Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
LOGÍSTICA INTERNACIONAL COMO UMA FONTE DE SERVIÇO PARA GERENCIAR FLUXOS GLOBAIS AO LONGO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS LOGÍSTICA INTERNACIONAL
2
UMA VISÃO INTEGRADA PARA GERENCIAR FLUXOS LOGÍSTICA INTERNACIONAL
3
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
COMO MENCIONADO ANTERIORMENTE, O ATUAL AMBIENTE ECONÔMICO GLOBAL ESTÁ CAUSANDO PROFUNDAS MUDANÇAS NA FORMA COMO AS COMPANHIAS GERENCIAM SUAS ATIVIDADES DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA. MUDANÇAS NO COMÉRCIO, DISSEMINAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES E INTENSIFICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA TÊM ELEVADO A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOS FLUXOS PARA NOVOS NÍVEIS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
4
INTENSIFICÇÃO DO COMÉRCIO LOGÍSTICA INTERNACIONAL
5
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
O SUCESSO ENCONTRADO PELAS ECONOMIAS MAIS AVANÇADAS NO MUNDO PODE SER ATRIBUÍDO A SUA HABILIDADE DE DESBRAVAR NOVOS MERCADOS, ESPECIALMENTE AQUELES ALÉM DE SUAS FRONTEIRAS. HISTORICAMENTE, ESSE FENÔMENO TENDE A REPETIR-SE. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
6
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
DESDE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, NO ENTANTO, E ESPECIALMENTE DESDE 1970, UM NOVO FENÔMENO SURGIU. AQUELES PAÍSES CUJAS ECONOMIAS HAVIAM PROSPERADO MAIS SIGNIFICATIVAMENTE FORAM FORÇADOS A INTERNACIONALIZAR NÃO APENAS SEU COMÉRCIO, MAS TAMBÉM SEUS PROCESSOS DE COMPRAS E INSTALAÇÕES DE PRODUÇÃO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
7
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
DE 1985 A 1990, O COMÉRCIO ENTRE AS TRÊS MAIORES ÁREAS ECONÔMICAS NO MUNDO – AMÉRICA DO NORTE, EUROPA E SUDESTE ASIÁTICO – TESTEMUNHOU ALTAS TAXAS DE CRESCIMENTO ANUAL. EM 1994, O COMÉRCIO MUNDIAL CRESCEU 9% EM VOLUME E 12% EM VALOR. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
8
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PELA PRIMEIRA VEZ, O COMÉRCIO DE PRODUTOS EXCEDEU A MARCA DE $ BILHÕES, O COMÉRCIO COM O SUDESTE ASIÁTICO CRESCEU A UMA MÉDIA DE 15%, COM ALTAS DE MAIS DE 10% EM CASOS COMO CHINA E CINGAPURA, E DE 20% PARA MALÁSIA, TAILÂNDIA E CORÉIA DO SUL. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
9
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
JUNTAMENTE COM A CRESCENTE INTERNACIONALIZAÇÃO DO COMÉRCIO, ESTAMOS TESTEMUNHANDO CRESCENTE HARMONIZAÇÃO E RACIONALIZAÇÃO DOS MERCADOS EM GRANDES ÁREAS DO MUNDO. DE FATO, A FIM DE ESTIMULAR O CRESCIMENTO E ORQUESTRAR ESSA RACIONALIZAÇÃO, AS NAÇÕES INICIARAM A CRIAÇÃO DE ÁREAS ECONÔMICAS INTEGRADAS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
10
NOVAS CARÁCTERÍSTICAS DOS FLUXOS LOGÍSTICA INTERNACIONAL
11
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO ESTÁ MUDANDO AS CARACTERÍSTICAS DOS FLUXOS LOGÍSTICOS GLOBAIS – SUA INTENSIDADE, NECESSIDADES FÍSICAS, E ASSIM POR DIANTE. EM RELAÇÃO AOS FLUXOS, DUAS TENDÊNCIAS DESTACAM-SE NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO: LOGÍSTICA INTERNACIONAL
12
