍSTICA INTERNACIONAL

27 3- Logística orientada para a INFORMAÇÃO : LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Gestão da informação como vantagem competitiva (disponibilidade de produtos, prazo de entrega, necessidades dos clientes) Refere-se ao relacionamento entre a dimensão setorial e a dimensão geográfica LOGÍSTICA INTERNACIONAL

28 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PROJETANDO O SISTEMA DE GESTÃO DO FLUXO LOGÍSTICA INTERNACIONAL

29 EXISTEM CINCO PRINCIPAIS ESTÁGIOS ENVOLVIDOS NA PREPARAÇÃO DE UM
EFETIVO SISTEMA DE GESTÃO DO FLUXO: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

30 ESTÁGIO 1: CONSIDERAÇÕES LOGÍSTICAS NO PROJETO DO PRODUTO
LOGÍSTICA INTERNACIONAL

31 ENTREGA) E OS MEIOS DE PRODUÇÃO E DE ENTREGA AO CLIENTE.
AS EMPRESAS DEVEM CONSIDERAR FATORES LOGÍSTICOS EM SEU PROJETO DE PRODUTO GLOBAL. ESSA É A PRIMEIRA PARTE DA FASE DE PROJETO LOGÍSTICO. ESSE ESTÁGIO REQUER O ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO (E. G., CARACTERÍSTICAS DE ENTREGA) E OS MEIOS DE PRODUÇÃO E DE ENTREGA AO CLIENTE. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

32 PRODUTOS POR TODO O CANAL DE FLUXO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
ESSA ANÁLISE LEVA EM CONTA TODAS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS PARA A MOVIMENTAÇÃO EFICIENTE DOS PRODUTOS POR TODO O CANAL DE FLUXO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

33 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
DEVEM-SE CONSIDERAR AINDA AS NECESSIDADES DE SUPORTE PÓS-VENDA. AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E O PROJETO DO PRODUTO AFETARÃO O TIPO E A DIMENSÃO DO FLUXO DAS PEÇAS DE REPOSIÇÃO, ASSIM COMO DOS COMPONENTES DE REPARO OU RENOVAÇÃO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

34 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
O PROJETO DO FLUXO DO PRODUTO E DA LOGÍSTICA DEVE TAMBÉM CONSIDERAR COMO E EM QUAIS CONDIÇÕES O CLIENTE USARÁ O PRODUTO. TAL ANÁLISE DETERMINA A ESTRATÉGIA PELA PROJEÇÃO DAS NECESSIDADES DE REPAROS E REPOSIÇÕES. ELA IDENTIFICA QUEM REALIZARÁ OS REPAROS E EM QUE LOCAL. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

35 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A SEGUNDA PARTE DA FASE DE PROJETO LOGÍSTICO ENVOLVE A SIMULAÇÃO DO FLUXO REAL GERADO APÓS O PROJETO DO PRODUTO. COM O AUXÍLIO DE INFORMAÇÕES CONSOLIDADAS, ORIGINADAS DOS DEPARTAMENTOS DE PESQUISA, COMPRAS E PRODUÇÃO DA EMPRESA E DO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO, A EMPRESA PODE SIMULAR OS PRINCIPAIS FLUXOS, INCLUINDO TRANSFERÊNCIAS, ESTOCAGENS E EMBALAGENS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

36 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
O PROJETO LOGÍSTICO DO PRODUTO VOLTA-SE ENTÃO PARA O RELACIONAMENTO ENTRE DIFERENTES FUNÇÕES: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

37 DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA
DEPARTAMENTO DE PESQUISA LOGÍSTICA INTERNACIONAL DEP. DE DESENVOLVIMENTO DEPARTAMENTO DE MARKETING DEPARTAMENTO DE PÓS-VENDAS

38 DESENVOLVIDOS PARA REFLETIR UMA VISÃO INTERFUNCIONAL.
DESSA COLABORAÇÃO, MÉTODOS E FERRAMENTAS GERENCIAIS APROPRIADOS DEVEM SER DESENVOLVIDOS PARA REFLETIR UMA VISÃO INTERFUNCIONAL. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

39 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PORTANTO, A CONCEPÇÃO LOGÍSITICA DO PRODUTO ESTUDA AS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO E OS MEIOS DE PRODUÇÃO E ENTREGA AO CLIENTE : LOGÍSTICA INTERNACIONAL

