Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCélia Maranhão Costa Alterado mais de 8 anos atrás
1
OBJETIVOS FORMPED DISCIPLINA: OTP Denise Zanon
2
Bloom - objetivos de três domínios:
cognitivo: conhecimentos e habilidades intelectuais afetivo: interesses, atitudes e valores psicomotor: habilidades motoras ou manuais
3
Bloom: objetivos cognitivos
a resolução de alguma atividade intelectual para a qual o indivíduo tem que determinar o problema essencial / relembrar algo que foi aprendido ações cognitivas que envolvem ideias, métodos ou procedimentos previamente aprendidos
4
Bloom: objetivos cognitivos
5
Quanto ao nível de abrangência, os Objetivos podem ser:
GERAIS ESPECÍFICOS
6
Quanto ao nível de abrangência, os objetivos podem ser:
GERAIS (podendo ser cognitivos/conceituais; afetivos/atitudinais; psicomotores/motores/procedimentais) ESPECÍFICOS
7
Alguns princípios básicos para redigir objetivos:
Observar a redação: um objetivo traz uma intencionalidade, portanto deve apresentar verbo no infinitivo Deve-se observar a diferença entre uma atividade e um objetivo
8
Alguns princípios básicos para redigir objetivos
O objetivo é traçado para o aluno, e não para o professor. Alguns princípios básicos para redigir objetivos
9
- abertos - provocativos
Alguns autores classificam os objetivos como: - abertos (debater; opinar; expressar-se, etc) e - provocativos (construir/propor, etc)
10
Referências LIBÂNEO, J.C. DIDÁTICA. SÃO PAULO: CORTEZ, LIMA, M.E.CASTANHO, M. OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO. In: VEIGA, I.A P.(COORD) REPENSANDO A DIDÁTICA. CAMPINAS: PAPIRUS, MASETTO, M. A AULA COMO CENTRO. SÃO PAULO: FTD, RAYS, O A. O TRABALHO PEDAGÓGICO: HIPÓTESES DA AÇÃO DIDÁTICA. SANTA MARIA: PALOTTI, 2000.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.