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A PRIMEIRA: TENDÊNCIA É A INTENSIFICAÇÃO DO TRÁFEGO, QUE ESTÁ SOBRECARREGANDO A CAPACIDADE DA INFRA-ESTRUTURA EM MUITAS ÁREAS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
13
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A SEGUNDA: É O RÁPIDO CRESCIMENTO DE FLUXOS DE RETORNO CAUSADOS PELA CRESCENTE PREOCUPAÇÃO COM OS ASSUNTOS ECOLÓGICOS, MAIOR AGRESSIVIDADE NAS TÉCNICAS DE VENDAS E ATÉ MESMO PELO DESBALANCEAMENTO INTERNACIONAL DOS FLUXOS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
14
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
TAIS TENDÊNCIAS FORÇAM AS CORPORAÇÕES A MODIFICAR SUA ORGANIZAÇÃO LOGÍSTICA E A INVENTAR NOVAS SOLUÇÕES – OU SEJA, MEIOS ALTERNATIVOS DE TRANSPORTE, NOVOS LOCAIS PARA ARMAZÉNS, OU REALOCAÇÃO DE ESTOQUE. MAIS ESPECIFICAMENTE, AS EMPRESAS PODEM ALTERAR SUA VISÃO DE OPERAÇÕES EM QUALQUER DOS SEGUINTES MODOS EM RESPOSTA AOS PROBLEMAS DE INFRA-ESTRUTURA: LOGÍSTICA INTERNACIONAL
15
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
• AUMENTAR ÁREAS DE COMPRAS, IMPLEMENTANDO POLÍTICAS DE COMPRAS INTERNACIONAIS. • BUSCAR ÁREAS GEOGRÁFICAS MAIS AMPLAS E MAIOR MOBILIDADE DE INSTALAÇÕES PRODUTIVAS. • IMPLEMENTAR A DISTRIBUIÇÃO PARA MERCADOS DO MUNDO INTEIRO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
16
PRINCÍPIOS BÁSICOS DAS OPERAÇÕES GLOBAIS LOGÍSTICA INTERNACIONAL
17
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA É FORÇADA A ADAPTAR-SE AO AMBIENTE COMPETITIVO E ESTRATÉGICO. O SISTEMA LOGÍSTICO FORMADO POR TODOS OS MEMBROS DA CADEIA GLOBAL DE SUPRIMENTOS ENCARA PRESSÕES PARA INTEGRAR SUAS ATIVIDADES. ESSA INTEGRAÇÃO ASSUME DIFERENTES CONFIGURAÇÕES, DEPENDENDO DE COMA OS FATORES AMBIENTAIS AFETAM AS EMPRESAS ENVOLVIDAS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
18
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
DIVIDIMOS A INTEGRAÇÃO EM TRÊS TIPOS: GEOGRÁFICA, FUNCIONAL E SETORIAL. ESSES TRÊS TIPOS FORMAM A BASE DE NOSSA METODOLOGIA DE OPERAÇÕES/ LOGÍSTICA GLOBAIS. AS EMPRESAS DEVEM DEFINIR MÉTODOS ESPECÍFICOS DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO PARA TORNAR POSSÍVEIS ESSES TRÊS TIPOS DE INTEGRAÇÃO. TOMADOS EM SUA TOTALIDADE, FORMAM O QUE CHAMAMOS LOGÍSTICA E OPERAÇÕES GLOBAIS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
19
Uma forma de adaptar-se ao ambiente competitivo e estratégico
Integração geográfica Da logística local para a global Integração setorial Da logística baseada no setor(produtor/distribuidor) para a logística entre setores Integração funcional Da logística dominada pela função para a log. dominada pelo fluxo global
20
Integração geográfica Da logística local para a global
Fronteiras perdem importância Compras globais Redes de instalações mundiais como entidade única Vendas em múltiplos mercados Favorecida pelos avanços nos transportes e comunicação LOGÍSTICA INTERNACIONAL
21
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Integração funcional Da logística dominada pela função para a logística dominada pelo fluxo global Não mais limitadas a coordenar os fluxos físicos (produção, distribuição ou pós venda) E sim em expansão para incluir funções como pesquisa, desenvolvimento e MKT. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
22