40 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
COMO O CLIENTE USARÁ O PRODUTO CONCEITO DE MANUTENÇÃO (FLUXO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO, REPARO OU RENOVAÇÃO – ONDE E QUEM FARÁ O SERVIÇO) ANÁLISE / PLANO DE SUPORTE PÓS VENDA EMBALAGEM FLUXO DESDE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO (FORNECEDOR DE ORIGEM) NECESSITA ENORME INTERAÇÃO INTERNA (P&D, COMPRAS, PRODUÇÃO, CANAL DISTRIBUIÇÃO, ETC) LOGÍSTICA INTERNACIONAL

41 ESTÁGIO 2: DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS LOGÍSTICA INTERNACIONAL

42 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
O ESTÁGIO 2 ENVOLVE A DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS PARA A GESTÃO DO FLUXO. ESSES OBJETIVOS DIFEREM BASTANTE, DEPENDENDO DO MERCADO OU PRODUTO. PARA PRODUTOS DE CONSUMO, ALGUNS DOS OBJETIVOS INCLUEM: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

43 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PRAZOS CURTOS DE ENTREGA (DO MOMENTO EM QUE É REALIZADO O PEDIDO ATÉ O RECEBIMENTO DO PRODUTO). TEMPOS DE ENTREGA CONFIÁVEIS. INEXISTÊNCIA DE FALTA DE PRODUTOS EM ESTOQUE. INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS SUFICIENTES ASSOCIADAS À DISTRIBUIÇÃO DO PRODUTO. CAPACIDADE DE CONSOLIDAÇÃO DE UM PEDIDO QUALIDADE DE TRANSPORTE. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

44 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
ESSA FASE ESSENCIALMENTE ENGLOBA UM ESTUDO DE MERCADO E, CONSEQÜENTEMENTE ENTRA NO ESCOPO DO MARKETING. SEU OBJETIVO É DETERMINAR AS EXPECTATIVAS DE NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO. ELA ASSUME QUE EXISTE FORTE RELACIONAMENTO ENTRE OS GERENTES DE PRODUTO E DE VENDAS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

45 PRODUTOS POR NECESSIDADES SIMILARES DE NÍVEL DE SERVIÇO OU MANUSEIO.
OS OBJETIVOS DA GESTÃO DO FLUXO TAMBÉM PODEM SER SEPARADOS DE ACORDO COM AS CATEGORIAS DE LOGÍSTICA – OU SEJA, POR AGRUPAMENTOS COM PRODUTOS POR NECESSIDADES SIMILARES DE NÍVEL DE SERVIÇO OU MANUSEIO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

46 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PORTANTO, A DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS DETERMINA QUAIS AS EXPECTATIVAS DO NÍVEL DO SERVIÇO LOGÍSTICO (DEPENDE DO MERCADO OU PRODUTO) – ENTRA NO ESCOPO DO MKT: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

47 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PRAZO DE ENTREGA CURTO (CAP – CICLO DE ADM. DO PRODUTO – DATA DO PEDIDO ATÉ ENTREGA AO CLIENTE) TEMPO DE ENTREGA CONFIÁVEIS INEXISTÊNCIA DE “FALTA DE PRODUTOS EM ESTOQUE” INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS SUFICIENTES ASSOCIADAS À DISTRIBUIÇÃO DO PRODUTO CAPACIDADE DE CONSOLIDAÇÃO DO PRODUTO QUALIDADE DO TRANSPORTE LOGÍSTICA INTERNACIONAL

48 ESTÁGIO 3: PROJETO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO LOGÍSTICA INTERNACIONAL

49 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A INFORMAÇÃO TEM IMPORTÂNCIA ESPECIAL EM RELAÇÃO À GESTÃO DO FLUXO. A PROEMINÊNCIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DO FLUXO VEM DO FATO DE QUE OS FLUXOS FÍSICOS SÃO CADA VEZ MAIS COMPLEXOS, AS OPERAÇÕES CADA VEZ MAIS ABRANGEM MAIORES ÁREAS E HÁ UMA DEMANDA CRESCENTE POR REAÇÕES RÁPIDAS E TEMPOS DE ENTREGA CURTOS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

50 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
TRADICIONALMENTE, INFORMAÇÕES RELACIONADAS AO FLUXO NÃO ERAM TÃO IMPORTANTES E TINHAM GRANDES BANCOS DE DADOS EM UM LOCAL. HOJE, A CONCEPÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES REQUER QUE OS SEGUINTES TÓPICOS SEJAM CONSIDERADOS: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