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Integração setorial Da logística baseada no setor(produtor/distribuidor) para a logística entre setores Fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientes unidos para otimizarem a cadeia (fim do individualismo) Todos visam o cliente final LOGÍSTICA INTERNACIONAL
23
FORÇAS DINÂMICAS DA LOGÍSTICA GLOBAL LOGÍSTICA INTERNACIONAL
24
LOGÍSTICA INTERNACIONAL Logística de informação
Sabe-se que o objetivo de uma otimização é aumento da lucratividade. Dessa forma qual a melhor orientação para uma empresa “naquele momento” ??? Logística de recurso Logística do usuário LOGÍSTICA INTERNACIONAL Logística de informação
25
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
1- Logística orientada para otimização dos RECURSOS (capital, materiais, pessoas) : Foca o relacionamento entre dimensões funcionais e geográficas O mundo é um fornecedor de recursos e um mercado de clientes. Diferentes locais de fabricação para buscar menores custos de mão de obra* ou 1 local de manufatura para obter economia de escala LOGÍSTICA INTERNACIONAL
26
2- Logística orientada para a USUÁRIO : LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Foca o usuário final Objetivo principal não é somente ganhar novos clientes mas manter os existentes LOGÍSTICA INTERNACIONAL
27
3- Logística orientada para a INFORMAÇÃO : LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Gestão da informação como vantagem competitiva (disponibilidade de produtos, prazo de entrega, necessidades dos clientes) Refere-se ao relacionamento entre a dimensão setorial e a dimensão geográfica LOGÍSTICA INTERNACIONAL
28
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PROJETANDO O SISTEMA DE GESTÃO DO FLUXO LOGÍSTICA INTERNACIONAL
29
EXISTEM CINCO PRINCIPAIS ESTÁGIOS ENVOLVIDOS NA PREPARAÇÃO DE UM
EFETIVO SISTEMA DE GESTÃO DO FLUXO: LOGÍSTICA INTERNACIONAL
30
ESTÁGIO 1: CONSIDERAÇÕES LOGÍSTICAS NO PROJETO DO PRODUTO
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
31
ENTREGA) E OS MEIOS DE PRODUÇÃO E DE ENTREGA AO CLIENTE.
AS EMPRESAS DEVEM CONSIDERAR FATORES LOGÍSTICOS EM SEU PROJETO DE PRODUTO GLOBAL. ESSA É A PRIMEIRA PARTE DA FASE DE PROJETO LOGÍSTICO. ESSE ESTÁGIO REQUER O ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO (E. G., CARACTERÍSTICAS DE ENTREGA) E OS MEIOS DE PRODUÇÃO E DE ENTREGA AO CLIENTE. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
32
PRODUTOS POR TODO O CANAL DE FLUXO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
ESSA ANÁLISE LEVA EM CONTA TODAS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS PARA A MOVIMENTAÇÃO EFICIENTE DOS PRODUTOS POR TODO O CANAL DE FLUXO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
33
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
DEVEM-SE CONSIDERAR AINDA AS NECESSIDADES DE SUPORTE PÓS-VENDA. AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E O PROJETO DO PRODUTO AFETARÃO O TIPO E A DIMENSÃO DO FLUXO DAS PEÇAS DE REPOSIÇÃO, ASSIM COMO DOS COMPONENTES DE REPARO OU RENOVAÇÃO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
34
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
O PROJETO DO FLUXO DO PRODUTO E DA LOGÍSTICA DEVE TAMBÉM CONSIDERAR COMO E EM QUAIS CONDIÇÕES O CLIENTE USARÁ O PRODUTO. TAL ANÁLISE DETERMINA A ESTRATÉGIA PELA PROJEÇÃO DAS NECESSIDADES DE REPAROS E REPOSIÇÕES. ELA IDENTIFICA QUEM REALIZARÁ OS REPAROS E EM QUE LOCAL. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
35
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A SEGUNDA PARTE DA FASE DE PROJETO LOGÍSTICO ENVOLVE A SIMULAÇÃO DO FLUXO REAL GERADO APÓS O PROJETO DO PRODUTO. COM O AUXÍLIO DE INFORMAÇÕES CONSOLIDADAS, ORIGINADAS DOS DEPARTAMENTOS DE PESQUISA, COMPRAS E PRODUÇÃO DA EMPRESA E DO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO, A EMPRESA PODE SIMULAR OS PRINCIPAIS FLUXOS, INCLUINDO TRANSFERÊNCIAS, ESTOCAGENS E EMBALAGENS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
36
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
O PROJETO LOGÍSTICO DO PRODUTO VOLTA-SE ENTÃO PARA O RELACIONAMENTO ENTRE DIFERENTES FUNÇÕES: LOGÍSTICA INTERNACIONAL
37
DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA
DEPARTAMENTO DE PESQUISA LOGÍSTICA INTERNACIONAL DEP. DE DESENVOLVIMENTO DEPARTAMENTO DE MARKETING DEPARTAMENTO DE PÓS-VENDAS
38
DESENVOLVIDOS PARA REFLETIR UMA VISÃO INTERFUNCIONAL.
DESSA COLABORAÇÃO, MÉTODOS E FERRAMENTAS GERENCIAIS APROPRIADOS DEVEM SER DESENVOLVIDOS PARA REFLETIR UMA VISÃO INTERFUNCIONAL. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
39
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PORTANTO, A CONCEPÇÃO LOGÍSITICA DO PRODUTO ESTUDA AS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO E OS MEIOS DE PRODUÇÃO E ENTREGA AO CLIENTE : LOGÍSTICA INTERNACIONAL
40
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
COMO O CLIENTE USARÁ O PRODUTO CONCEITO DE MANUTENÇÃO (FLUXO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO, REPARO OU RENOVAÇÃO – ONDE E QUEM FARÁ O SERVIÇO) ANÁLISE / PLANO DE SUPORTE PÓS VENDA EMBALAGEM FLUXO DESDE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO (FORNECEDOR DE ORIGEM) NECESSITA ENORME INTERAÇÃO INTERNA (P&D, COMPRAS, PRODUÇÃO, CANAL DISTRIBUIÇÃO, ETC) LOGÍSTICA INTERNACIONAL
41
ESTÁGIO 2: DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS LOGÍSTICA INTERNACIONAL
42
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
O ESTÁGIO 2 ENVOLVE A DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS PARA A GESTÃO DO FLUXO. ESSES OBJETIVOS DIFEREM BASTANTE, DEPENDENDO DO MERCADO OU PRODUTO. PARA PRODUTOS DE CONSUMO, ALGUNS DOS OBJETIVOS INCLUEM: LOGÍSTICA INTERNACIONAL
43
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PRAZOS CURTOS DE ENTREGA (DO MOMENTO EM QUE É REALIZADO O PEDIDO ATÉ O RECEBIMENTO DO PRODUTO). TEMPOS DE ENTREGA CONFIÁVEIS. INEXISTÊNCIA DE FALTA DE PRODUTOS EM ESTOQUE. INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS SUFICIENTES ASSOCIADAS À DISTRIBUIÇÃO DO PRODUTO. CAPACIDADE DE CONSOLIDAÇÃO DE UM PEDIDO QUALIDADE DE TRANSPORTE. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
44
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
ESSA FASE ESSENCIALMENTE ENGLOBA UM ESTUDO DE MERCADO E, CONSEQÜENTEMENTE ENTRA NO ESCOPO DO MARKETING. SEU OBJETIVO É DETERMINAR AS EXPECTATIVAS DE NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO. ELA ASSUME QUE EXISTE FORTE RELACIONAMENTO ENTRE OS GERENTES DE PRODUTO E DE VENDAS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
45
PRODUTOS POR NECESSIDADES SIMILARES DE NÍVEL DE SERVIÇO OU MANUSEIO.