51 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
INFORMAÇÕES QUE FORAM GERADAS E COLETADAS DEVEM ESTAR DISPONÍVEIS PARA SEREM TRANSMITIDAS E UTILIZADAS EM TEMPO REAL. ONDE QUER QUE UMA INSTALAÇÃO, UM ARMAZÉM, UM MEIO DE TRANSPORTE OU UM CONTAINER ESTEJA NO MUNDO, A INFORMAÇÃO SOBRE A SITUAÇÃO DE FLUXO DEVE ESTAR DISPONÍVEL PARA SER VERIFICADA E ALTERADA. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

52 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
DEVE HAVER CAPACIDADE PARA O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES. COMO OBSERVADO, AS EMPRESAS COLETAM INFORMAÇÕES DE NUMEROSOS PONTOS NO CURSO DA MOVIMENTAÇÃO DO PRODUTO POR MEIO DE SUAS REDES DE SUPRIMENTOS. ESSA INFORMAÇÃO DEVE SER COMPARTILHADA ENTRE OS PARTICIPANTES DA CADEIA – TANTO INTERNOS QUANTO EXTERNOS – DE FORMA QUE TODOS TENHAM A ÚLTIMA INFORMAÇÃO DE STATUS DO PRODUTO. PARA ESSA FINALIDADE, MAIS E MAIS EMPRESAS ESTÃO USANDO O INTERCÂMBIO ELETRÔNICO DE DADOS OU ELECTRONIC DATA INTERCHANGE (EDI). LOGÍSTICA INTERNACIONAL

53 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
POR ÚLTIMO, O SISTEMA DE INFORMAÇÕES DEVE SER FLEXÍVEL. SOLUÇÕES LOGÍSTICAS MUDAM CONSTANTEMENTE. OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DEVEM SER CAPAZES DE ACOMODAR ESSAS MUDANÇAS INSTANTANEAMENTE. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

54 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PORTANTO, O PROJETO DO SITEMA DE INFORMAÇÃO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS FLUXOS FÍSICOS ESTÃO CADA VEZ MAIS COMPLEXOS: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

55 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
INFORMAÇÕES “TRANSMITIDAS E UTILIZADAS” EM TEMPO REAL CAPACIDADE DE COMPARTILHAMENTO ENTRE TODOS DA CADEIA – INTERNOS E EXTERNOS SISTEMA DEVE SER FLEXÍVEL, POIS SOLUÇÕES LOGÍSTICAS MUDAM CONSTANTEMENTE. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

56 ESTÁGIO 4: PROJETO DE UM SISTEMA FÍSICO LOGÍSTICA INTERNACIONAL

57 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
O SISTEMA FÍSICO ENVOLVE A REAL ORGANIZAÇÃO DA REDE DE ENTIDADES QUE CARREGAM OS PRODUTOS. CADA PARTICIPANTE DESSE SISTEMA BÁSICO EXECUTA DETERMINADO PAPEL (E. G., UM CONSOLIDADOR, UM GRANDE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, UM SISTEMA PORTUÁRIO). LOGÍSTICA INTERNACIONAL

58 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A SEGUIR, DESTACAREMOS DIVERSOS PONTOS IMPORTANTES QUE DEVEM SER CONSIDERADOS NO PROJETO DE UM SISTEMA EFICAZ DE FLUXO FÍSICO: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

59 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A ARQUITETURA GLOBAL DO SISTEMA – OU SEJA, O NÚMERO DE LOCALIDADES DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO. A LOCALIZAÇÃO DOS CENTROS LOGÍSTICOS E SUAS FUNÇÕES NO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DOS CLIENTES. POLÍTICAS DE ESTOQUES IMPLEMENTADAS EM CADA LOCAL. SELEÇÃO DO TIPO DE TRANSPORTE APROPRIADO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

60 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PORTANTO, O PROJETO DE UM SISTEMA FÍSICO ENVOLVE A REAL ORGANIZAÇÃO DA REDE DE ENTIDADES QUE CARREGAM O PRODUTO: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

61 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
ARQUITETURA GLOBAL DO SISTEMA (NO. DE LOCALIDADES DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO) LOCALIZAÇÃO DOS CENTROS LOGÍSTICOS E SUAS FUNÇÕES NO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DOS CLIENTES POLÍTICAS DE ESTOQUES IMPLEMENTADAS EM CADA LOCAL SELEÇÃO DO TIPO DE TRANSPORTE APROPRIADO LOGÍSTICA INTERNACIONAL