OS OBJETIVOS DA GESTÃO DO FLUXO TAMBÉM PODEM SER SEPARADOS DE ACORDO COM AS CATEGORIAS DE LOGÍSTICA – OU SEJA, POR AGRUPAMENTOS COM PRODUTOS POR NECESSIDADES SIMILARES DE NÍVEL DE SERVIÇO OU MANUSEIO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
46
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PORTANTO, A DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS DETERMINA QUAIS AS EXPECTATIVAS DO NÍVEL DO SERVIÇO LOGÍSTICO (DEPENDE DO MERCADO OU PRODUTO) – ENTRA NO ESCOPO DO MKT: LOGÍSTICA INTERNACIONAL
47
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PRAZO DE ENTREGA CURTO (CAP – CICLO DE ADM. DO PRODUTO – DATA DO PEDIDO ATÉ ENTREGA AO CLIENTE) TEMPO DE ENTREGA CONFIÁVEIS INEXISTÊNCIA DE “FALTA DE PRODUTOS EM ESTOQUE” INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS SUFICIENTES ASSOCIADAS À DISTRIBUIÇÃO DO PRODUTO CAPACIDADE DE CONSOLIDAÇÃO DO PRODUTO QUALIDADE DO TRANSPORTE LOGÍSTICA INTERNACIONAL
48
ESTÁGIO 3: PROJETO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO LOGÍSTICA INTERNACIONAL
49
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A INFORMAÇÃO TEM IMPORTÂNCIA ESPECIAL EM RELAÇÃO À GESTÃO DO FLUXO. A PROEMINÊNCIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DO FLUXO VEM DO FATO DE QUE OS FLUXOS FÍSICOS SÃO CADA VEZ MAIS COMPLEXOS, AS OPERAÇÕES CADA VEZ MAIS ABRANGEM MAIORES ÁREAS E HÁ UMA DEMANDA CRESCENTE POR REAÇÕES RÁPIDAS E TEMPOS DE ENTREGA CURTOS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
50
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
TRADICIONALMENTE, INFORMAÇÕES RELACIONADAS AO FLUXO NÃO ERAM TÃO IMPORTANTES E TINHAM GRANDES BANCOS DE DADOS EM UM LOCAL. HOJE, A CONCEPÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES REQUER QUE OS SEGUINTES TÓPICOS SEJAM CONSIDERADOS: LOGÍSTICA INTERNACIONAL
51
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
INFORMAÇÕES QUE FORAM GERADAS E COLETADAS DEVEM ESTAR DISPONÍVEIS PARA SEREM TRANSMITIDAS E UTILIZADAS EM TEMPO REAL. ONDE QUER QUE UMA INSTALAÇÃO, UM ARMAZÉM, UM MEIO DE TRANSPORTE OU UM CONTAINER ESTEJA NO MUNDO, A INFORMAÇÃO SOBRE A SITUAÇÃO DE FLUXO DEVE ESTAR DISPONÍVEL PARA SER VERIFICADA E ALTERADA. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
52
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
DEVE HAVER CAPACIDADE PARA O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES. COMO OBSERVADO, AS EMPRESAS COLETAM INFORMAÇÕES DE NUMEROSOS PONTOS NO CURSO DA MOVIMENTAÇÃO DO PRODUTO POR MEIO DE SUAS REDES DE SUPRIMENTOS. ESSA INFORMAÇÃO DEVE SER COMPARTILHADA ENTRE OS PARTICIPANTES DA CADEIA – TANTO INTERNOS QUANTO EXTERNOS – DE FORMA QUE TODOS TENHAM A ÚLTIMA INFORMAÇÃO DE STATUS DO PRODUTO. PARA ESSA FINALIDADE, MAIS E MAIS EMPRESAS ESTÃO USANDO O INTERCÂMBIO ELETRÔNICO DE DADOS OU ELECTRONIC DATA INTERCHANGE (EDI). LOGÍSTICA INTERNACIONAL
53
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
POR ÚLTIMO, O SISTEMA DE INFORMAÇÕES DEVE SER FLEXÍVEL. SOLUÇÕES LOGÍSTICAS MUDAM CONSTANTEMENTE. OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DEVEM SER CAPAZES DE ACOMODAR ESSAS MUDANÇAS INSTANTANEAMENTE. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
54
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PORTANTO, O PROJETO DO SITEMA DE INFORMAÇÃO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS FLUXOS FÍSICOS ESTÃO CADA VEZ MAIS COMPLEXOS: LOGÍSTICA INTERNACIONAL
55
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
INFORMAÇÕES “TRANSMITIDAS E UTILIZADAS” EM TEMPO REAL CAPACIDADE DE COMPARTILHAMENTO ENTRE TODOS DA CADEIA – INTERNOS E EXTERNOS SISTEMA DEVE SER FLEXÍVEL, POIS SOLUÇÕES LOGÍSTICAS MUDAM CONSTANTEMENTE. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
56
ESTÁGIO 4: PROJETO DE UM SISTEMA FÍSICO LOGÍSTICA INTERNACIONAL
57
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
O SISTEMA FÍSICO ENVOLVE A REAL ORGANIZAÇÃO DA REDE DE ENTIDADES QUE CARREGAM OS PRODUTOS. CADA PARTICIPANTE DESSE SISTEMA BÁSICO EXECUTA DETERMINADO PAPEL (E. G., UM CONSOLIDADOR, UM GRANDE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, UM SISTEMA PORTUÁRIO). LOGÍSTICA INTERNACIONAL
58
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A SEGUIR, DESTACAREMOS DIVERSOS PONTOS IMPORTANTES QUE DEVEM SER CONSIDERADOS NO PROJETO DE UM SISTEMA EFICAZ DE FLUXO FÍSICO: LOGÍSTICA INTERNACIONAL
59
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A ARQUITETURA GLOBAL DO SISTEMA – OU SEJA, O NÚMERO DE LOCALIDADES DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO. A LOCALIZAÇÃO DOS CENTROS LOGÍSTICOS E SUAS FUNÇÕES NO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DOS CLIENTES. POLÍTICAS DE ESTOQUES IMPLEMENTADAS EM CADA LOCAL. SELEÇÃO DO TIPO DE TRANSPORTE APROPRIADO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
60
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PORTANTO, O PROJETO DE UM SISTEMA FÍSICO ENVOLVE A REAL ORGANIZAÇÃO DA REDE DE ENTIDADES QUE CARREGAM O PRODUTO: LOGÍSTICA INTERNACIONAL
61
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
ARQUITETURA GLOBAL DO SISTEMA (NO. DE LOCALIDADES DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO) LOCALIZAÇÃO DOS CENTROS LOGÍSTICOS E SUAS FUNÇÕES NO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DOS CLIENTES POLÍTICAS DE ESTOQUES IMPLEMENTADAS EM CADA LOCAL SELEÇÃO DO TIPO DE TRANSPORTE APROPRIADO LOGÍSTICA INTERNACIONAL
62
ESTÁGIO 5: PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO LOGÍSTICA INTERNACIONAL
63
QUE CONTROLAM A EXECUÇÃO DOS PASSOS NECESSÁRIOS.