62 ESTÁGIO 5: PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO LOGÍSTICA INTERNACIONAL

63 QUE CONTROLAM A EXECUÇÃO DOS PASSOS NECESSÁRIOS.
FINALMENTE, O PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO DE FLUXO REQUER A DEFINIÇÃO DO SISTEMA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO USADO PARA CONTROLAR E VERIFICAR SE OS OBJETIVOS SÃO ALCANÇADOS. ESSE SISTEMA CONSISTE DE REGRAS E PROCEDIMENTOS QUE CONTROLAM A EXECUÇÃO DOS PASSOS NECESSÁRIOS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

64 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
MAIS QUE TUDO, O PLANEJAMENTOE A GESTÃO DO FLUXO PREOCUPAM-SE COM A CAPACIDADE DE ESTOCAGEM E DE COMUNICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES, E COM SEU USO PARA A TOMADA DE DECISÕES EM TEMPO REAL A FIM DE VERIFICAR SE O FLUXO ESTÁ RESPONDENDO APROPRIADAMENTE AOS FATORES EXTERNOS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

65 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
ESSE SISTEMA GERENCIAL DEVE INCORPORAR DUAS CARACTERÍSTICAS. DEVE AUXILIAR NA TOMADA DE DECISÕES, INDICANDO A SITUAÇÃO REAL DE FLUXO E PERMITINDO QUE GERENTES REALIZEM O DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO, DOS PROBLEMAS, E ASSIM POR DIANTE. EM SEGUNDO LUGAR, ELE DEVE OPERAR NA INTERFACE ENTRE OS OBJETIVOS E AS REALIDADES DOS FLUXOS FÍSICOS E DE INFORMAÇÕES. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

66 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
UMA VEZ PROJETADO, O SISTEMA LOGÍSTICO DEVE SER OPERADO E GERENCIADO. ESSAS ATIVIDADES DEVEM SER ORGANIZADAS AO LONGO DE TRÊS EIXOS: • GESTÃO DAS ATIVIDADES FÍSICAS. • GESTÃO DA INFORMAÇÃO – ENTRADA DE DADOS E PROCESSAMENTO. • PLANEJAMENTO E GESTÃO DAS OPERAÇÕES. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

67 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PORTANTO, O PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO CRIAM REGRAS E PROCEDIMENTOS QUE CONTROLAM A EXECUÇÃO DOS PASSOS NECESSÁRIOS: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

68 SISTEMA GERENCIAL PARA: LOGÍSTICA INTERNACIONAL
1- AUXILIAR NAS TOMADAS DE DECISÕES INDICANDO A SITUAÇÃO REAL DO FLUXO (DIAGNÓSTICO) 2- OPERAR NA INTERFACE ENTRE OBJETIVOS E REALIDADES DOS FLUXOS FÍSICOS E DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICA INTERNACIONAL

69 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
ENCERRANDO O ANEXO LOGÍSTICA INTERNACIONAL

70 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A TENDÊNCIA EM DIREÇÃO À GLOBALIZAÇÃO ESTÁ GERANDO UMA NOVA VISÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

71 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
EM PRIMEIRO LUGAR, DE UM PONTO DE VISTA DE MINIMIZAÇÃO DO CUSTO, OPERAÇÕES/ LOGÍSTICA É HOJE PERCEBIDA COMO UMA FORNECEDORA DE SERVIÇOS. ANTERIORMENTE MOSTRAMOS COMO MAIS E MAIS EMPRESAS ENCARAM OPERAÇÕES E LOGÍSTICA COMO UMA FONTE DE SERVIÇOS QUE DEVE SER INCORPORADA NA DEFINIÇÃO GERAL DOS OBJETIVOS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

72 EM SEGUNDO LUGAR, OPERAÇÕES E LOGÍSTICA DESENVOLVERAM-SE DA
SIMPLES MOVIMENTAÇÃO DE PRODUTOS PELA CADEIA DE SUPRIMENTOS PARA FORNECEDORES DE INFORMAÇÕES. DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIA PERMITEM MAIOR ACESSO A INFORMAÇÕES PARA FINS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

73 LOGÍSTICA INTERNACIONAL
FINALMENTE, EMPRESAS ESTÃO FUGINDO DA INTEGRAÇÃO VERTICAL, EM QUE TODAS AS QUESTÕES DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA ERAM TRABALHADAS SOB UMA ORIENTAÇÃO INTERNA. O CAMINHO HOJE É A INTEGRAÇÃO EXTERNA, QUE CONECTA TODOS OS MEMBROS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL


Carregar ppt "LOGÍSTICA INTERNACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google