FINALMENTE, O PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO DE FLUXO REQUER A DEFINIÇÃO DO SISTEMA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO USADO PARA CONTROLAR E VERIFICAR SE OS OBJETIVOS SÃO ALCANÇADOS. ESSE SISTEMA CONSISTE DE REGRAS E PROCEDIMENTOS QUE CONTROLAM A EXECUÇÃO DOS PASSOS NECESSÁRIOS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
64
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
MAIS QUE TUDO, O PLANEJAMENTOE A GESTÃO DO FLUXO PREOCUPAM-SE COM A CAPACIDADE DE ESTOCAGEM E DE COMUNICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES, E COM SEU USO PARA A TOMADA DE DECISÕES EM TEMPO REAL A FIM DE VERIFICAR SE O FLUXO ESTÁ RESPONDENDO APROPRIADAMENTE AOS FATORES EXTERNOS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
65
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
ESSE SISTEMA GERENCIAL DEVE INCORPORAR DUAS CARACTERÍSTICAS. DEVE AUXILIAR NA TOMADA DE DECISÕES, INDICANDO A SITUAÇÃO REAL DE FLUXO E PERMITINDO QUE GERENTES REALIZEM O DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO, DOS PROBLEMAS, E ASSIM POR DIANTE. EM SEGUNDO LUGAR, ELE DEVE OPERAR NA INTERFACE ENTRE OS OBJETIVOS E AS REALIDADES DOS FLUXOS FÍSICOS E DE INFORMAÇÕES. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
66
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
UMA VEZ PROJETADO, O SISTEMA LOGÍSTICO DEVE SER OPERADO E GERENCIADO. ESSAS ATIVIDADES DEVEM SER ORGANIZADAS AO LONGO DE TRÊS EIXOS: • GESTÃO DAS ATIVIDADES FÍSICAS. • GESTÃO DA INFORMAÇÃO – ENTRADA DE DADOS E PROCESSAMENTO. • PLANEJAMENTO E GESTÃO DAS OPERAÇÕES. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
67
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
PORTANTO, O PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO CRIAM REGRAS E PROCEDIMENTOS QUE CONTROLAM A EXECUÇÃO DOS PASSOS NECESSÁRIOS: LOGÍSTICA INTERNACIONAL
68
SISTEMA GERENCIAL PARA: LOGÍSTICA INTERNACIONAL
1- AUXILIAR NAS TOMADAS DE DECISÕES INDICANDO A SITUAÇÃO REAL DO FLUXO (DIAGNÓSTICO) 2- OPERAR NA INTERFACE ENTRE OBJETIVOS E REALIDADES DOS FLUXOS FÍSICOS E DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICA INTERNACIONAL
69
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
ENCERRANDO O ANEXO LOGÍSTICA INTERNACIONAL
70
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A TENDÊNCIA EM DIREÇÃO À GLOBALIZAÇÃO ESTÁ GERANDO UMA NOVA VISÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
71
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
EM PRIMEIRO LUGAR, DE UM PONTO DE VISTA DE MINIMIZAÇÃO DO CUSTO, OPERAÇÕES/ LOGÍSTICA É HOJE PERCEBIDA COMO UMA FORNECEDORA DE SERVIÇOS. ANTERIORMENTE MOSTRAMOS COMO MAIS E MAIS EMPRESAS ENCARAM OPERAÇÕES E LOGÍSTICA COMO UMA FONTE DE SERVIÇOS QUE DEVE SER INCORPORADA NA DEFINIÇÃO GERAL DOS OBJETIVOS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
72
EM SEGUNDO LUGAR, OPERAÇÕES E LOGÍSTICA DESENVOLVERAM-SE DA
SIMPLES MOVIMENTAÇÃO DE PRODUTOS PELA CADEIA DE SUPRIMENTOS PARA FORNECEDORES DE INFORMAÇÕES. DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIA PERMITEM MAIOR ACESSO A INFORMAÇÕES PARA FINS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
73
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
FINALMENTE, EMPRESAS ESTÃO FUGINDO DA INTEGRAÇÃO VERTICAL, EM QUE TODAS AS QUESTÕES DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA ERAM TRABALHADAS SOB UMA ORIENTAÇÃO INTERNA. O CAMINHO HOJE É A INTEGRAÇÃO EXTERNA, QUE CONECTA TODOS OS MEMBROS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.